Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

DO OUTRO LADO DO JAZZ # 7

06 fevereiro 2007

DA CERA AO RAIO LASER (4)

Nos anos de 1940 surgiu o processo de gravação magnética e em 1948 foi produzido, comercialmente e pela Columbia Records o 1º disco de longa duração o famoso LP - long play - termo consagrado mundialmente referindo-se à tecnologia de gravações em microssulcos com a velocidade de 33 1/3 rpm. Tal processo foi alavancado no pós-guerra com o desenvolvimento dos poliésteres plásticos ou simplesmente vinil. Os discos com este material foram chamados de inquebráveis (unbreakable) em comparação aos anteriores de 78rpm feitos em goma-laca (shellac), estes altamente quebráveis.Aliado ao novo material um novo processo mecânico permitiu aumentar a quantidade de sulcos (grooves) de 40 para 100 por centímetro desenvolvido por Peter Goldmark em 1947 passando a ser conhecido por microssulco. Com o vinil foi possível também introduzir um novo padrão de registro de frequências permitindo a gravação e reprodução de ampla faixa com muito pouco ruído de fundo. Naturalmente que os estúdios de gravações também foram modernizados empregando o registro sonoro através de fitas magnéticas e circuitos eletrônicos mais elaborados.

O primeiro LP comercial não era de música de Jazz, introduzido em 21/junho/1948 pela Columbia um 10 polegadas (ML 2001) com a Beethoven's 8th Symphony regida por Bruno Walter e a New York Philharmonic e logo a seguir o primeiro de 12pol também da Columbia (Col. ML 4001) cabendo ao magnífico Mendelssohn's Violin Concerto, com Nathan Milstein solista e a New York Philharmonic Orchestra regida também por Bruno Walter. O LP permitia fantásticos 30 minutos de música em cada lado e pode-se imaginar o que isto passaria a significar para os músicos de Jazz, agora bem mais livres daqueles 3½ minutos de duração de cada lado do 78rpm.

Então o primeiro LP de um músico de Jazz coube ao grande Duke Ellington um 10pol - The Liberian Suite (CL-6073-1948) gravado pela Columbia no New York's Liedenkranz Hall em 24/dez/1947, também lançado pela Prestige (P-24075).
Seguiram-se os discos compactos de 45rpm e 17,5cm conhecidos como EP (extended play) com pouca acolhida, depois a gravação magnética em multipistas a partir das experiências da RCA Victor desde 1954.


Ocorreu mais adiante o processo estereofônico em 1956 dando uma nova dimensão ao som reproduzido e o primeiro LP de Jazz editado no processo estereofônico coube à banda The Dukes of Dixieland, no álbum - You Have to Hear It To Believe It... vol. 1 pelo selo Audio Fidelity (AFSD 5823 - 1957). Sidney Frey fundador da Audio Fidelity andava por Las Vegas, como sempre procurando novos valores para seu selo quando ao perguntar a um barman se sabia de algo diferente na cidade lhe falou se já havia visto os Dukes of Dixieland que por ali se apresentavam e Sidney acabou por contratar o grupo, coincidindo com a recente instalação dos novos equipamentos e, assim se tornou a primeira banda de Jazz a gravar em estereofonia. A qualidade era impressionante, além da parte técnica de gravação, pela finura na espessura e leveza dos discos.
Ouçamos então o primeiro Jazz estereofônico em Darktown Strutters Ball (Shelton Brooks) com Frank Assunto (tp), Fred Assunto (tb), Papa Jac Assunto (tb e banjo), Harold Cooper (cl), Stanley Mendelson (pi), Roger Johnson (bat) e Bill Porter (bx).


Nenhum comentário: