Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

09 maio 2007


RETRATOS
02. ART PEPPER (B)

Início da Discografia

Conforme o propósito inicial desta série incluiremos nos “RETRATOS” as discografias completas não muito extensas (como foi o caso de Clifford Brown), por motivos óbvios de espaço. No caso presente de Art Pepper temos volumosa e alentada discografia e da qual apresentaremos, se tanto, uma décima parte restrita a datas e registros mais significativos de forma a ocupar apenas 02 “módulos”(este “B” e o próximo “C”). Ficamos à inteira disposição dos colegas Cjubianos para quaisquer complementos que lhes interesse, bastando requisitá-los nos “Comentários” ou para meu email.
AS PRIMEIRAS GRAVAÇÕES
A primeira em 19/11/1943, Stan Kenton em 1947, Charles Mingus em 1949, Maynard Ferguson em 1950, Shorty Rogers e Shelly Manne em 1951
Stan Kenton Orchestra
Art Pepper, então com 18 anos (sax.alto), componentes não identificados da orquestra de Stan Kenton.
19/11/1943, Los Angeles, Califórnia. Album da Capitol: “Art Pepper - Those Kenton Days”.
01. Harlem Folk Dance

Stan Kenton Orchestra
Art Pepper (sax.alto), componentes não identificados da orquestra de Stan Kenton.
22/10, 06/12, 21/12 e 22/12/1947, Los Angeles, Califórnia. Album da Capitol: “Art Pepper - Those Kenton Days”.
01. Unison Riff
02. Cuban Carnival
03. Journey To Brazil
04. How High The Moon
05. Harlem Holiday

Charlie Mingus And His 22 Piece Be Bop Band
John Anderson, Buddy Childers, Hobart Dotson e Eddie Preston (trumpetes), Jimmy Knepper, Marty Smith e Britt Woodman (trombones), Jewel Grant e Art Pepper (clarinete e sax.alto), Eric Dolphy (clarinete, flauta e sax.alto), Herb Caro (clarinet e sax.tenor), William Green (clarinete, flauta e sax.tenor), Gene Porter (clarinete e sax.barítono), Russ Freeman (piano), Red Callender e Charles Mingus (baixo), Roy Porter (bateria) e grupo de percussão com Johnny Berger à frente.
Primavera de 1949, Hollywood, Califórnia. Album da Uptown: “Baron Mingus - West Coast 1945-49”. Albuns da Rex Hollywood: “Charles Mingus - The Story Of Love with Roy Porter - Don't Blame Me” e “Charles Mingus - Inspiration, Parts 1&2”.
01. The Story Of Love
02. Inspiration, Pt. 1
03. Inspiration, Pt. 2

Maynard Furguson Orchestra
Maynard Furguson (trumpete), Art Pepper (sax.alto), componentes não identificados da banda de Maynard Ferguson.
13/09/1950, Los Angeles, Califórnia. Album da Unique Jazz: “Various Artists - Three Kenton's Beboppers Groups 1947-50”.
01. Take The "A" Train
02. Short Wave
03. Love Locked Out
04. Band Ain't Draggin'

Shorty Rogers And His Giants (arranjos de Shorty Rogers e Jimmy Giuffre)
Shorty Rogers (trumpete), John Graas (french horn), Gene Englund (tuba), Art Pepper (sax.alto), Jimmy Giuffre (sax.tenor), Hampton Hawes (piano), Don Bagley (baixo), Shelly Manne (bateria).
08/10/1951, Hollywood, Califórnia. Album da Mosaic: “The Complete Atlantic And EMI Jazz Recordings Of Shorty Rogers”. Albuns da Capitol: “Gerry Mulligan /Shorty Rogers - Modern Sounds”, “Shorty Rogers - Popo with Sam And The Lady”, “Shorty Rogers - Didi and Four Mothers", “Shorty Rogers - Over The Rainbow with Apropos”, “Shorty Rogers - Modern Sounds” (série de 03 albuns, matrizes Capitol 6F-15763, 15764 e 15765) e “Shorty Rogers And His Giants”.
01. Popo (uma das preferências de “Mau Nah”, com Art Farmer)
02. Didi
03. Four Mothers
04. Over The Rainbow
05. Apropos
06. Sam And The Lady

Gravações com Shorty Rogers a partir de 1953, Chet Baker,
Marty Paich, Johnny Mandel e, em 1956, com Hoagy Carmichael

Shorty Rogers And His Giants (arranjos de Shorty Rogers).
Shorty Rogers (trumpete), Milt Bernhart (trombone), John Graas (fench horn), Gene Englund (tuba), Art Pepper (sax.alto), Jimmy Giuffre (sax.tenor), Hampton Hawes (piano), Joe Mondragon (baixo) e Shelly Manne (bateria).
12 e 15/01/1953, Los Angeles, Califórnia. Album da RCA Victor: “Shorty Rogers And His Giants”.
01. Powder Puff
02. The Pesky Serpent
03. Bunny
04. Pirouette
05. Morpo
06. Diablo's Dance
07. Mambo Del Crow
08. Indian Club

Shorty Rogers And His Giants
Maynard Ferguson, Conrad Gozzo, John Howell, Tom Reeves e Shorty Rogers (trumpetes), Milt Bernhart, Harry Betts e John Haliburton (trombones), John Graas (french horn), Gene Englund (tuba), Art Pepper e Bud Shank (saxes.alto), Jimmy Giuffre (sax.tenor), Bob Cooper (sax.barítono), Marty Paich (piano), Curtis Counce (baixo) e Shelly Manne (bateria).
26/03 e 02/04/1953, Los Angeles, Califórnia. Album da RCA Victor: “Shorty Rogers - Cool And Crazy”.
01.Coup De Graas
02. Infinity Promenade
03. Short Stop
04. Boar Jibu
05. Contours Tale Of An African Lobster
06. Chiquito Loco
07. Sweetheart Of Sigmund Freud

Art Pepper Quartet
Art Pepper (sax.alto), Jack Montrose (sax.tenor), Claude Williamson (piano), Monty Budwig (baixo), Paul Ballerina (01, 02, 03 e 04) e Larry Bunker (05, 06, 07 e 08) (bateria).
15/08/1954, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Savoy: “Art Pepper - Surf Ride”, “Art Pepper Discoveries”, “Art Pepper/Sonny Red - Two Altos”, “Various Artists - The Jazz Hour”, “Art Pepper - The Complete Surf Ride” e “Art Pepper - These Foolish Things with Straight Life”. Album da Discovery: “Art Pepper Quintet”.
01. Nutmeg
02. Deep Purple
03. Cinnamon
04. What's New?
05. Thyme Time
06. Straight Life
07. Art's Oregano
08. The Way You Look Tonight

