Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

P O D C A S T # 4 8 4

20 setembro 2019

JAMES WILLIAMS


PAUL NEDZELA 

PAUL JEFFREY 



PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO USAR O LINK ABAIXO E CLICAR EM BAIXAR


NOVA JOIA DE BILL EVANS

16 setembro 2019




Queremos lembrar aos leitores deste BLOG que o álbum "Hilversum Concert", gravado em 1976, foi publicado em CD, pelo trio do pianista Bill Evans, com Eddie Gomez no contrabaixo e o baterista Jack DeJohnette que se juntou a esse grupo por um período relativamente curto, mas cativante.
A coisa valiosa e interessante sobre esta gravação por ser uma das de Bill Evans que foi "descoberta" recentemente e nunca publicada antes.
Além das gravações (publicadas anteriormente) de Bill Evans no Montreux Jazz Festival, que ganhou um Grammy em 1969, e as poucas obtidas em Some Other Time e Another Time, o "Hilversum Concert" é a única outra gravação do período relativamente curto em que Jack DeJohnette fazia parte do trio de Evans.
Essas gravações foram feitas na frente de um público ávido em uma sala de concertos na cidade de Hilversum, no norte da Holanda, em 1976, e mostram facetas do pianista possivelmente desconhecidas para alguns de seus fãs. O trabalho de Jack DeJohnette é igualmente refrescante, assim como o trabalho do parceiro de décadas de Evans, Eddie Gomez.
Tudo isso se reflete especialmente nas interpretações - sempre romanceadas (gênio de Evans) - de Waltz For Debbie (composição de Evans dedicada à filha que se tornou um padrão ao longo dos anos), Nardis e Embraceable You. Anos depois, Nardis seria atribuída a Miles Davis, mas Evans sempre assumiu a responsabilidade.
Depois de Bill Evans, o jovem baterista DeJohnette, que acabara de se separar do conjunto, se juntaria a Miles Davis para começar uma era frutífera e pioneira com Davis.

Este álbum tem uma duração de 47 minutos (curta para os padrões atuais), mas é uma joia musical, histórica e artística deslumbrante.
(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)


CRÉDITOS DO PODCAST # 483

15 setembro 2019

LIDER
EXECUTANTES
TEMAS / AUTORES
GRAVAÇÃO LOCAL e DATA
HAMPTON HAWES
Hampton Hawes (pi), Red Mitchell (bx) e Chuck Thompson (bat)
FEELIN' FINE (Hampton Hawes)
Los Angeles, 28/junho/1955
BLUES THE MOST
(Hampton Hawes)
Hampton Hawes (pi), Paul Chambers (bx) e Larance Marable (bat)
BLUES FOR JACQUE
(Hampton Hawes)
Los Angeles, 18/janeiro/1956
Hampton Hawes (pi), Eberhard Weber (bx)
BLACK FOREST BLUES
(Hampton Hawes)
Villingen, Black Forest, Alemanha, 8/novembro/1967
Harold Land (st), Hampton Hawes (pi), Scott LaFaro (bx) e Frank Butler (bat)
CRAZEOLOGY (Benny Harris)
Los Angeles, 17/março/1958
HIP (Hampton Hawes)
Hampton Hawes (pi), Leroy Vinnegar (bx) e Donald Bailey (bat)
MUFFIN MAN (Traditional)
Los Angeles, c. 1970
Sonny Rollins (st), Hampton Hawes (pi), Barney Kessel (gt), Leroy Vinnegar (bx) e Shelly Manne (bat)
I'VE TOLD EVERY LITTLE STAR
(Oscar Hammerstein II / Jerome Kern)
Los Angeles, 22/outubro/1958
Hampton Hawes (pi), Charles Mingus (bx) e Dannie Richmond (bat)
DIZZY MOODS (Charles Mingus)
New York, 9/julho/1957
Hampton Hawes (pi), Red Mitchell (bx) e Mel Lewis (bat)
I HEAR MUSIC
(Burton Lane / Frank Loesser)
Los Angeles, 2/maio/1955
Hampton Hawes (pi), Jim Hall (gt),Red Mitchell (bx) e Bruz Freeman (bat)
GROOVIN' HIGH
 (Dizzy Gillespie)
Los Angeles, 12/novembro/1956
BROADWAY
(Billy Bird / Teddy McRae / Henry J. Wood)
Hampton Hawes (pi), Red Mitchell (bx) e Donald Bailey (bat)
SEARCHIN' (Hampton Hawes)
"Mitchell's Studio Club", Los Angeles, 1/maio/1966

