Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MESTRE LOC: OBRIGADO POR SUA COLUNA NO JB DE HOJE

01 setembro 2005

Gosto não se discute. Ou se respeita ou se ridiculariza, mas sempre da maneira mais barulhenta possível. Assim são nossos almoços habituais das sextas-feiras, onde as novidades são quase sempre atropeladas por algumas dessas trocas de impressões sobre este ou aquele jazzista e como há algumas poucas unanimidades absolutas, nem sempre a troca de opiniões sobre as preferências pessoais são revestidas de absoluta polidez. Às vezes soam mesmo como a torcida do Fla contra a do Flu, assunto que, a propósito, é o segundo mais discutido ali, em vista do equilíbrio numérico entre estas facções.

O agradecimento ao Mestre CJUBiano-Remoto, Luiz Orlando Carneiro, no título do post diz respeito apenas à minha preferência pessoal de saxofonista-tenor, ratificada por nosso guru em suas palavras na coluna de hoje do "B", abaixo transcrita, não só por impecável, "as always", como esclarecedora a alguns outros espíritos. Em tempo, vale notar que a coluna voltou a crescer em termos de espaço, sendo a única para referência exclusivamente jazzística na imprensa do do Rio de Janeiro:


"No meio do saxofone tem um vulcão

Se Sonny Rollins tivesse desaparecido do mundo do jazz antes de chegar aos 30 anos, já teria deixado registrada, em cinco LPs (hoje disponíveis em CDs remasterizados), a obra que dele fez o maior saxofonista tenor de todos os tempos e um improvisador tão genial e influente como Louis Armstrong, Coleman Hawkins, Lester Young, Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Entre maio de 1956 e novembro de 1957, Rollins gravou Tenor Madness, Saxophone Colossus (Prestige), Way Out West (Contemporary), Newk's Time e os dois volumes de Night at the Village Vanguard (Blue Note).

Como a forma de perpetuação por excelência do jazz ainda é o disco, Sonny "Newk" Rollins não precisava ter gravado mais nada para ser consagrado como "chefe de escola" e chamado de "colosso do saxofone". Mesmo assim, depois de seu misterioso retiro de dois anos (1959-61), voltou aos estúdios para reafirmar sua majestade em quatro álbuns antológicos, ao lado de músicos de estilos tão diversos como o guitarrista Jim Hall (The Bridge, RCA, 1962), o trompetista "free" Don Cherry (Our Man in Jazz, RCA, 1963), o patriarca Coleman Hawkins (Sonny Meets Hawkins, idem) e o baterista Elvin Jones (East Broadway Run Down, Impulse, 1966).

Rollins vai muito bem, obrigado, com agenda cheia até o fim do ano, incluindo um tour pelo Japão, em novembro. Na próxima quarta-feira, ele completa 75 anos e celebra a data com o lançamento do CD Without a Song: the 9/11 concert (Milestone 9342) - 70 minutos de música (cinco faixas) de um concerto em que lidera um quinteto com os fiéis Clifford Anderson (trombone), Bob Cranshaw (baixo elétrico) e Stephen Scott (piano), mais Perry Wilson (bateria) e Kimati Dinizulu (percussão).

Esse concerto é dramaticamente relevante, porque teve lugar no Berklee Performance Center de Boston, em 15/9/2001. Ou seja, quatro dias depois do maior atentado terrorista em série de todos os tempos (dois aviões seqüestrados por fanáticos da Al Qaeda destruíram as Torres Gêmeas de Nova York, um terceiro foi arremessado contra o Pentágono, e um quarto - que tinha como alvo a Casa Branca - explodiu no ar. Lembram-se?).

O concerto foi quase cancelado. "Newk" morava no 40º andar de um edifício a apenas seis blocos das Torres e, logo após a tragédia, o prédio foi interditado e os moradores foram evacuados. O gigante do jazz resolveu vencer o estado de choque em que se encontrava e partir para Boston - "exatamente a cidade onde embarcaram os seqüestradores dos aviões, e onde muitos passageiros/vítimas viviam", como anota Bob Blumenthal nas notas do livreto do CD.

A julgar por samples de três faixas do disco - A Nightingale Sang in Berkeley Square (10m57s), Why Was I Born? (16m14s) e Where or when (12m20s) - o velho Sonny estava tão senhor de si, intenso e magnífico no concerto de quatro anos atrás como quando se apresentou na primeira edição do Free Jazz Festival, aqui no Brasil, em 1985. Ou no falecido Jazz Workshop, lá em Boston, onde tive um dos maiores deslumbramentos de minha vida, em matéria de criatividade e técnica musicais, ao ouvi-lo, em dois sets seguidos numa noite de março de 1976.

A música inventada por Sonny Rollins, nesta sexta década de carreira, continua a brotar de seu sax tão natural e fluente como água da fonte. Ou a jorrar, tão inexorável e impactante, como lava de vulcão."

Estive no concerto mencionado de Rollins, no Free Jazz de 85. Nunca vi nada semelhante até hoje, e fui no dia seguinte para o Parque da Catacumba onde ele repetiu, ao ar livre e de graça, sua uma hora e meia de intensa energia, levando a garotada, majoritáriamente não aficionada por jazz, ao delírio, tamanha as suas intensidade e inventividade rítmicas, repassadas ao público através de seu timbre caloroso. Ainda espero poder reviver emoções tão fortes e persistentes, na área musical.

Um comentário:

hhh disse...

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