O volume e a qualidade das composições de BARRY podem ser avaliados na seguinte relação parcial: "Morning Coffee", "Luminescence", "Like This!", “Nicaragua", “You Sweet And Fancy Lady", "Rouge", "Looking Glass", "For the Moment", "That Secret Place", "Nobody's", "The Bird Of Red And Gold", "Anachronism", "Sphere", "Around The Corner", "Stay Right With It", "Clockwise", "Off Monk", "Oh So Basal", "Now And Then", "Sweet Sewanee Blues", "Renaissance", "And So I Love You" e "With A Grain Of Salt".
GRAVAÇÕES
A discografia de BARRY como lider é extensa e inclui alguns discos indispensáveis em qualquer discoteca, a saber e apenas como alguns exemplos: "Breakin' It Up" (Argo, 1958), "Chasin' The Bird" (Riverside, 1962), "Luminescence!" (Prestige, 1967), "Barry Harris At The Jazz Workshop" (Riverside, 1960), "Listen To Barry Harris" (Riverside, 1961), "Never Than New" (Riverside, 1961), "Barry Harris In Spain" (Nuba, 1991), "The Last Time I Saw Paris" (Vênus, 2000), "Vicissitudes" (MPS, 1972), "Live In Tokyo" (Xanadu, 1976), "The Bird Of Red And Gold" (Xanadu, 1989), "Live At Maybeck Recital Hall, Volume Twelve” (Concord, 1990), "Live In New York" (Reservoir, 2002) e "Live In Rennes" (Plus Lion, 2009).
DOCUMENTÁRIOS
O documentário “Passing It On - A Musical Portrait Of Barry Harris - Pianist And Teacher” dirigido por David Chan e Ken Freundlich (Rhapsody Films, 23 minutos, cores, 1986) é importante por nos mostrar BARRY lecionando para músicos e cantores, lecionando no “Jazz Cultural Center” e ensinando técnicas de digitação ao piano para alunos. No final do documentário BARRY prepara-se para apresentação ao lado de Red Rodney, Pepper Adams e Clifford Jordan (que nas notas da capa é, erroneamente, indicado como Clifford Brown).
Esse documentário foi lançado originalmente em VHS e não temos notícias de versão em DVD, exatamente como no documentário citado a seguir.
“Thelonius Monk – Straight No Chaser” produzido por Clint Eastwood (Warner, 90 minutos, P&B, 1988), é documentário que nos presenteia com um magnífico dueto de BARRY com Tommy Flanagan no clássico de Monk “Well, You Needn’t”, assim como ensaiando o tema, também de Monk, “Misterioso”. Interessante apreciar-se a perfeição técnica de Flanagan, enquanto BARRY emula o toque de Monk, revelando como ouviu Monk à exaustão.
HOMENAGENS
As homenagens e prêmios concedidos a BARRY são muitas e bem expressivas, podendo citar-se:
- em 1989 e pela “NEA” o título de Jazz Master;
- em 1995 foram 03 prêmios, a saber, Doctor Of Arts pela “Northwestern University”, Honorary Jazz Award pela “House Of Representatives” e Prêmio Presidencial Especial em reconhecimento da dedicação no desempenho e na educação no Jazz;
- em 1997 o reconhecimento pela “Excelência na Música e na Educação no Jazz” e também o “Dizzy Gillespie Achievement Award”;
- em 1998 recebeu carta de congratulação da “Casa Branca” pelo seu trabalho como musico e educador no Jazz, assim como foi agraciado pela “National Association Of Negro Musician” com o Lifetime Achievements Award for Contributions to the Music World;
- em 2000 BARRY foi incluído no “American Jazz Hall Of Fame” por sua contribuição para o mundo do JAZZ.
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