Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

O JAZZ E A INFLUÊNCIA ITALIANA

28 março 2019


Bebop, Swing, and Bella Musica é  o título do livro escrito por Bill Dal Cerro e David Anthony Whitter, no qual a imensa influência dos imigrantes ou dos de origem italiana em músicos de jazz ao longo dos anos e é explorado, desde os tempos de  Nova Orleans, até o presente.
Louie Bellson Louis Prima, Frank Sinatra, Joe Lovano, Roberta Gambarini, Lennie Tristano, Tony Bennett, Buddy DeFranco, Flip Phillips e dezenas de outros grandes nomes do jazz aparecem em suas páginas.
Além de jazz, o livro documenta os anos difíceis, quando imigrantes italianos custaram a se integrar na sociedade norte-americana, de linchamentos em Nova Orleans, discriminação e rejeição, anos de depressão e pobreza para as experiências marcantes de quem chegou à fama e aclamação mundial.
O livro inclui entrevistas com grandes personalidades do jazz italiano tais como a origem Joe Lovano, Al Di Meola, Pat Martino, John Pizzarelli e Frank Catalano, entre outros.
O saxofonista Joe Lovano disse comentando sobre este trabalho:
 ─ "Jazz tem uma raiz específica - a experiência afro-americana - mas a árvore também tem muitos ramos em ouras culturas que se encontram no jazz, dando inspiração mútua, que é o que faz deste gênero ser tão bonito."

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)


3 comentários:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Pelo resumo deve ser obra importante.
Correrei atrás !

Nelson disse...

Deve ser uma obra interessante, visto que o jazz, desde o "boom" dos anos 20, do século passado ( a chamada "Era do Jazz"), passou a ser um idioma musical internacional. Atingindo a Europa, com influência em países como a Alemanha, Rússia, Holanda, Suécia, Dinamarca e França.
No pós-guerra, as "bandas de swing" espalharam o idioma com a vitória Aliada. Nos anos 50, Romano Mussolini ( filho do ditador Benito Mussolini) um excelente pianista, criou um grupo ,na Itália, influenciado pelos arranjos tirados do 'westcoaster" Shorty Rogers, tendo produzido excelentes gravações com "enssenble' e também com seu trio.
Boa "dica", Mestre Major.
Abç.

"Nels"

Nelson disse...

lei enssamble e não como grafado no texto.
Obrigado
"Nels"