Chet Baker / Art Pepper Sextet
Art Pepper (sax.alto), Chet Baker (trumpete), Richie Kamuca (sax.tenor), Pete Jolly (piano), Leroy Vinnegar (baixo) e Stan Levey (bateria).
26/07/1956, Forum Theatre, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Pacific Jazz: “Art Pepper Plays Shorty Rogers And Others”, “Chet Baker/Art Pepper - The Route” e “Chet Baker - Art Pepper Sextet”. Albuns da World Pacific: “Various Artists - The Blues, Vol. 2: Have Blues, Will Travel”, “Various Artists - The Blues In Stereo” e “Various Artists - Jazz West Coast, Vol. 3”. Album da Jazztone: “Various Artists - West Coast Jazz, Vol. III”. Album da Crown: “Chet Baker Quintette”. Album da Playboy: “The Playboy Jazz All Stars, Vol. 2”.
01. Tynan Time
02. The Route
03. The Route (versão editada)
04. Sonny Boy
05. Minor Yours
06. Little Girl

Art Pepper Quintet
Art Pepper(sax.alto), Jack Sheldon (trumpete), Russ Freeman (piano), Leroy Vinnegar (baixo) e Shelly Manne (bateria).
06/08/1956, Capitol Studios, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Blue Note: “Art Pepper - Early Art” e “The Complete Art Pepper Aladdin Recordings, Vol. 1 - The Return Of Art Pepper”. Album da Jazz West: “The Return of Art Pepper”. Album da Imperial: “Various Artists - Jazz Festival, Vol. 2”.
01. Pepper Returns
02. Broadway
03. Angel Wings
04. Funny Blues
05. Five More
06. Patricia

Marty Paich Quartet
Art Pepper (sax.alto), Marty Paich (piano), Buddy Clark (baixo) e Frank Capp (bateria).
Agosto ou Setembro/1956, Los Angeles, Califórnia. Álbum da Tampa: “Marty Paich Quartet Featuring Art Pepper”.
01. Abstract Art
02. Over The Rainbow
03. Melancholy
04. Madeline
05. Sidewinder
06.You And The Night And The Music
07. All The Things You Are
08. Marty's Blues
09. Pitfall
10. What's Right For You

Hoagy Carmichael With Johnny Mandel Orchestra (arranjos de Johnnny Mandel).
Hoagy Carmichael (vocal em 01, 02 e 03), Harry Edison e Conrad Gozzo (trumpetes) (substituidos por Don Fagerquist e Ray Linn em 08, 09, 10 e 11), Jimmy Zito (trumpete barítono), Harry Klee e Art Pepper (saxes.alto), Mort Friedman (sax.tenor), Marty Berman (sax.barítono), Jimmy Rowles (piano), Al Hendrickson (guitarra), Joe Mondragon (substituido em 05, 06 e 07 por Ralph Pena) (baixo) e Irv Cottler (substituido em 08, 09, 10 e 11 por Nick Fatool) (bateria).
10, 11 e 13/09/1956, Los Angeles, Califórnia. Album da Pacific Jazz: “Hoagy Carmichael - Hoagy Sings Carmichael”.
01. Georgia On My Mind (com vocal)
02. New Orleans
03. Baltimore Oriole
04. Georgia On My Mind (sem vocal)
05. Memphis In June
06. Two Sleepy People
07. Lazy River
08. Winter Moon
09. Skylark
10. Rockin' Chair
11. Ballad In Blue

Chet Baker - Art Pepper Sextet
Art Pepper (sax.alto), Chet Baker (trumpete), Phil Urso (sax.tenor), Carl Perkins (piano), Curtis Counce (baixo) e Lawrence Marable (bateria).
31/10/1956, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Pacific Jazz: “Chet Baker/Art Pepper – Playboys”, “Chet Baker/Art Pepper/Phil Urso - Picture Of Heath” e “Art Pepper - The Artistry Of Pepper”.
01. For Miles And Miles
02. Picture Of Heath
03. Minor Yours?
04. C.T.A.
05. Resonant Emotions
06. Tynan Time
07. For Minors Only
Gravações com
Bill Perkins em 1956 e, em 1957, com Joe Morello, a
“cozinha” de Miles Davis, Benny Carter e Bob Cooper
Bill Perkins Quintet
Art Pepper (sax.alto), Bill Perkins (sax.tenor), Jimmie Rowles (piano), Ben Tucker (baixo) e Mel Lewis (bateria).
11/12/1956, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Pacific Jazz: “Bill Perkins/Art Pepper/Richie Kamuca - Just Friends” e “Art Pepper - The Artistry Of Pepper”.
01. A Foggy Day
02. Diane-A-Flow
03. What Is This Thing Called Love?
04. Zenobia

Joe Morello Quintet
Art Pepper (saxes alto e tenor), Red Norvo (vibrafone), Gerald Wiggins (piano), Ben Tucker (baixo) e Joe Morello (bateria).
03/01/1957, Western Recorders, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Blue Note: “Art Pepper - Early Art” e “The Complete Art Pepper Aladdin Recordings, Vol. 1 - The Return Of Art Pepper”. Album da Intro: “Joe Morello - Collections”. Album da Score: “Art Pepper With The Red Norvo Trio”.
01. Tenor Blooz
02. You're Driving Me Crazy
03. Pepper Steak
04. Yardbird Suite
05. Straight Life

Art Pepper With The Rhythm Section
Art Pepper (sax.alto), Red Garland (piano), Paul Chambers (baixo) e Philly Joe Jones (bateria).
19/01/1957, Hollywood, Califórnia. Albuns da Contemporary: “Art Pepper Meets The Rhythm Section”, “Art Pepper - ...The Way It Was!” e “Art Pepper Meets The Rhythm Section, Vol. 2”.
01. You'd Be So Nice To Come Home To
02. Red Pepper Blues
03. Imagination
04. Waltz Me Blues
05. Straight Life
06. Jazz Me Blues
07. Tin Tin Deo
08. Star Eyes
09. Birks' Works
10. The Man I Love

Quincy Jones Septet
Art Pepper, Benny Carter, Herb Geller e Charlie Mariano (saxes.alto), Lou Levy (piano), Red Mitchell (baixo) e Shelly Manne (bateria).
25/02/1957, Los Angeles, Califórnia. Album da ABC-Paramount: “Quincy Jones - Go West Man!”. Album da Impulse: “Quincy Jones - This Is How I Feel About Jazz”.
01. Dancin' Pants
02. Be My Guest
03. Kings Road Blues

Art Pepper Quartet
Art Pepper (sax.alto e clarinete), Larry Bunker (piano exceto em 02), Russ Freeman (piano em 02), Don Payne (baixo), Chuck Flores (bateria) e Pam Russell (vocal em 02).
31/03/1957, Stars Of Jazz Show, Los Angeles, Califórnia. Album da Calliope: “Buddy DeFranco/Art Pepper - Sessions, Live”.
01. All The Things You Are
02. Stormy Weather
03. Everything Happens To Me
04. St. Louis Blues

Showcase For Modern Jazz
Art Pepper (saxes alto e tenor), Bob Cooper (sax.tenor e oboé), Claude Williamson (piano), Howard Lucraft (guitarra), Monty Budwig (baixo) e Stan Levey (bateria).
Junho/1957, Los Angeles, Califórnia. Album da Decca: “Various Artists - Showcase For Modern Jazz”.
01. California Zephyr
02. Two-Part Contention
03.Midnight Sun
Dave Pell, Jimmy Giuffre , Barney Kessell e
Mel Torne em 1959, Pete Rugolo em 1960
Dave Pell Big Band
Frank Beach e Jack Sheldon (trumpetes), Bob Enevoldsen (trombone de válvulas), Arthur Maebe (french horn), Phil Stephens (tuba), Art Pepper (sax.alto), Dave Pell (sax.tenor), Marty Berman (sax.barítono), Marty Paich (piano), Buddy Clark (baixo) e Mel Lewis (bateria).
Fevereiro/1959, Los Angeles, Califórnia. Album da Capitol: “Dave Pell - The Big Small Bands”.
01. Walkin' Shoes
02. Boplicity
03. Popo

Herb Ellis - Jimmy Giuffre Nonet
Art Pepper e Bud Shank (saxes.alto), Richie Kamuca (sax.tenor), Jimmy Giuffre (saxes tenor e barítono), Lou Levy (piano), Herb Ellis e Jim Hall (guitarras), Joe Mondragon (baixo) e Stan Levey (bateria).
26/03/1959, Los Angeles, Califórnia. Album da Verve: “Herb Ellis Meets Jimmy Giuffre”.
01. Goose Geese
02. When Your Lover Has Gone
03. You Know
04. My Old Flame
05. Country Boy
06. People Will Say We're In Love
07. Remember?
08. Patricia

Barney Kessel Septet
Art Pepper (clarinete e saxes alto e tenor), Joe Gordon (trumpete), Jimmie Rowles (piano), Barney Kessel e Jack Marshall (guitarras), Monty Budwig (baixo) e Shelly Manne (bateria).
30 e 31/03/1959, Los Angeles, Califórnia. Albuns da Contemporary: “Barney Kessel - Some Like It Hot” e “The Artistry Of Barney Kessel”.
01. Some Like It Hot
02. I Wanna Be Loved By You
03. Sweet Sue
04. Runnin' Wild
05. Sweet Georgia Brown
06. Down Among The Sheltering Palms
07. Sugar Blues
08. By The Beautiful Sea
09. Sweet Sue (alternate take)
10. Runnin' Wild (alternate take)

Mel Torme With Marty Paich Orchestra (arranjos de Marty Paich)
Art Pepper (saxes alto e tenor), Jack Sheldon (trumpete), Victor Feldman (vibrafone), Marty Paich (piano, celo e órgão), Mel Torme e “The Mel-Tones” (Ginny O'Connor, Bernie Parke, Sue Allen, Tom Kenny) (vocal), guitarra, baixo e bateria não identificados.
23, 28 e 29/04/1959, Los Angeles, Califórnia. Album da Verve: “Mel Torme With The Meltones - Back In Town”.
01. Makin' Whoopee!
02. What Is This Thing Called Love?
03. Baubles, Bangles And Beads
04. It Happened In Monterey
05. I've Never Been In Love Before
06. Truckin'
07. Hit The Road To Dreamland
08. Li'l Darlin'
09. Blues Medley: Don't Dream Of Anybody But Me / Keester Parade / TNT / Tiny's Blues
10. Some Like It Hot
11. A Smooth One
12. I Hadn't Anyone Till You

The Subterraneans (trilha sonora de André Previn)
Art Pepper (sax.alto), Jack Sheldon (trumpete exceto em 06 e 07), Art Farmer (trumpete exceto em 08), Bob Enevoldsen (trombone de válvulas de 01 a 05), Bill Perkins (sax.tenor de 01 a 05), Gerry Mulligan (sax.barítono exceto em 08), Russ Freeman (piano), Andre Previn (piano de 01 a 05), Red Mitchell (baixo exceto em 06 e 07), Buddy Clark (baixo exceto em 08), Dave Bailey (bateria exceto em 08), Shelly Manne (bateria exceto em 06 e 07), Carmen McRae (vocal nas 05 primeiras faixas).
Junho/1959, Los Angeles, Califórnia. Album da MGM: “The Subterraneans”.
01. Why Are We Afraid?
02. Two By Two
03. A Rose And The End
04. Look Ma No Clothes
05. Analyst
06. Bread And Wine
07. Things Are Looking Down
08. Raising Caen

June Christy With Pete Rugolo Orchestra (arranjos de Pete Rugolo)
Art Pepper (sax.alto), June Christy (vocal) e orquestra não identificada.
Abril/1960, Los Angeles, Califórnia. Album da Capitol: “June Christy - Something Cool”.
01. Something Cool
02. Lonely House
03. The Night We Called It A Day
04. Midnight Sun
05. The Stranger Called The Blues
06. I Should Care

Conclui em “C”, final da discografia

HISTÓRIAS DO JAZZ - N° 34

08 maio 2007

Victor Assis Brasil – Encontros

A primeira vez que ouvi e assisti Victor Assis Brasil , foi nos tempos do “Clube de Jazz e Bossa” quando ainda funcionava no “Golden Room” do Copacabana Pálace. Uma acalorada tarde de domingo,casa cheia e o palco ocupado pelos chamados “All-Stars” da época: Cipó,Aurino ,Juarez, Clélio Ribeiro, Vinhas, Tião Marinho e na bateria um rapaz que diziam ser um príncipe espanhol chamado Rafael. Enquanto os solistas se esmeravam em exibições técnicas, com as famosas escalas ascendentes e descendentes e os ruídos cacofonicos da moda, a platéia alegre ria, gritava, conversava e pouco ligava para o que estava acontecendo.
Foi quando apareceu um jovem, com um sax-alto pendurado ao pescoço, subiu ao palco e aguardou a sua vez. Esperou algum tempo mas, quando deram a deixa “entrou com tudo “. Lembro-me de um depoimento de Hoagy Carmichael, contando quando viu Bix pela primeira vez. Quando ouviu a primeira nota, apagou o cigarro, engoliu o resto da bebida e se fixou no artista até o final da improvisação. Aconteceu o mesmo, não só comigo mas com toda a platéia presente. Foi Victor emitir a primeira frase e as conversas pararam, as atenções se voltaram inteiramente para o palco. Ali estava uma nova voz. Sonoridade meio agressiva, fraseado fantástico e uma organização nos improvisos como não se ouvia há muito tempo. Ali estava um competente admirador de Jackie McLean.
Passam os anos e Victor grava o famoso álbum para a Odeon “Victor Assis Brasil Quinteto”. Foi marcada uma entrevista coletiva e eu,na época, escrevia uma coluna na “Tribuna da Imprensa” . Fui o primeiro a conversar com Victor, começando nosso diálogo às 12 horas. Iniciei contando a passagem do Copacabana e logo em seguida perguntando se Jackie McLean era a sua maior influência. Ele respondeu que no início sim mas, agora prestava mais atenção a Phil Woods. Falamos sobre o álbum “The Connection” com o quarteto de Freddie Redd e óbviamente McLean e ele me disse que não possuía mais a fita e perguntou se poderia lhe ceder uma cópia.
Claro ! respondi enquanto me levantava para sair. Ele me segurou pelo braço e falou:
“Lula, fique comigo até o final da entrevista, assim você me ajuda nas respostas.”
Concordei imediatamente e alí fiquei até as dezoito horas, em jejum mas, regiamente recompensado. Basta dizer que Victor colocou a seguinte dedicatória no meu disco:
“Lula, espero que esse autógrafo sedimente uma amizade duradoura. Um grande abraço, Victor"
Corria o ano de 1979 e Victor se apresentou na Sala Funarte com o seu quarteto, trazendo Luiz Avellar, Paulo Russo e Ted Moore na seção rítmica. Foi uma audição excelente, na qual, quando me distinguiu na platéia, inseriu em seu solo dois clichês do tema “Sister Salvation” do álbum ”The Connection”, que ambos apreciávamos. Fomos para os camarins para uma ligeira entrevista. Foi quando ele me apresentou a cantora Lenita Bruno. Quando ela pronunciou o seu nome,apertei fortemente a sua mão e disse :”Lenita, é muito prazer mesmo !”
Para os que não conhecem, Lenita Bruno era uma cantora diferente da maioria pois tinha voz de mezzo soprano . Foi casada com o maestro Leo Perachi e cantou muitos anos na Rádio Nacional. Seu repertório se dividia entre música americana e nosso folclore. Casou-se pela segunda vez com o baterista Paulinho Magalhães e foi para os Estados Unidos onde morou durante muitos anos. Lá gravou um álbum com Bud Shank e Laurindo Almeida intitulado “Work of love” . Foi também a primeira cantora a registrar em disco a música de Tom e Vinicius no álbum “Por toda a minha vida”.
Contei que tinha todos os seus discos e estava atrás do “Work of love”.
Respondeu que infelizmente não tinha um exemplar para me oferecer mas, tentaria conseguir. Anotamos os telefones e pelo menos uma vez por semana Lenita ligava e falava-mos sobre sua carreira nos Estados Unidos e da sua dificuldade em conseguir espaço para se apresentar no Rio. Dizia com tristeza : “Lula, esse tempo todo que estive fora foi o suficiente para não ser lembrada por aqui”. E o que mais me surpreendeu :”Você quer ser o meu empresário ?”
Agradeci o convite mas expliquei que não entendia do assunto e por isso não poderia aceitar . Certo dia, ao telefonar para ela,fui informado que não morava mais naquele domicílio. Só fui saber dela quando ,com tristeza,li no jornal que havia falecido. Uma pena.
Fui reencontrar Victor no complicado “Rio/Monterey Jazz Festival” realizado no Maracanãzinho em 1980. Ele integrou e dirigiu os “All-Stars” do evento,que contou com Slide Hampton, Richie Cole e Clark Terry. Lembro que quando estava na Sala da Imprensa,local onde fiquei praticamente durante todo o Festival, ele entrou no recinto com os outros músicos, me cumprimentou e em seguida espalhou partituras de músicas no chão,junto a parede . Os quatro se curvaram e em surdina tocaram os “ensembles” do arranjo que Victor escreveu . E sem dúvida nenhuma,a apresentação do grupo foi o que de melhor aconteceu naquele Festival.
Não demorou muito e a chamada infausta notícia de que Victor estava mal de saúde, vindo a falecer poucos dias depois . Muito triste !

Fotos C.Tibau

DE VOLTA AO AR




A Rádio Universidade FM, emissora de caráter educativo da Universidade Estadual de Londrina, começou a funcionar no dia 06 de junho de 1990. Tem uma programação voltada basicamente para o jornalismo e a música. Seus programas jornalísticos apresentam fatos e notícias do dia-a-dia da UEL, notícias e eventos culturais locais, nacionais e internacionais. Um convênio com a BBC de Londres garante, ainda, uma maior variedade de informações aos ouvintes da Universidade FM. Além disso, o jornalismo da Rádio também produz campanhas educativas e programas especiais sobre assuntos diversos, como política, economia, comportamento e serviço (saúde, educação, entretenimento, etc.). A programação musical é bastante variada, privilegiando o que de melhor a MPB produz e produziu ao longo de sua história. Os programas musicais especiais abordam temas educativos bastante diversificados, como ópera, jazz, samba, música caipira, choro, rock, música contemporânea, música clássica, bossa-nova, resgate da música e dos compositores brasileiros, etc. Tanto na área jornalística, quanto na produção de programas musicais, a Rádio Universidade FM abre espaço para que os alunos do Curso de Comunicação Social, supervisionados pelos docentes, possam adquirir experiências em seus Projetos de Ensino em Rádio.

Contatos: Maria Cristina Côrtes Borges Pinto, Diretora Superintendente da Rádio Universidade FM / UEL; Edyr Pedro da Silva, Diretor de Programação da Rádio Universidade FM / UEL; Telefones: Secretaria - (43) 3371-4444 Jornalismo - (43) 3371-4681 Programação - (43) 3371-4436 Geral Rádio - (43) 3348-5027

LANÇAMENTO DO CD - DÔDO FERREIRA NO RIO DE JANEIRO

07 maio 2007

RIO DAS OSTRAS JAZZ & BLUES

Saiu a programação do festival Rio das Ostras Jazz & Blues, cujo evento acaba de ser incluído na lista dos 100 maiores festivais do mundo pela Downbeat Magazine.
O festival acontece de 6 a 10 de junho com shows gratuitos ao ar livre em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, em 3 praias – Tartaruga, Lagoa de Iriri e Costa Azul.

Como sempre, a programação agrada a todos os públicos, com destaque para o pop bem trabalhado da banda Soulive, o virtuose bandolinista brazuca Hamilton de Holanda, o percussionista Nana Vasconcelos, a cantora Luciana Souza que se apresentará ao lado do violonista Romero Lubambo, o blues bem trabalhado do guitarrista Robben Ford e na praia mais jazz o quarteto do vibrafonista Stefon Harris e o saxofonista Ravi Coltrane.

A programação :

Dia 6-junho, quarta-feira
Costazul - 20h : Abertura do festival com Orquestra Kuarup, Big Gilson Blues Band e Naná Vasconcelos

Dia 7-junho, quinta-feira
Lagoa do Iriry - 14h : Big Gilson Blues Band
Praia da Tartaruga - 17h : Stefon Harris Quartet
Costazul - 20h : Don Salvador, Hamilton de Holanda e Michael Hill

Dia 8-junho, sexta-feira
Lagoa do Iriry - 14h : Michael Hill
Praia da Tartaruga - 17h : Ravi Coltrane
Costazul - 20h : Stefon Harris Quartet, Roy Rogers, Soulive

Dia 9-junho, sábado
Lagoa do Iriry - 14h : Roy Rogers
Praia da Tartaruga - 17h : Soulive
Costazul - 20h : Luciana Souza & Romero Lubambo, Ravi Coltrane, Robben Ford

Dia 10-junho, domingo
Lagoa do Iriry - 14h : Don Salvador
Praia da Tartaruga - 17h : Robben Ford





Quem for conferir e quiser ficar por lá, procure sua hospedagem desde já.
O site do festival é http://www.riodasostrasjazzeblues.com/

NDR BIG BAND EM PALCOS BRASILEIROS

06 maio 2007

Em formato de gala nesta terça-feira, 08/05, no Teatro Municipal, se apresenta a NDR Big Band que vem mostrar o show "Like A Cannonball" em tributo a Julian "Cannonball" Adderley.

E teremos a presença do trombonista dublê de vocalista Nils Landgreen, a quem eu chamo de Chet Baker do trombone. A big band fecha a apresentação com a voz de João Bosco e já ouvi por aí que o baterista Kiko Freitas também vai estar pelo palco.
A turnê se estende por São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, Blumenau e Salvador.

Tive acesso ao show realizado no 21st International Jazzfestival St. Ingbert, Stadthalle em 22 de março último e deixo a faixa Work Song para audição.

DO OUTRO LADO DO JAZZ # 14

05 maio 2007



O SOM NO CINEMA


A gravação de imagens em movimento foi outra grande conquista tecnológica "pari passu" com a gravação de áudio e o inevitável casamento entre elas adveio no filme intitulado The Jazz Singer estrelado pelo cantor Al Jolson. Este foi o primeiro filme em que a voz era sincronizada com as cenas e não um filme apenas com músicas e sons reproduzidos em background, já existente.
O processo foi desenvolvido pela Vitaphone Corp, mas mesmo assim O Cantor de Jazz não possuí diálogos sonoros os quais foram escritos tal qual nos filmes inteiramente mudos.
A première histórica do filme aconteceu em uma quinta-feira a 6 de outubro de 1927 e lá estava em letras garrafais a palavra Jazz. Entretanto, no conteúdo do filme nada tinha de música de Jazz. Al Jolson era um cantor popular que atuava na Broadway sem maiores vínculos com o Jazz seu estilo estava mais para o vaudeville. No filme representa um jovem judeu ― Jackie Rabinovitz ― cujo pai, um rabino extremamente conservador, não admite a carreira de cantor profano do filho. A parte musical fica por conta da canção de forma apenas suingante Too,Too,Ttsie de Gus Kahn, de um trecho ao piano de Blue Skies de Irving Berlin que Jackie canta para a mãe e da interpretação de My Mammy (Walter Donaldson / Joe Young & Sam Lewis) com o rosto pintado de preto representando um negro-menestrel.
Jolson ganhou cerca de um milhão de dólares e Jelly Roll Morton nunca se conformou dizendo amargamente ― “um filme de 8 bobinas! e que não comporta uma só nota de Jazz!”. O oportunismo era flagrante, em plena Era do Jazz, um bom argumento publicitário seria a palavra Jazz e que se estende até hoje.
Aliás, até os dias atuais são raros os bons e autênticos momentos de Jazz no cinema e pouco depois de O Cantor de Jazz, outra bomba de efeito comercial surgia em 1930 ― The King of Jazz de John Murray. Jazz sim, mas que Jazz? O “Rei do Jazz” para início de conversa era nada menos que Paul Whiteman que dera este título a sí próprio com seu nada representativo “jazz sinfônico”, em todo caso valorizava Ed Lang (g) e Joe Venuti (vi) como ótimos jazzístas da época.
Poucos filmes conseguiram captar com real intensidade o mundo que rodeia o Jazz e seus músicos, contudo quando conseguiram o resultado foi esplêndido, tal como em: Round Midnight de Bertrand Tavernier, Bird de Clint Eastwood, Ascensor para o Cadafalso de Louis Malle de 1957 uma incursão pela atmosfera "noir" parisiense com trilha excepcional composta por Miles Davis e interpretação idem de Jeanne Moreau, Anatomía de um Assassinato de Otto Preminger de 1959 com música de Duke Ellington e New Orleans de 1947 onde Billie Holliday participa interpretando uma empregada doméstica que ensina a patroa branca a tocar blues ao piano e a leva escondida da família a um Clube de Jazz onde se apresentam vários músicos inclusive Louis Armstrong e Woody Herman, são alguns dos melhores exemplos dentre outros...
Voltemos ao The Jazz Singer e podemos ouvir "o cantor de jazz" Al Jolson em Blue Skies também ao piano e a canção My Mammy cena final do filme com a Vitaphone Orchestra dirigida por Louis Silvers.

O som é original copiado do próprio filme também original e por isso um tanto ruidoso, porém histórico.

BLUE SKIES & MAMMY...

GOLDEN ROOM SESSIONS - JOBIM JAZZ

Atrasado em relação aos meus planos originais de postar este comentário logo após o acontecimento e não tendo tido a oportunidade de fazê-lo, tento recuperar agora as ótimas lembranças desse que foi um marco para a música de qualidade no Rio de Janeiro.

Graças ao gentil convite recebido de nossa confrade LaClaudia, pude estar presente a essa noite mágica e ver convergirem para o Golden Room, aquele tão nobre salão do Copacabana Palace Hotel, vários de meus acalentados sonhos. Desde que soube que nossos Mestres Raf e Goltinho tinham participado, junto com ela, de alguma maneira, da produção de noites jazzísticas internacionais no Caesar Park no passado - deve haver posts anteriores por aqui, relatando noites com Stan Getz, Phil Woods e Wayne Shorter -, fiquei muito interessado em conhecê-la pessoalmente, vez que sempre imaginei noites de gala para o jazz naquele local, ou seja, num ambiente confortável e glamuroso, onde se poderia dar ao que aconteceria no palco, total atenção.

Descobri assim, em Claudia Fialho, a par de todas as suas demais qualidades, uma grande entusiasta pelo jazz, assim como no Guilherme Ferraz, dublê de marido e excelente praça. Foi na mesa deles que, instalado, pude ver o início de uma virada do hotel na direção da música que nos interessa. Explicou-me LaClaudia que havia uma decisão da organização em recriar ali, em algumas ocasiões especiais a cada ano, um ambiente para a audição de música de qualidade, para uma parcela específica da população, não necessariamente popular mas revestida de características mais sofisticadas, coisa de que o Rio carece bastante hoje, principalmente em vista do fechamento - transitório, espera-se - do Mistura Fina.

Para a retomada, a escolha foi muito boa. Jobim e Jazz, dois elementos perfeita e facilmente complementares, em produção de Bernardo Vilhena e sob a batuta de Mario Adnet. Desnecessário falar de Adnet, o homem que juntamente com Zé Nogueira, recuperou para a cultura brasileira a maior parte do trabalho do genial Moacir Santos, em árdua e detalhada faina de transcrição que resultou no estupendo álbum duplo Ouro Negro, indispensável em qualquer CDteca.

Pois bem, a noite foi maravilhosa. O local, com bela (e acusticamente funcional) cortina azul ao fundo do palco, sobre a qual uma grande placa oval, onde se destacavam, escritas em dourado as palavras GoldenRoom Sessions - acho que a intenção ficou muito clara - era tudo que eu imaginava, da atmosfera requintada à acústica, que se não era perfeita, não deixou quase nada a desejar. E o comportamento da audiência, perfeito, na quase inexistência dos aplausos indesejáveis em meio aos momentos mais relevantes. Beleza.
No que diz respeito à música, Adnet reuniu quase que integralmente a banda do Ouro Negro - às exceções de Teco Cardoso no barítono, substituído aqui pelo não menos competente Henrique Band; Idriss Boudrioua, pelo afiado Marcelo Martins no tenor -, e conseguiu mostrar como fazer uma apresentação de qualidade, que poderia repetir-se em qualquer parte do mundo. A apurada escolha dos temas, entre eles a inclusão do hino não-oficial da cidade, Samba do Avião, cantado a meia voz pela totalidade dos presentes - um espetáculo à parte - foi determinante na qualidade geral da noite. Foram recuperados para o CD homônimo, Jobim Jazz, temas menos conhecidos de Jobim como Bate Boca e Polo Pony, além das clássicas Surfboard e Só Danço Samba.

