Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

TUDO É JAZZ 2010 EM IMAGENS

20 setembro 2010



Nosso Mestre LOC já disse tudo o que rolou nesta edição do festival em sua coluna no JB nesta segunda-feira (aí em cima).

É inegável que o festival de Ouro Preto é um marco no nosso calendário musical e desta vez a estrada ficou pequena frente aos shows que assistimos. Nossos confrades Mauro, Gilberto, Pedro e Ivan também estavam presentes e provavelmente vão colocar suas impressões por aqui. E mais uma vez a oportunidade de encontrar com Wilson Garzon (clubedejazz.com.br) e o grande Salsa (jazzigo.blogspot.com).
Pena que o festival começou na quinta-feira e lamento não ter acompanhado o show de Joshua Redman (pra mim o número 1 hoje) que, como disseram nossos amigos presentes, salvou o show do (ainda) prodígio pianista russo Eldar. Mas a sexta-feira não ficou por menos, desde a abertura da noite com o grupo Rabo de Lagartixa (que não assisti inteiro, cheguei no meio do show) liderado pelo sax carioca de Daniela Spilzman. Bonito show e que já teve a participação mais que especial da clarineta de Anat Cohen e um repertório de Villa Lobos com a roupagem do choro carioca. Bom show, gostei !
Os 3 Cohens deram uma aula de jazz, sobrou swing para todo lado. Anat Cohen novamente em cena ao lado dos irmãos Avishai e Yuval mais o grande pianista Aaron Goldberg e o excelente contrabaixista Matt Penman, este que assisto pela terceira vez este ano e sem dúvida um dos gigantes da cena nova iorquina no instrumento. Show nota 10!
Regina Carter fez um show viajandão com um repertório com elementos cajun passeando pelas atmosferas indiana e africana. Não foi uma apresentação jazz, mas eu curti o som.
Meia noite no relógio e não tinha nenhuma cinderela por perto mas o trio do baterista Antonio Sanchez literalmente fez a casa cair. David Sanchez não veio e o sax alto de Miguel Zenon voou alto. Essa formação sax-contrabaixo-bateria é ousada e foram 5 longos temas e não sobrou espaço vazio. Show nota 10!
Sabado começa devagar com o show da cantora Mariana Machado que resolveu focar num repertório les français, cheguei mais tarde também e na hora que ela chamou a participação do sax de Chico Amaral para a interpretação de Nice work if you can get it, saí em seguida.
Voltei para a espantosa apresentação da bela Nnenna Freelom que fez um show primoroso. Baladas para despertar todo tipo de sentimentos. Show nota 10!
Jon Hendricks é uma figura, 89 anos e está melhor que muita gente por aí com metade da idade. Como ele mesmo apresentou, um show Hendricks, Lambert & Ross redo. Um contrabaixista espetacular (que não peguei o nome) que deu uma aula de arco e pena que o violonista Paul Meyers não estava com uma guitarra acústica (acho que cairia melhor ali) mas é um grande músico, mostrou boa digitação e aplicação das vozes harmônicas de forma soberba.
E chega o fim do festival com 1, 2, 3 trompetes da melhor qualidade no palco - Jon Faddis, Roditi e Terell Stafford fizeram um show eletrizante, pra deixar saudade.

Nosso colega Salsa tem uns videozinhos gravados da platéia disponibilizados no YouTube.

É isso, ano que vem tem mais !
Valeu.

7 comentários:

Salsa disse...

Ainda esta semana, eu postarei a bela versão de Skylark defendida pela sensualíssima Nnenna Freelom e mais alguma coisa dos outros shows do restante da noite.

Mau Nah disse...

Aleluia, irmão!

SAZZ disse...

Gusta, que quase me convenceu a voltar ao Tudo é Jazz, mas desta vez preferi esperar suas impressões e aqui vão as minhas;
Joshua salvar a apresentação do chato do Eldar, não é nenhuma surpresa e como diz o nosso Couto, como gosta de jogar notas fora...
Rabo de Lagartixa já pelo nome não me pega e os Cohens viraram arroz de festa em Ouro Prêto, e são de fato um ponto alto na minha opinião, principalmente pela atual musa do Bragil a Anat, e acho ainda o Avishai muito criativo e ótimo compositor.
Regina Carter assisti ano passado em São Paulo no Auditório Ibirapuera e confesso não ter sido a razão da ponte aérea.
Antonio Sanchez e o virtuoso Miguel Zenon, são para empolgar.
Mariana Machado não conheço mas Nnenna Freelon é meio barro meio tijolo, faz apresentações bastante boas e outras pífias, como seus cd's, bem irregulares.
Jon Hendricks do alto dos seus quase 90 anos serve de exemplo, para mostrar que musica boa não tem idade e merece sempre o nosso maior respeito.
Jon Faddis , Roditi e Stafford devem ter feito tremer o teatro e valem a ida a qq festival de jazz, inclusive o de Ouro Prêto com suas ladeiras e inúmeras igrejas.

Parabéns Guzz pela sua ótima resenha.
Valeu !!!

figbatera disse...

Desta vez não fui; enquanto insistirem com quatro shows por noite estou fora. A gente tem que pagar pelos quatro mesmo que assista só a dois deles... Será que estou sozinho nessa?

De qualquer forma, com a cobertura feita pelo Guzz, Salsa e o mestre LOC, já deu pr avaliar o evento.

jorge villas disse...

figbatera, em outros tudo é jazz somente 3 shows, esse ano começou as 18 hs ninguem chega e as 24 hs ta tudo mundo indo embora.....q pena mesmo........bom acho q em 2011 isso será corrigido pela maria alice.......

Anônimo disse...

Ué, este ano esqueceram de programar a famigerada Martinália!!

Que falha imperdoável !

figbatera disse...

Jorge, na primeira vez que eu fui (2007) tb foram 4 shows; e acontecia isso mesmo: no primeiro o no último quase ninguém...

Tomara mesmo que mudem esse esquema para 2011. Inclusive pode baratear ocusto dos ingressos. Vamos aguardar!