Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

ELLA FITZGERALD COLLECTION

06 dezembro 2020

Lembramos a informação de que a Verve Records / Universal Music Enterprise tem no mercado uma caixa luxuosa com uma coleção de 10 CDs que reúne cerca de 220 clássicos gravados por Ella Fitzgerald. Esta é a maior e mais abrangente coleção já publicada e será chamada de "ELLA FITZGERALD: THE VOICE OF JAZZ."

Todas as gravações - produzidas originalmente pelo lendário promotor de jazz e criador do selo Verve e Pablo, Norman Granz - foram redigitalizadas para melhorar a qualidade técnica e incluem algumas ao vivo que nunca foram lançadas antes.

A caixa é elegantemente apresentada e inclui uma riqueza de informações escritas e fotográficas, muitas das quais vêm em cada um dos 10 CDs individuais, mas também com um livro de 96 páginas com um relato da história musical de Ella, bem como anotações e registros de dados pelos críticos.

A coleção vai desde as primeiras canções gravadas por Ella Fitzgerald com a orquestra Chick Webb até suas últimas gravações para o selo "Pablo", que foi criado em grande parte por Norman Granz para gravar a lendária cantora de jazz, ao longo de sua época.

Em sua longa e frutífera carreira, Ella percorreu todos os cantos do mundo dando concertos e participando de festivais, sendo aclamada por públicos além das fronteiras do jazz. Ele cantou com orquestras famosas e com a maioria dos músicos de jazz de uma época que durou mais de seis décadas.

Para muitos Ella Fitzgerald continua a ser a vocalista mais importante da história do jazz, mesmo 20 anos após sua morte e levando em consideração que existem muitas outras cantoras lendárias, como Billie Holiday, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Dinah Washington, Betty Carter e um grande número de excelentes cantores contemporâneos. No passado, era conhecida como "a primeira-dama do jazz" e "a rainha do jazz". Esta nova coleção agora foi apelidada de "a voz do jazz".

(Traduzido e adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)


 

Nenhum comentário: