Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

RELEMBRANDO BIRTH OF THE COOL

22 janeiro 2017

O álbum BIRTH OF THE COOL começou a ser gravado em 1949 e foi concluído em 1950, dando origem a um desenvolvimento significativo do jazz pós-bebop. No entanto, não foi logo publicado, somente sete anos depois em 1957 pela Capitol Records. Foram três sessões duas em 1949 e uma em 1950.
Enquanto isso, os músicos como Miles Davis, Gerry Mulligan, Lee Konitz, Gil Evans, John Lewis e outros que haviam participado das gravações, estavam impressionando o público gradualmente em concertos e outras performances ao vivo com novos conceitos musicais, o tipo de arranjos e o som designados como "cool". A publicação tardia do disco veio para mostrar estes novos horizontes do estilo de jazz, tornando disponível para o público em geral o JAZZ COOL. Essas gravações são agora consideradas como um dos capítulos mais importantes do jazz moderno.
(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

ÁLBUM BIRTH OF THE COOL:

1a. sessão: New York, 21/janeiro/1949

Miles Davis (tp), Kai Winding (tb), Junior Collins (trompa), Bill Barber (tu), Lee Konitz (sa), Gerry Mulligan (sbar), Al Haig (pi), Joe Shulman (bx), Max Roach (bat) e John Lewis (arranjo)

·         Jeru (Gerry Mulligan) -3:10 - (arranjo GM)
·         Move (Denzil Best) – 2:35 -  (arranjo JL)
·         Godchild (George Wallington) - 3:12 - (arranjo GM)
·         Budo (Miles Davis / Bud Powell) – 2:34 - (arranjo JL)

2a. sessão: New York, 22/abril/1949

Miles Davis (tp), J.J. Johnson (tb), Sandy Siegelstein (trompa), Bill Barber (tu), Lee Konitz (sa), Gerry Mulligan (sbar), John Lewis (pi), Nelson Boyd (bx), Kenny Clarke (bat) e  Gil Evans, John Carisi (arranjo)

·         Venus de Milo (Gerry Mulligan) – 3:14 - (arranjo GM)
·         Rouge (John Lewis) – 3:17 - (arranjo JL)              
·         Boplicity (Cleo Henry) – 3:02 - (arranjo GE)
·         Israel (Johnny Carisi) – 2:19 - (arranjo JC)

3ª. sessão:  New York, 9/março/1950

Miles Davis (tp), J.J. Johnson (tb), Gunther Schuller (trompa), Bill Barber (tu), Lee Konitz (sa), Gerry Mulligan (sbar), John Lewis (pi), Al McKibbon (bx) e Max Roach (bat)
 
·         Deception (Miles Davis) – 2:50 - (arranjo MD)      
·         Rocker (Gerry Mulligan) – 3:07 - (arranjo GE)
·         Moon Dreams (Chummy MacGregor/ Johnny Mercer) – 3:21 - (arranjo GE)
·         Darn That Dream (Eddie DeLange / James Van Heusen) – Kenny Hagood (vcl) 3:26 - (arranjo GM)

A seguir você pode ouvir 1 faixa de cada sessão:
MOVE / BOPLICITY / ROCKER




2 comentários:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:
Excelente postagem para recordar-se a sonoridade "orquestral" das raizes do "cool".
Como afirmou Mulligan (vide contra-capa), tive sorte de estar no lugar certo e no momento certo para fazer parte do grupo......
A constituição dos grupos confirma o fato de que Miles sempre foi um excepcional arregimentador (ainda que um apenas médio trumpetista).
Abraços,

PEDRO CARDOSO

Anônimo disse...

Um disco fantástico e existe um álbum CD chamado Complete Birth Of the Cool com 25 músicas gravadas naquela época por esses grupos incluindo as do famoso LP. òtima postagem Major
Carlos Lima