
Prezados,
vale fazer uma pausa hoje e escutar pelo menos uma música com um dos maiores da história do Jazz. Lester Young (27.08.1909 - 15.03.1959).
Pra mim, sem ele, não teríamos Dexter Gordon, Sonny Rollins, Lee Konitz e, claro, Miles Davis.
Provou que para domar o sax tenor não era necessário força e bravura. Graça, leveza e lirismo serviam bem para dar fim à tarefa.
Aqui vou de These Foolish Things e depois Charles Mingus em homenagem ao gênio: Goodbye Pork Pie Hat.
Ivan Monteiro
5 comentários:
Grande Ivan!!!
Lester Young é realmente importantissimo,fundamental, no desenvolvimento do sax tenor no jazz.
Criador do estilo que influenciou diretamente Dexter Gordon,Sonny Rollins,John Coltrane,Wayne Shorter e Joe Henderson,só para ficar nos mais conhecidos. É o "pai da criança" quando se fla de sax tenor.
Lester Young é com certeza é um dos autores do livro do jazz.
Abraço
Prezado Mr. Monteiro, merecida a alusão. Ouvirei as gravações completas de Pres e Lady Day, em homenagem.
Grande abraço, JL.
Sr.Ivan, como sempre, não erra o alvo(lembrete).
Excelente lembrança Monteiro, realmente Lester é sensacional, um dos maiores do Jazz. Influenciou muitos, acrescentando-se a sua lista Zoot Sims, Al Cohn, Gene Ammons e certamente outros... Lester trouxe algo de Frank Trumbauer e de Bud Freeman.
Era conhecido como Pres.
Postar um comentário