P O D C A S T # 4 8 3

13 setembro 2019

MÚSICO EM FOCO





PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO USAR O LINK ABAIXO E CLICAR EM BAIXAR

https://www.4shared.com/mp3/AfVpbehdda/PODCAST_483.html 

PASSEANDO PELA NET

12 setembro 2019

Oi turma .
Em mais um passeio pela Net encontrei um album do Slide Hampton que não me lembro de ter ouvido antes. O título do album é Spirit Of The Horn do selo MCG e a turma que toca é sensacional, apesar de ter alguns ali que nunca ouvi. Gostei muito e trago para vocês uma faixa do album e espero que vocês gostem.
Forte abraço.

Ficha técnica:
Personnel: 
Trombones: Slide Hampton, Bill Watrous (1,3,11), Jay Ashby, Michael Boschen, Steve Davies, Hugh Fraser, David Gibson
Andre Hayward, Tim Newman (Bass), Benny Powell, Douglas Purviance (Bass), Max Seigel (Bass), Isaac Smith, David Taylor (Bass)
Marty Ashby – Guitar/Banjo
Victor Jones - Drums

Track list  
01. Cherokee 
02. All in Love Is Fair 
03. A Flower Is a Lovesome Thing 
04. Tribute Suite: Lament/Basin Street Blues 
05. Tribute Suite: April in Paris 
06. Tribute Suite: Lester Leaps In 
07. Tribute Suite: Moment's Notice 
08. Tribute Suite: Dolphin Dance 
09. Walkin' [aka Gravy] 
10. Maya  
11. Blues for Eric  

Recorded live at Manchester Craftsmen’s Guild, Pittsburgh, PA, -May 3-5, 2002.




TEMA: BLUES FOR ERIC.


RECORDANDO GERALD WILSON

11 setembro 2019




GERALD STANLEY WILSON (4 de setembro de 1918 - 8 de setembro de 2014 ) foi um trompetista de jazz americano, líder de banda, compositor / arranjador e educador. Nascido no Mississippi, ele foi baseado em Los Angeles desde o início dos anos 40. Além de ser líder da banda, Wilson escreveu arranjos para Duke Ellington, Sarah Vaughan, Ray Charles, Julie London, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Benny Carter, Lionel Hampton, Billie Holiday, Dinah Washington e Nancy Wilson.
Há cinco anos, falecia, em sua casa em Los Angeles aos 96 anos de idade.
Wilson era altamente respeitado no mundo musical por sua genialidade, entusiasmo e criatividade. Entre as colaborações destacadas em sua carreira musical estão: Billie Holiday, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Carmen McRae, Lionel Hampton, Dizzy Gillespie, Betty Carter, Stan Kenton, Conde Basie, Clark Terry, Dinah Washington, Nancy Wilson e Wynton. Marsalis (Jazz no Lincoln Center), para citar apenas alguns.
Fora das fronteiras do jazz, ele também teve colaborações artísticas com estrelas do calibre de Ray Charles, B.B. King, Zubin Mehta, Harry Belafonte, Bobby Darin e Les McCann.
Um proeminente educador musical, por outro lado, deixou um legado de quase cem álbuns e milhares de partituras com seus arranjos originais, bem como arranjos e composições para filmes e séries de televisão. Entre muitos outros prêmios e honrarias, em 1999 ele foi nomeado "NEA Jazz Master".
Gerald Wilson teve três filhas e um filho Anthony Wilson, guitarrista, além de vários netos e para todos compôs temas musicais.

Prêmios e Honrarias:

1990 NEA Jazz Masters Award
1996 Library of Congress Gerald Wilson archive of his life's work
1997 American Jazz Award: Best Arranger and Best Big Band
2008 Monterey Jazz Festival Jazz Legends Award
2012 Los Angeles County Museum of Art/Los Angeles Jazz Society L.A. Jazz Treasure Award
Grammy nominations

1963 "Tell Me the Truth" (track for Nancy Wilson) Best Background arrangement (behind vocalists or instrumentalist)     Nominated
1964 "Paco" (track)       Best Original Jazz Composition Nominated
1995 State Street Suite (album)        Best Large Ensemble Jazz Performance        Nominated
1998 Theme For Monterey (album)    Best Large Ensemble Jazz Performance        Nominated
1998 "Romance" (track) Best Instrumental Composition 
2003 New York, New Sound (album) Best Large Ensemble Jazz  Album       
                       
2011 Legacy (album)     Best Large Ensemble Jazz Album

Grammy winner:

1959 Best Musical Composition First Recorded and Released in 1959 (more than 5 minutes duration)     Anatomy of a Murder (Soundtrack album)
1959 Duke Ellington      Columbia         trumpet/instrumentalist on all tracks  
1959 Best Sound Track Album 
1959 Best Performance by a Dance Band    
1963 Album of the Year  Modern Sounds in Country and Western Music (album)    Ray Charles         ABC-Paramount    arranger - 
Bye Bye Love/Just A Little Lovin'/Careless Love/Hey, Good Lookin'        
1999 Grammy Hall of Fame

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)


FILME DOCUMENTÁRIO SOBRE JOHN COLTRANE

09 setembro 2019













Para o benefício dos  leitores deste blog, hoje queremos lembrar que o documentário cinematográfico "CHASING TRANE", cuja realização foi aprovada pela família do grande saxofonista do jazz, já lançado nos EUA e agora está disponível no formato de DVD.
O filme, que cobre a vida e a carreira musical de John Coltrane, foi dirigido por John Scheinfeld e já foi exibido em vários festivais de cinema e de jazz em vários países.
Há entrevistas gravadas com Coltrane e, das que somente foram impressas, a colocação da voz é feita pelo ator Denzel Washington.
Também existem comentários de Sonny Rollins, Benny Golson, Wynton Marsalis, Carlos Santana e Kamasi Washington, entre outros, além de imagens nunca vistas antes de filmes "caseiros" realizados pela família. Além disso, o documentário mostra gravações de vídeo que estavam em arquivos audiovisuais de vários canais de televisão, nos quais vários conjuntos de Coltrane aparecem.
O filme inclui grande parte da música que o saxofonista gravou para gravadoras como Prestige, Blue Note, Atlantic, Pablo e Impulse!, Por isso também é rico em ilustrações musicais reais.
Este documentário é notável como vários outros (alguns dramatizados) que surgiram recentemente sobre grandes músicos de jazz, como Miles Davis, Chet Baker, Clark Terry, Dave Brubeck, Lee Morgan, Charles Mingus e Ornette Coleman.

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)

NOTA:o documentário pode ser visto na Netflix



CRÉDITOS DO PODCAST # 482

08 setembro 2019

LIDER
EXECUTANTES
TEMAS / AUTORES
GRAVAÇÃO
LOCAL /DATA
WYNTON MARSALIS
Wynton Marsalis (tp), Wycliffe Gordon (tb), Wessell Anderson (sa), Victor Goines (st), Todd Williams (st,ssop,cl), Marcus Roberts (pi), Reginald Veal (bx) e Herlin Riley (bat)
SOMETIMES IT GOES LIKE THAT
(Wynton Marsalis)
Live at, "Village Vanguard”.
New York, março / 1990, julho /1991 e dezembro / 1993
National Public Radio Recordings
RUBBER BOTTOM (Duke Ellington)
SENTIMENTAL MOOD
(Duke Ellington / Manny Kurtz)
BUGGY RIDE (Wynton Marsalis)
EMBRACEABLE YOU
(George Gershwin / Ira Gershwin)
KNOZZ-MOE-KING (Wynton Marsalis)
IN THE COURT OF KING OLIVER
(Wynton Marsalis)
JUBA AND A O'BROWN SQUAW
(Wynton Marsalis)
WAY BACK BLUES (Count Basie)
HAPPY FEET BLUES (Wynton Marsalis)
AND THE BAND PLAYED ON
 (Wycliffe Gordon / Wynton Marsalis)
THE CAT IN THE HAT IS BACK
(Todd Williams) 

P O D C A S T # 4 8 2

06 setembro 2019






PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO USAR O LINK ABAIXO E CLICAR EM BAIXAR

EM 6 DE SETEMBRO NASCIA BUDDY BOLDEN



CHARLES “BUDDY” BOLDEN se tornou uma legenda para o Jazz dado que é considerado o primeiro que tenha realmente executado música com as características do que seria considerado como Jazz. Nascido em New Orleans em 1868 ou 1877 e os historiadores além desta dúvida ainda discutem que tenha sido também barbeiro, mas o certo é que foi um cornetista e que manteve uma banda que tocava em festas, bailes e nas ruas. Sua fama era de uma potência sonora inigualável em seu horn chegando a ser ouvido à distância de alguns quilômetros. Jelly Roll Morton afirmava — “the most powerful trumpet player I’ve ever heard” . Tudo indica que não teve nenhuma formação musical, mas todas as informações prestadas sobre ele, através de testemunhas, foram unânimes em afirmar que sua personalidade musical era muito forte, pela maneira como tocava seu instrumento e pela dinâmica que impunha às execuções de sua banda. O repertório incluía as tradicionais marchas, polcas, mazurcas e ainda o ragtime, blues e formas de dança como o one step, two step e ainda o slowdrag. Tudo leva a crer que Buddy Bolden tenha sido o chefe de orquestra que melhor soube trabalhar o gênero ragtime cultuado pelos pianistas de New Orleans. A formação da linha melódica polifônica executada pelo cornetim, clarinete e trombone foi muito bem explorada por Bolden e ao que tudo indica muito apreciada e imitada por outras bandas. Isto já era meio caminho para a consolidação do estilo desta banda como sendo música de Jazz e a consagrar Bolden como músico pioneiro. Bunk Johnson, cornetista que integrou o grupo de Bolden entre os anos de 1895 e 1899, afirmou em seu depoimento registrado em 1945, dentre outras coisas o seguinte: — “Buddy não lia uma só nota, mas tocava realmente muito bem. Dominava qualquer pessoa com apenas 6 notas sem mesmo lhe dar tempo de perceber o que tinha em suas mãos. Tocávamos em paradas e carroças de anúncios e... prossegue o tímido Bunk, desculpem a expressão também em bordéis. Juntos fizemos muitos blues famosos e antes de Buddy ter enlouquecido, nós matamos todas as grandes bandas de New Orleans. 
O que fez com que nossa King Bolden Band fosse a primeira a tocar Jazz foi o fato de ninguém alí saber ler nenhuma nota de música, criávamos tudo na expontaneidade. Posso garantir a todos que fomos os primeiros a tocar Jazz na cidade ou em qualquer outra parte do mundo”. Infelizmente Bolden não deixou um só registro fonográfico, mas pode-se vê-lo em uma única foto provavelmente de 1905 com sua banda formada por Willie Cornish ao trombone de válvula, o contrabaixo de cordas de Jimmy Johnson, os clarinetistas William Warner e Frank Lewis e Jefferson Mumford com sua guitarra mostrando então o uso antigo deste instrumento no Jazz. 
Devido ao consumo excessivo de bebida alcoólica Bolden foi tendo problemas mentais até que certa vez no dia 5 de março de 1907 em pleno desfile de rua surtou e teve um ataque de nervos que o levou a ser internado no — Insane Asylum of Lousiana na cidade de Jackson de onde nunca mais saiu até seu falecimento a 4 de novembro de 1931. A localização exata de sua sepultura no campo do Holt Cemetry é desconhecida.
Alguns astutos observadores notam que o casaco de Lewis possui os botões na direita o que usualmente era do lado esquerdo para os homens e se isto for correto a foto está ao reverso, ou seja a posição original é contrária do que mostra a foto com o contrabaixo ao lado direito e o guitarrista seria canhoto!
(extraído do Livro Glossário do Jazz)


PROVAVEL POSICIONAMENTO REAL DA FOTO

CRÉDITOS DO PODCAST # 481

01 setembro 2019

LIDER
EXECUTANTES
TEMAS / AUTORES
GRAVAÇÃO/ LOCAL e DATA
DAVE BRUBECK
Paul Desmond (sa), Dave Brubeck (pi), Bob Bates (bx) e Joe Dodge (bat)
PENNIES FROM HEAVEN

 (Johnny Burke / Arthur Johnston)
New York, 14/outubro/1954
LOUIS ARMSTRONG
Louis Armstrong (tp,vcl), Bobby Hackett (cnt), Jack Teagarden (tb), Peanuts Hucko (cl), Dick Cary (pi), Bob Haggart (bx) e George Wettling (bat)
Concert at, "Town Hall", New York, 17/maio/1947
EDDIE BERT
Eddie Bert (tb), Dave Schildkraut (st), Hank Jones (pi), Barry Galbraith (gt), Clyde Lombardi (bx) e Osie Johnson (bat)
Hackensack, NJ, novembro/1955
COUNT BASIE
Count Basie (pi), Zoot sims (st), Roy Eldridge (tp), Cleveland Eaton (bx) e Duke Jackson (bat)
BOOT’S BLUES
 (Count Basie) 
New York, 1979
SONNY CRISS
Sonny Criss (sa), Larry Bunker (vib), Jimmy Bunn (pi), Teddy Smith (bx) e Larance Marable (bat)
IN THE STILL OF THE NIGHT 
(Cole Porter)
Los Angeles, 3/outubro/1956
BADEN POWELL
Baden Powell (violão)
NAQUELE TEMPO (Pixinguinha)  
Live at Montreux Festival, Montreux, Suiça, 1995
ELMO HOPE 
Stu Williamson (tp), Harold Land (st), Elmo Hope (pi), Leroy Vinnegar (bx) e Frank Butler (bat)
SO NICE (Elmo Hope)
Los Angeles, 31/outubro/1957
MARY STALLINGS
Mary Stallings (vcl), Monty Alexander (pi), Benjamin Wolfe (bx) e Clyde Lucas (bat)
THE SURREY WITH THE FRINGE ON TOP
(Oscar Hammerstein II / Richard Rodgers)
New York, 5/outubro/1996
CLARK TERRY
Clark Terry (flh), Ronnie Scott (st), Milt Jackson (vib), Oscar Peterson (pi), Joe Pass (gt) Niels-Henning Orsted Pedersen (bx) e Bobby Durham (bat)
SAMBA DE ORFEU
 (Luiz Bonfá)
Live at, Montreux Jazz Festival, Montreux, Suiça, 14/julho/1977
SAL NISTICO
Sal Nistico (st), Klaus Koenig (pi), Peter Frei (bx) e Peter Schmidlin (bat)
THE SONG IS YOU
 (Oscar Hammerstein II / Jerome Kern)
Live at, Zurich, Suiça, 26/março/1977