Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

EM 6 DE SETEMBRO NASCIA BUDDY BOLDEN

06 setembro 2019



CHARLES “BUDDY” BOLDEN se tornou uma legenda para o Jazz dado que é considerado o primeiro que tenha realmente executado música com as características do que seria considerado como Jazz. Nascido em New Orleans em 1868 ou 1877 e os historiadores além desta dúvida ainda discutem que tenha sido também barbeiro, mas o certo é que foi um cornetista e que manteve uma banda que tocava em festas, bailes e nas ruas. Sua fama era de uma potência sonora inigualável em seu horn chegando a ser ouvido à distância de alguns quilômetros. Jelly Roll Morton afirmava — “the most powerful trumpet player I’ve ever heard” . Tudo indica que não teve nenhuma formação musical, mas todas as informações prestadas sobre ele, através de testemunhas, foram unânimes em afirmar que sua personalidade musical era muito forte, pela maneira como tocava seu instrumento e pela dinâmica que impunha às execuções de sua banda. O repertório incluía as tradicionais marchas, polcas, mazurcas e ainda o ragtime, blues e formas de dança como o one step, two step e ainda o slowdrag. Tudo leva a crer que Buddy Bolden tenha sido o chefe de orquestra que melhor soube trabalhar o gênero ragtime cultuado pelos pianistas de New Orleans. A formação da linha melódica polifônica executada pelo cornetim, clarinete e trombone foi muito bem explorada por Bolden e ao que tudo indica muito apreciada e imitada por outras bandas. Isto já era meio caminho para a consolidação do estilo desta banda como sendo música de Jazz e a consagrar Bolden como músico pioneiro. Bunk Johnson, cornetista que integrou o grupo de Bolden entre os anos de 1895 e 1899, afirmou em seu depoimento registrado em 1945, dentre outras coisas o seguinte: — “Buddy não lia uma só nota, mas tocava realmente muito bem. Dominava qualquer pessoa com apenas 6 notas sem mesmo lhe dar tempo de perceber o que tinha em suas mãos. Tocávamos em paradas e carroças de anúncios e... prossegue o tímido Bunk, desculpem a expressão também em bordéis. Juntos fizemos muitos blues famosos e antes de Buddy ter enlouquecido, nós matamos todas as grandes bandas de New Orleans. 
O que fez com que nossa King Bolden Band fosse a primeira a tocar Jazz foi o fato de ninguém alí saber ler nenhuma nota de música, criávamos tudo na expontaneidade. Posso garantir a todos que fomos os primeiros a tocar Jazz na cidade ou em qualquer outra parte do mundo”. Infelizmente Bolden não deixou um só registro fonográfico, mas pode-se vê-lo em uma única foto provavelmente de 1905 com sua banda formada por Willie Cornish ao trombone de válvula, o contrabaixo de cordas de Jimmy Johnson, os clarinetistas William Warner e Frank Lewis e Jefferson Mumford com sua guitarra mostrando então o uso antigo deste instrumento no Jazz. 
Devido ao consumo excessivo de bebida alcoólica Bolden foi tendo problemas mentais até que certa vez no dia 5 de março de 1907 em pleno desfile de rua surtou e teve um ataque de nervos que o levou a ser internado no — Insane Asylum of Lousiana na cidade de Jackson de onde nunca mais saiu até seu falecimento a 4 de novembro de 1931. A localização exata de sua sepultura no campo do Holt Cemetry é desconhecida.
Alguns astutos observadores notam que o casaco de Lewis possui os botões na direita o que usualmente era do lado esquerdo para os homens e se isto for correto a foto está ao reverso, ou seja a posição original é contrária do que mostra a foto com o contrabaixo ao lado direito e o guitarrista seria canhoto!
(extraído do Livro Glossário do Jazz)


PROVAVEL POSICIONAMENTO REAL DA FOTO

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente postagem sobre o grande pioneiro. Interessante a jogada da foto e sendo a única que podemos ver Bolden. Valeu Major