Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

O JAZZ E A INFLUÊNCIA ITALIANA

28 março 2019


Bebop, Swing, and Bella Musica é  o título do livro escrito por Bill Dal Cerro e David Anthony Whitter, no qual a imensa influência dos imigrantes ou dos de origem italiana em músicos de jazz ao longo dos anos e é explorado, desde os tempos de  Nova Orleans, até o presente.
Louie Bellson Louis Prima, Frank Sinatra, Joe Lovano, Roberta Gambarini, Lennie Tristano, Tony Bennett, Buddy DeFranco, Flip Phillips e dezenas de outros grandes nomes do jazz aparecem em suas páginas.
Além de jazz, o livro documenta os anos difíceis, quando imigrantes italianos custaram a se integrar na sociedade norte-americana, de linchamentos em Nova Orleans, discriminação e rejeição, anos de depressão e pobreza para as experiências marcantes de quem chegou à fama e aclamação mundial.
O livro inclui entrevistas com grandes personalidades do jazz italiano tais como a origem Joe Lovano, Al Di Meola, Pat Martino, John Pizzarelli e Frank Catalano, entre outros.
O saxofonista Joe Lovano disse comentando sobre este trabalho:
 ─ "Jazz tem uma raiz específica - a experiência afro-americana - mas a árvore também tem muitos ramos em ouras culturas que se encontram no jazz, dando inspiração mútua, que é o que faz deste gênero ser tão bonito."

(traduzido e adaptado do blog Noticias de Jazz)


3 comentários:

pedrocardoso@grupolet.com disse...

Estimado MÁRIO JORGE:

Pelo resumo deve ser obra importante.
Correrei atrás !

Nelson disse...

Deve ser uma obra interessante, visto que o jazz, desde o "boom" dos anos 20, do século passado ( a chamada "Era do Jazz"), passou a ser um idioma musical internacional. Atingindo a Europa, com influência em países como a Alemanha, Rússia, Holanda, Suécia, Dinamarca e França.
No pós-guerra, as "bandas de swing" espalharam o idioma com a vitória Aliada. Nos anos 50, Romano Mussolini ( filho do ditador Benito Mussolini) um excelente pianista, criou um grupo ,na Itália, influenciado pelos arranjos tirados do 'westcoaster" Shorty Rogers, tendo produzido excelentes gravações com "enssenble' e também com seu trio.
Boa "dica", Mestre Major.
Abç.

"Nels"

Nelson disse...

lei enssamble e não como grafado no texto.
Obrigado
"Nels"