Dois anos atrás, o celebrado e premiado trompetista ROY ANTHONY HARGROVE faleceu aos 49 anos de um ataque cardíaco.
Hargrove passou um ano (1988–1989) estudando no Berklee
College of Music de Boston, mas podia ser encontrado com mais frequência em jam
sessions em Nova York. Hargrove ganhou notoriedade mundial ao ganhar o Grammy
Awards em 1996, 1997 e 2002. Ele tocou principalmente no estilo hard-bop e seu
repertório incluía principalmente composições convencionais. No entanto, desde
a primeira parte deste século ele também combinou jazz com funk, hip-hop, soul
e gospel.
Quando muito jovem, aos 18 anos, foi Wynton Marsalis quem o
descobriu em uma escola de artes cênicas em Dallas, Texas
Uma de suas primeiras influências mais profundas foi uma
visita a sua escola secundária do saxofonista David "Fathead" Newman,
que atuou como sideman na banda de Ray Charles Sua primeira gravação naquela
cidade foi com o saxofonista Bobby Watson. Posteriormente, gravou com Mulgrew
Miller e Kenny Washington, atraindo a atenção da crítica e do público.
Em 1990, ele gravou seu primeiro álbum solo, Diamond In
The Rough pelo selo Novus / RCA. Em 1993 estreou a sua obra The Love
Suite: In Mahogany, encomendada pela Lincoln Center Jazz Orchestra.
A partir de então, sua carreira disparou. Suas inúmeras
gravações incluem Havana, com Crisol, grupo formado por músicos americanos
e cubanos, gravado em Cuba, álbum que ganhou outro Grammy, de Melhor Álbum de
Jazz Latino e Directions In Music: Live At Massey Hall, gravado com Herb
Hancock e Michael Brecker, entre outros. Em 1994, agora contratado pela Verve,
gravou With the Tenors of Our Time, com Joe Henderson, Stanley
Turrentine, Johnny Griffin, Joshua Redman e Branford Marsalis. Gravou Family
em 1995, depois experimentou um formato de trio no álbum Parker's Mood
em 1995, com o baixista Christian McBride e o pianista Stephen Scott.
Hargrove participou de vários festivais de jazz e esteve
associado à vocalista Roberta Gambarini, com quem gravou e se apresentou em
várias ocasiões, com sua própria big band, outro dos frutíferos projetos de Roy
Hargrove.
Hargrove explorou outras manifestações musicais, mas sempre
mantendo a ligação com o jazz, Em 2000, Hargrove usou um som jazz com muito
groove e funk, se apresentando e gravando com o cantor neo soul D'Angelo,
resultando no álbum Voodoo.
Hargrove também executou a música de Louis Armstrong na
produção musical de Roz Nixon, "Dedicated To Louis Armstrong",
como parte do Verizon Jazz Festival. Em 2002, ele colaborou com D'Angelo e Macy
Gray, os Soultronics e Nile Rodgers, em duas faixas para Red Hot & Riot,
um álbum de compilação em homenagem à música do pioneiro afrobeat Fela Kuti.
Ele atuou como sideman da pianista e vocalista de jazz Shirley Horn e do rapper
Common no álbum Like Water for Chocolate e em 2002 com a cantora Erykah
Badu no Worldwide Underground.
Mas o acúmulo de sua produção artística foi eminentemente hard-bop,
gravando 22 discos como líder e 60 como integrante de outros grupos.
Uma pessoa simples e reservada na vida, Hargrove lutou contra
uma insuficiência renal.
(Traduzido e adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)
Um comentário:
Excelente trompetista apesar de sair às vezes do jazz para coisas do tipo funk (um horror), mas no jazz fabuloso uma pena sua morte tão cedo.
Carlos Lima
Postar um comentário