Arrumadas num único set, foram desfiados os seguintes temas de Jobim: Domingo Sincopado; Quebra Pedra; Sue Ann; Tema Jazz; Rancho nas Nuvens; Surfboard; Meninos, Eu Vi; Só Danço Samba; Paulo Võo Livre; Valsa do Porto das Caixas; Frevo de Orfeu; Bate Boca; Polo Pony; Chansong e Samba do Avião.

Uma noite especial, prenúncio de outras de igual ou ainda maior quilate. Parabéns ao Copa e muito em especial, por tudo, à Cláudia.

Line-Up (à Mestre Lulla): Mario Adnet: violão, voz; Antonia Adnet: violão de 7 cordas; Ricardo Silveira: guitarra; Marcos Nimrichter: piano; Zeca Assumpção: contrabaixo acústico; Rafael Barata: bateria; Nailor Proveta: sax alto, clarinete, flauta; Marcelo Martins, sax tenor; Henrique Band: sax barítono; Jessé Sadoc: trompete, flugelhorn; Vittor Santos: trombone; Leandro Dantas: trombone baixo; Phillip Doyle: trompa; e Andréa Ernst Dias: flautas.

COLUNA DO LOC

04 maio 2007

Em destaque, Andrew Hill.

JB, Caderno B, 4 de maio de 2007.

[clique para ampliar]

ALMOÇO DO MÊS DE MAIO ADIADO

Inicialmente previsto para 4 de maio, fica adiado, provavelmente para a próxima 6ª, 11/4, a confirmar ao longo da semana que vem, nosso almoço mensal, na Associação Comercial.

FALANDO DA JUVENTUDE

03 maio 2007

Aproveitando o gancho do Mestre Llulla, vejam este fabuloso prodígio da bateria, com seus 12 (doze) longos anos de vida. Impressionante é pouco pra descrever sua rapidez, habilidade e extremo bom-gosto na escolha das combinações.
Seu nome, para ser guardado, é Tony Royster Jr. Aproveitem atá a última virada.

Com a palavra, nossos leitores assíduos e também craques na bateria, Tandeta, Barata e Duduka, para comentários.

GENTE JOVEM & MÚSICA SÉRIA

Quando se pensa que tudo está perdido em matéria de música, face à estúpida descarga de lixo cultural que é despejada pelos nossos atentos veículos de comunicação de forma permanente, eis que de repente somos surpreendidos por jovens talentos que deixando de lado essa autêntica lavagem cerebral, procuram o bom caminho e se dedicam com afinco a ideais maiores, como estudar intensamente a boa música e executá-la em alto nível.

Casos de Raissa Bizinoto Matias, com curso completo da flauta (foi aluna de Beth Ernst Dias) e de Victor Assis Farias, cursando a Faculdade de Música, mas desde já um exímio violonista. Em Brasília, onde foi realizado o sarau a que assistimos, nos mostraram todo o virtuosismo executando um repertório eclético que constou de: “Bachianas Brasileiras n° 5” (Villa Lobos), “Historia Del Tango” (Astor Piazzola), “Lamento” (Pixinguinha), ”Harmonia Selvagem” (Dante Santoro), “Vale da Ribeira” (Hermeto Pascoal), entre outras. Como muitos outros jovens da capital, estudam, tocam, organizam eventos e ensinam aos mais jovens como trilhar o bom caminho.

RETRATOS
02. ART PEPPER (A)

Arthur Edward Pepper, Art Pepper, nasceu em 01/Setembro/1925 em Gardênia (próxima a Los Angeles), Califórnia, vindo a falecer em 15/Junho/1982 em Los Angeles, após sua última sessão de gravação em 30/Maio/1982. Coincidentemente os primeiro e último registros fonográficos de Art Pepper foram realizados em Los Angeles, Califórnia.

A obra de Art Pepper, em apresentações e gravações e mesmo com incursões ao clarinete e sax.tenor, é construida plenamente no sax.alto, onde domina e desenvolve uma trilha situada entre Charlie Parker e Lee Konitz, mas com assinatura própria muito bem definida. A partir de 1975 (após largo intervalo sem gravações de 24/Novembro/1968 a 14/Fevereiro/1975, com uma única sessão intermediária em 06/Julho/1973) Pepper retornou mais na linha de John Coltrane.

É considerado um dos solistas mais técnicos da história do JAZZ, ainda que com interpretações e vida marcadas por altas cargas de dramaticidade, ou até e talvez mesmo em conseqüência delas. Se as drogas afetaram alguém, é na comparação dos estados físicos, da fisionomia de Art Pepper desde muito jovem até 1952 (um verdadeiro “galã”) com a de 1982 (um especto assustador), que se pode constatar a devastadora agressão da dependência.

Entre prisões (Fort Worth, San Quentin, Chino) e clínicas de recuperação (Synamon) buscando libertar-se das drogas, Art Pepper simultaneamente construiu imensa obra gravada (para nossa alegria) e destruiu muitos e muitos anos de sua vida (para nosso mais profundo pesar).

Sua primeira infância com o pai e a avó materna (disciplinadora, avessa ao carinho e forçando-o a amadurecer rapidamente desde menino) vai encontrar sua primeira influência musical, via um primo trumpetista; aos 09 anos estuda clarinete com professor particular e tendo como modelos Charlie Barnett, Artie Shaw, Willie Smith e Benny Goodman; com 10 anos e nos bares portuários ganha seus primeiros dólares.

Aos 13 anos começa a dedicar-se ao sax.alto. Aos 15 anos toca na banda escolar, conhece e se casa com Patti Moore, sua primeira esposa.

No início dos anos 40 é figura constante no núcleo de clubes e bares do bairro negro de Los Angeles, polarizado pela “Central Avenue” que nesses anos 40 tinha para L.A. a mesma importância da “Rua 52” para New York (“a rua que nunca dorme”).

Pela “Central” desfilaram à época Art Tatum, Louis Armstrong, Jimmy Blanton, Lester Young, Roy Eldridge, Coleman Hawkins, Ben Webster, Johnny Hodges: uma constelação impar, que foi a escola do JAZZ para Art Pepper. Fora dos estudos formais, dos bancos escolares, Pepper tomou o JAZZ como linguagem total, tocando com Dexter Gordon, Zoot Sims, Coleman Hawkins, Mingus.

Conseguiu seu primeiro “emprego” na orquestra de Gus Arnhein que não era de JAZZ e, portanto, inibidora de improvisação, o que levou Art Pepper a deixá-la para fazer parte do grupo do baterista Lee Young, irmão de Lester Young.

A década de 40 vai marcar profundamente a vida de Pepper pelo início do consumo de drogas: maconha, álcool, pílulas.

