Série “PIANISTAS DE
JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
59ª Parte
(51)
DICK TWARDZIK Bopper, apenas
24 anos de vida
Richard Henryck Twardzk, artisticamente DICK TWARDZIK, pianista e compositor
norte-americano, nasceu em 30 de abril de 1931 na cidade de Danvers, estado de Massachusetts
(vizinho de New York e cuja capital é Boston), vindo a falecer com apenas 24
anos em Paris, França, em 21 de outubro de 1955 (mesmo ano do falecimento de
Charlie Parker)
Com apenas 07 anos iniciou seus estudos de música
clássica e de piano, destacando-se entre seus diversos mestres Margaret
Chaloff, mãe do saxofonista.barítono Serge Chaloff.
TWARDZIK estudou na “Longy School of Music” de Cambridge,
em seu estado natal, assim como no “New England Conservatory of Music” de
Boston, capital do estado (tradicional instituição privada fundada em 1867),
sendo que alí aprendeu a tocar a harpa.
Aos 14 anos iniciou suas atividades profissionais
com Herb Poomeroy, Serge Chaloff e Charlie Mariano.
TWARDZIK tocou com as orquestras de Tommy Reynolds e de Charlie
Barnet, além de realizar temporada nos U.S.A. com a banda de Lionel Hampton.
Infelizmente muito cedo tornou-se dependente de
droga.
Com 21 anos e nos dias 11 e 14 de dezembro de 1952,
TWARDZIK tocou com Charlie Parker no
“Hi-Hat Club” de Boston, em atuações que ficaram gravadas:
- no dia 11
o sexteto de Charlie Parker com ele ao saxofone.alto, Joe Gordon no trumpete,
Bill Wellington no saxofone.tenor, TWARDZIK
no piano, Charles Mingus no contrabaixo e Roy Haynes à bateria, apresentaram-se
com transmissão pelo rádio e tendo sido
registrada longa execução do clássico “I Remember April” (10’24”) disponível no
volume 11 do estojo “BIRD”;
- no dia 14
e como “Charlie Parker & All Stars”, sendo apresentador Symphony Sid,
reuniu-se a mesma formação anterior mas sem o tenor de Wellington, apresentação transmitida
pela rádio “WCOP”, ficando registrados os temas “Ornithology” (4’11”), “Cool Blues” (5’22”), “Groovin’ High”
(5’20”), “Don’t Blame Me” (8’51”),
“Scrapple From The Apple” (5’51”), “Cheryl”(5’21”) e “Jumpin’ With
Symphony Sid” (2’17”), todos no CD Uptown 27.42.
Nessa época muitos e muitos músicos de Boston,
ademais de Charlie Parker depois de atuar com ele, consideravam TWARDZIK um “gênio”.
Em 1954 ao lado e com produção de seu admirador
Russ Freeman, ele gravou o álbum “Richard Twardzik Trio” pelo selo “Pacific
Jazz” (que pode ser apreciado pelo Google), aclamado pela crítica e pelos
músicos como “obra prima”, sendo que que o pianista e compositor Marc Puricelli
declarou que “se ele tivesse sobrevivido, teria provavelmente mudado todo o
curso do piano do JAZZ”.
É considerado
um precursor de Bill Evans e de Keith Jarrett.
O livro de James Gavin “No Fundo de um Sonho – A
Longa Noite de Chet Baker” (Editora Schwarcz Ltda., 493 páginas, excelente
tradução de Roberto Muggiat, 2002), é pródigo em citações sobre TWARDZIK, destacando-se o trecho
em que afirma a importância “do aporte
do rico conhecimento de harmonia clássica e plenitude orquestral trazidos para
o teclado; TWARDZIK debruçava-se sobre cada frase cruzando referências do
blues, do boogie-woogie e as harmonias de vanguarda de Thelonius Monk, com
toques de Bach, Brahms e Chopin”.
Em 1955 e por influência de seu baterista Peter
Litman, “colega de agulha” de TWARDZIK,
Chet Baker contratou o pianista para temporada na Europa que se iniciaria em
Paris em setembro, para seguir pela Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Itália
e Islândia.
Na sexta-feira 21 de outubro de 1955, o grupo do
trumpetista Chet Baker aguardava TWARDZIK
para gravação nos “Pathé Sudios” (rua Magellan, próxima do “Champs-Elysées”),
mas ante a demora do pianista em comparecer, um telefonema para o Hotel
Madeleine na Rua Saint Benoit levou o gerente deste a encontrar TWARDZIK morto por overdose, sendo que
a porta do apartamento onde estava hospedado teve que ser arrombada, já que ele
a havia trancado por dentro.
As seguintes gravações nos permitem apreciar a arte
de TWARDZIK:
- “Richard Twardzik em Trio”, 1954, “Pacific
Jazz”, depois “Mosaic Records”;
- “Chet Baker In Europe”, pela “Pacific Jazz”,
1955;
- “The Last Set”, “Pacific Jazz”, 1962;
- “1954 Impovisations”, “New Artists”, 1954;
- “Chet Baker With Dick Twardzik”, “Lone Hill
Jazz”, 2004;
- “Chet Baker Quartet Featuring Dick Twardzik –
The Lost Holland Concert – September 18, 1955”, selo “RLR”, 2006.
Pode-se apreciar a técnica, o feeling e a perfeição
de TWARDZIK em 02 momentos via
Internet: comentários com base no já
citado “Richard Twardzik Trio” pelo selo “Pacific Jazz” com o título “The Last
Set, Pacific Jazz Records, Partes 1 (8’06”) e 2 (9’39”)”, além de, em companhia
do grande Russ Freeman, deliciar-nos com o clássico “I Remember April”.
Como pianistas favoritos TWARDZIK cultuava Art Tatum, Bud Powell, Walter Gieseking, Claudio
Arrau e Vladimir Horowitz; essa miríade
de influências pode ser apreciada nas suas magníficas gravações (ainda que poucas).
Tratou-se de um pianista super-dotado que atuava e
compunha com soluções harmônicas próprias, muito pessoais, singulares na
história do JAZZ e que, com certeza e infelizmente pela droga, nos negou toda
uma história de beleza e criação.
Retornaremos com o pianista JOE SULLIVAN
Um comentário:
òtimo pianista já esteve no pod 397, vou reprogramá-lo mais adiante agora com Chet Baker, valeu
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