Através da Difusora Fluminense AM e mais tarde Fluminense FM foi ao ar o formidável programa O Assunto É Jazz durante quase 29 anos, cuja última audição ocorreu a 27/setembro/1994, tornando-se histórica e heróica.
Histórica porque coincidiu
com o último dia e horário da emissora no ar, já que ao final do programa à
meia noite, o operador da rádio apertaria um botão e a Rádio Fluminense
deixaria de existir passando o canal 94,5MHz a ser retransmissor da Rádio Jovem
Pan de São Paulo.
Heróica porque, devido a
problemas de críticas abertas à direção da emissora feitas pelos locutores e
entrevistas de aficionados da rádio que se dedicava ao rock com grande
audiência os microfones foram desconectados da mesa de som no estúdio na tarde
daquele dia sem que se soubesse.
Ao iniciar o programa, por
surpresa geral, o operador anunciou que a locução não era ouvida somente a
música era transmitida e o programa assim não iria ao ar. Depois do susto inicial
lembrou-se de que seria possível gravar uma locução, em outro estúdio em fita DAT
e reproduzi-la normalmente, e dessa forma foram feitas intervenções "ao
vivo".
Luiz Carlos Antunes conduzia e
produzia o programa com imenso bom gosto musical e conhecimento sobre a
matéria, além de manter sempre aberta a porta do estúdio para os artistas da
música instrumental brasileira com lançamentos, divulgações, entrevistas, incluindo
pequenas atuações de músicos ao vivo.
Manteve duas seções da maior
importância no programa: o Museu de Cera produzido regularmente por
Mario Jorge Jacques por cerca de 8 anos, aficionado pelo jazz tradicional, onde
resgatava por 15 minutos um pouco da história do Jazz com antigas e antológicas
gravações das décadas de 20 e 30 e a outra era o Beco das Big Bands
que chegou a reunir mais de 100 bandas diferentes de Jazz, produzido por Maxwel
Johnstone, inglês, “PHD” em bandas, ambos ouvintes do programa que se tornaram
amigos e co-produtores.
As fotos: nosso
companheiro Nelson Reis apontando para o relógio do estúdio, à meia
noite, encerraria a programação da rádio a outra os 3 produtores do programa.
MARIO JORGE / LUIZ CARLOS / MAXWEL |
Abaixo o áudio que foi ao ar
encerrando o programa.
7 comentários:
Aqui em São Paulo não pude conhecer esse programa - sim, havia outros por aqui, claro - mas teria gostado bastante de ser um ouvinte. Ainda bem que mestre MaJor mantém a chama viva por aqui.
Valeu Edison, era um ótimo programa e tudo que faço aqui foi o aprendizado com o Assunto é Jazz. Obrigado pelo comentário.
Fui ouvinte do Assunto é Jazz por cerca de 12 anos toda terça esperava ansioso o programa sempre ótimo com grandes novidades. No último dia esperava tb um grande programa e para surpresa depois da vinheta Lula não falou e aí? Levou uns 20 minutos até surgir a gravação explicando o ocorrido. Já triste com o término o corrido me deixou bem mais, mas é a vida. Como disse o Edson acima, ainda bem que anos depois Major resgatou o programa,
Carlos Lima
Gostaria de ser fluminense só para ter tido o prazer de ouvir esse programa. Por aqui, São Paulo, tínhamos "Pick up do Pica-pau", Fausto Canova, "Piano ao cair da tarde". Quando garoto e morando na praia, podíamos ouvir as radios do Rio. A Radio Cultura era espetacular. Jazz e música instrumental brasileira o dia todo. E, claro, a Voz da América ("Jazz USA"). Grande abraço, Major. E apesar dos percalços, longa vida ao jazz!
Esqueci: Aqui é o Takechi. Grande abraço.
Valeu Takechi Piano ao cair da tarde tinhamos aqui no Rio na rádio Tamoio as 18h todos os dias maravilhoso e naturalmente Jazz USA - o chato eram as ondas curtas aquele vai e vem so som transmitido mas excelente Abraço
Emocionante o programa! Parabéns Mário Jorge. Saudades dos grandes Luiz Carlos Antunes e do Coutinho
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