Lee Young é o passaporte de Art Pepper para ingresso no grupo de Benny Carter, onde era o único branco, em uma banda que contava então com os talentos de Gerald Wilson, J. J. Johnson, Freddie Webster e outros. Quando Benny Carter parte com sua orquestra para excursão ao Sul americano, decide não incluir Pepper exatamente por ser o único branco e ajuda-o a entrar para a banda de Stan Kenton: estamos em 1943

Art Pepper nada sabia então sobre acordes, harmonia, composição e Kenton obrigou-o a estudar com afinco. Essa época assinala seu primeiro registro fonográfico (“Harlem Folk Dance”, 19/Novembro/1943).

Com meio ano na banda de Kenton, Art Pepper foi recrutado para o exército e iniciou servindo no Fort McArthur, sendo depois deslocado para Londres como policial militar; sempre estudando e praticando o sax.alto toca em Londres com Ted Heath, Victor Feldman e George Shearing; completou 02 anos de serviço militar.

Retornou à Califórnia e à banda de Kenton em 1946, onde permaneceu atuando e gravando até Setembro/1951. Por um lado composições, arranjos e a disciplina da “big band” de Stan Kenton e, por outra parte, as drogas, a dependência.

Em 1951/1952 é eleito por 02 vezes o segundo melhor sax.alto (“Down Beat”), tendo como primeiro Charlie Parker (quem mais ???!!!...).

Passa a atuar e a gravar com a “crew” da Costa Oeste, iniciando com Shorty Rogers e Shelly Manne em Outubro/1951, seguindo-se sua participação em diversas formações.

Condenado a 15 meses de reclusão em Fort Worth (sentença longa, porque preso por posse e consumo de drogas, abdicou da redução da pena por delação premiada, recusando-se a delatar outros músicos, postura que manterá em todas as futuras detenções), foi liberado em Maio/1954 e já divorciado por iniciativa de sua mulher enquanto estava detido.

Em Agosto desse ano grava com grande êxito seu hino “Straight Life”, um extraordinário “up-tempo”, mas volta a cair nas mãos da brigada anti-drogas. Ocorre um intervalo de atuação entre Agosto/1954 e Julho/1956, quando é liberado e novamente se casa: Diane Suriaga, que também viria a tornar-se uma dependente.

Retorna às gravações registrando, entre outras e particularmente, a série “Playboys” com Chet Baker.

Em Novembro/1956 e até Janeiro/1961 é apadrinhado pelo seu grande apoio a partir de então: Lester Koenig da Contemporary Records que, inclusive, promove sua gravação em Janeiro/1957 do seminal “Art Pepper Meets The Rhythm Section” com a “cozinha” de Miles Davis (Red Garland, Paul Chambers e Philly Joe Jones).

Sua mulher o delatou para a polícia, resultando no seu encarceramento em San Quentin (novamente pena longa por recusar-se a delatar outros músicos, em estabelecimento penal reservado para criminosos de alta periculosidade), de onde saiu em 1964 sob custódia. Violou a condicional, foi novamente preso em Chino, saiu, violou novamente a condicional e foi preso durante apresentação em clube noturno, retornando a San Quentin de onde saiu em 1966, mesmo ano em que enviuvou.

Iniciou breve relacionamento com Christine, marcado pela violência física que custou-lhe o rompimento do baço: hospital, cirurgia, hemorragia interna, baço recuperado mas pneumonia, hérnia de ventre, vida e morte se alternando.

Saiu do hospital em caos financeiro, sendo socorrido por um festival beneficente de JAZZ, encabeçado por Roland Kirk.

Vai em 1969 para a clínica de recuperação Synamon em Santa Mônica, onde conheceu Laurie Pepper sua 3ª e última esposa a partir de 1974: a quatro mãos iniciaram em 1972 a auto-biografia de Art Pepper, “Straight Life”, publicada em 1979.

Saindo da clínica Pepper foi auxiliar de Contabilidade, atendente em Livraria, Professor de clarinete, que também tocou nas ruas, até seu “padrinho” Lester Koenig resgatá-lo para um retorno triunfal, após esse largo intervalo de Novembro/1968 até Fevereiro/1975, apenas rompido com a sessão de 06/Julho/1973 já indicada no início deste “RETRATO”.

A partir de seu retorno em 1975 (gravação em 14/Fevereiro/1975), Art Pepper estava musicalmente melhor que nunca e realizou com êxito gravações e apresentações triunfais, temporadas e excursões nos U.S.A. e ao redor do mundo, particularmente no Japão (Janeiro e Abril/1977, Março/1978, Julho/1979), New York / “Village Vanguard” em 28, 29 e 30/Julho/1977, Inglaterra (Junho/1980), Dinamarca (Julho/1981) e Itália (Dezembro/1981).

Art Pepper executou e gravou composições próprias e temas de terceiros que marcaram sua carreira, repetindo-as em apresentações e gravações quais fios condutores de sua atribulada existência como, por exemplos:
- Popo de Shorty Rogers, 1ª gravação em 08/Outubro/1951;
- Straight Life de sua autoria, 1ª gravação em 25/Agosto/1954;
- Patrícia de sua autoria e dedicada à filha, 1ª gravação em 06/Agosto/1956;
- Everything Happens To Me de Thomas Adair e Matt Denis, 1ª gravação em 31/Março/1957;
- Lost Life de sua autoria, 1ª gravação em 09/Agosto/1975.

Após suas primeiras gravações com o pianista George Cables em 15 e 16/Setembro/1976 (David Williams no baixo e Elvin Jones à bateria), este passará a ser seu quase permanente “escudeiro” nos teclados, até inclusive as gravações de 11 e 12/Maio/1982.

Seus últimos registros fonográficos em 30/Maio/1982 (16 dias antes de falecer) tiveram como pianista o notável Roger Kellaway, com quem já havia gravado e se apresentado em diversas ocasiões.

Se Art Pepper trilhou uma permanente “via crucis” pessoal (tal como outros de sua época foi levado pela maldição do vício, do qual não conseguiu escapar), musicalmente deixou-nos uma herança mais que substancial, brilhante em qualidade e quantidade. Sua discografia é um acervo gigantesco, do qual indicaremos na continuação deste “RETRATO” (módulos “B” e “C”) uma mínima parte que julgamos de altíssimo nível, para ser ampliada a pedido dos “Cjubianos”.

A “filmografia” de Art Pepper inclui 07(sete) registros, dos quais apenas o último indicado a seguir é mais pleno de imagens do músico, enquanto os restantes constituem-se em participações nas trilhas sonoras.

01. Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot)
1959, U.S.A., 121 minutos, direção de Billy Wilder
Trilha sonora com a banda de Matty Malneck, solo de Art Pepper

02. Essa Loura Vale Um Milhão (Bells Are Ringing)
1960, U.S.A., 125 minutos, direção de Vincent Minnelli
Solo de Art Pepper na trilha sonora. Gerry Mulligan participa em uma "ponta".

03. Os Subterrâneos da Noite (The Subterraneans)
1960, U.S.A., 80 minutos, direção de Ranald MacDougall
Trilha sonora de André Previn, solo de Art Pepper

04. Sem Medo da Morte (The Enforcer, da série “Dirty Harry”)
1976, U.S.A., 96 minutos, direção de James Fargo
Trilha sonora com participação de Art Pepper

05. Rota Suicida (The Gauntlet)
1977, U.S.A., 109 minutos, direção de Clint Eastwood
Trilha sonora com participação de Art Pepper

06. Os Beatnicks (Heart Beat)
1979, U.S.A., 109 minutos, direção de John Byrum
Trilha sonora com participação de Art Pepper

07. Art Pepper: Notes from a Jazz Survivor
1982, U.S.A., 48 minutos, direção de Don McGlynn
Documentário sobre a vida de Art Pepper

Já a bibliografia com referências a Art Pepper é volumosa, dado que nenhum livro importante sobre o JAZZ tem como omití-lo, sendo as indicações seguintes um breve e mínimo panorama.

01. The Encypledia Of Jazz de Leonard Feather dedica verbetes a Art Pepper no original, assim como nas edições dos anos 60 e 70 (DaCapo Press, U.S.A.).

02. História do Jazz de Barry Ulanov (1957, Editora Civilização Brasileira, Brasil) cita na página 382 Art Pepper no sax.alto e Bob Cooper no sax.tenor como os bons solistas de Stan Kenton na formação de 1951.

03. Straight Life de Art e Laurie Pepper, esta a 3ª esposa de Art (1979, Schirmer Books, U.S.A.) é a já citada auto-biografia escrita, de 1972 a 1979, a quatro mãos.

04. Gran Enciclopédia Dell Jazz (1980, Editora SARPE, Espanha) é bem precisa quanto às etapas da carreira de Art Pepper.

05. West Coast Jazz de Alain Tercinet (1986, Editora Parenthéses, França), assinala nas páginas de 69 a 80 a grande beleza melódica de Art Pepper.

06. Jazz – De Nueva Orleans a Los Años Ochenta de Joachim E. Berendt (que no Brasil teve “cometido” o infeliz sub-título de “Do Rag ao Rock”), edição mexicana, acentua na página 410 que depois de Parker e Konitz, “o desenvolvimento do sax.alto marchou entre os extremos desses 02 músicos, sendo que Art Pepper abriu caminho até um estilo maduro, de profunda emotividade”.

07. Jazz - América In Nero E Bianco esplêndido trabalho de Giampiero Cane (separata da revista italiana “Musica e Dossier” de Outubro/1987), indica na página 64 o álbum de Art Pepper “Early Art” (Blue Note) como um dos mais representativos do “Cool” / West Coast”.

08. The Penguin Encyclopedia Of Popular Music de Donald Clarke (1989, Inglaterra), possui verbete sobre Art Pepper nas páginas 906/907, bastante preciso e extenso.

09. Los 100 Mejores Discos Del Jazz de Jorge Garcia, Federico Herraiz, Federico Gonzáles e Carlos Sampayo (1993, Editorial La Mascara, Valência Espanha) inclui na página 95 o album “Art Pepper Plus Eleven” com um dos cem melhores (temas Move, Donna Lee, Four Brothers, Airegin etc), descrevendo-o com alguns detalhes.

10. Jazz & Blues (1995, Editora Planeta, Barcelona, Espanha), tem o número 77 da coleção dedicado a Art Pepper, com 14 páginas e CD com 04 faixas em 52’25”.

11. 1920-1950 Black Beauty, White Heat - A Pictorial History Of Classic Jazz de Frank Driggs e Harris Lewine (1996, DaCapo Press, U.S.A.) nos traz na página 338 fotografias pré-1950 de Art Pepper e outras referências.

12. Musica Jazz (Dezembro/1998, Editora Rusconi, Milão, Itália), contem anexo com 12 páginas (mais CD com 10 faixas, 73’42”) sobre Art Pepper, sem dúvida excelente trabalho.

13. No Fundo de Um Sonho - A Longa Noite de Chet Baker de James Gavin (2002, Companhia das Letras, Brasil) é repleto de referências ao duo Art Pepper / Chet Baker, com o autor assinalando (página 49) que as ““jam sessions” no “Showtime” de San Fernando Valley foram a principal fonte incubadora do “West Coast Jazz”.

14. Glossário do Jazz de Mario Jorge Jacques (2005, Editora Virtual, Brasil), traz como curiosidade na página 339 o fato de Art Pepper gravar sob o pseudônimo de Art Salt (album “Cool & Crazy”, RCA Victor, 1954).

Continua em B e C com a discografia reduzida.

CJUB INSIDER

02 maio 2007

CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE ELLA

No dia 29 de abril, Ella Fitzgerald faria 90 anos. Nessa data Quincy Jones, Natalie Cole e outros mais fizeram um concerto em sua homenagem chamado "We Love Ella! A Tribute To The First Lady of Song". Dentre os músicos Natalie Cole, k.d. lang, Quincy Jones, Nancy Wilson, Cyndi Lauper, Take 6, Wynonna Judd, Ruben Studdard, Patti Austin, Lizz Wright, Monica Mancini, Dave Koz, George Duke, James Moody e a USC Thornton Symphony and Jazz Orchestra, além de um convidado surpresa.


O concerto será transmitido para todos os Estados Unidos no dia 9 de junho, às 9 da noite. É possível que possamos vê-lo no canal Joost.
A Verve está lançando 'We All Love Ella: Celebrating the First Lady of Song', produzido por Phil Ramone, com a maioria dos artistas que participaram do concerto.


A arrecadação vai para a Ella Fitzgerald Charitable Foundation.


O MAIS LONGO FESTIVAL DE JAZZ conta com a presença de Herbie Hancock e da violinista Regina Carter, para o concerto de abertura do 28º Detroit Jazz Festival. No dia 9 de maio será apresentada a lista de todos os músicos. Fique atento em: www.detroitjazzfest.com


HERMAN RILEY calou seu saxofone aos 73 anos de idade. Um ataque cardiaco fatal fez com que o músico que tocou com Count Basie, Etta James e Jimmy Smith partisse desta para melhor. Riley era conhecido com um unbelievably soulful man


MAYNARD FERGUSON tem seu último CD lançado no 4 de Maio. Ferguson morreu a apenas 3 semanas após a gravação do "The One and Oly Maynard Ferguson", que será lançado pela Contemporary Productions. O disco foi gravado numa 'sold out night' no Blue Note Jazz Club.

O CD será vendido exclusivamente através do site www.maynardferguson.com por $20.

Conhecido como "The Boss", Ferguson trabalhou com centenas de músicos por todo o mundo e esteve por mais de 60 anos no mercado. Ferguson dava aulas e teve alunos que se tornaram famosos como: Wayne Bergeron, Denis DiBlasio, Chip McNeill e Steve Wiest, bem como a maioria da sua banda Big Bop Nouveau.

O CD tem 9 músicas, combinando novos takes com velhos favoritos, incluindo 'Days Of Wine And Roses' e 'Besame Mucho', onde os fãs podem se deliciar com os duelos de trompete entre Ferguson e Wayne Bergeron.

O último álbum de Ferguson certamente merecerá fazer jus a legendária história do American Jazz.

INFORME TÉCNICO

Novamente com problemas no nosso hospedeiro musical, mudamos para eSNIPS. Quem teve dificuldade no acesso à parte musical DO MUSEU DE CERA #18 e #19 e DO OUTRO LADO DO JAZZ # 13 poderá acessar, acreditamos agora sem maiores problemas.

MaJor