Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

30 outubro 2018



Série   PIANISTAS  DE  JAZZ

Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas

57ª Parte   -    II
(49)(b)   DAVE BRUBECK      Um Formador de Público

Prosseguimos com o foco na figura de Dave BRUBECK, relacionando algumas de suas principais gravações, claro que a imensa maioria em quarteto (ano, título do álbum, etiqueta), umas poucas delas com breves comentários.
O inicio das gravações de BRUBECK data de 1946, prosseguindo pela etiqueta “Fantasy” em 1948 e 1953.

1951 - Brubeck / Desmond - Fantasy
1952 - Jazz At Storyville - Fantasy
1952 - The Dave Brubeck Quartet - Fantasy
1953 - Jazz At Oberlin - Fantasy
1953 - Jazz At The College Of The Pacific - OJC
1953 - Jazz At The College Of The Pacific, Vol. 2 - OJC
1954 - A Place In Time - Columbia - Excelente álbum com o quarteto BRUBECK, Desmond, Bob Bates e Joe Dodge, desfilando clássicos como “Audrey”, “Jeepers Creepers”, “A Fine Romance” e mais 05 temas
1957 - Jazz Impressions Of The U.S.A. - Columbia - Primeira gravação da série “Impressions”, mais tarde seguida por “Eurasia”, “Japan” e “New York”
1957 - Jazz Goes To Junior College - Columbia - Este álbum e mais o “Jazz Goes To College” foram reunidos em um álbum duplo sob o título “The Dave Brubeck Quartet On Campus”, contendo as 12 faixas dos outros dois, com todas as 12 faixas e as duas formações – sempre BRUBECK e Desmond, com Joe Dodge/Joe Morello à bateria e Bob/Norman Bates ao contrabaixo
1958 - Jazz Impressions Of Eurasia - Columbia - O segundo álbum da série “Impressions”
1959 - Gone With The Wind - Columbia - Album duplo com 16 faixas a cargo de Brubeck/ Desmond/Wright/Morello, desfile de clássicos como “The Lonesome Road”, “Georgia On My Mind”, “Basin Street Blues”, “Ol’ Man River” e outros, acompanhados das faixas do álbum “Time Out”, comentado a seguir
1959 - Time Out - Início das capas dos LP’s de BRUBECK com a participação de Miró (outras com artistas famosos foram “Time Further Out”, “Time In Other Space” e “Time Changes”). Esse o álbum que projetou definitivamente o quarteto (mais de 01 milhão de cópias vendidas), com 07 faixas excelentes, cada uma em andamento distinto: “Blue Rondo A La Turk” (“9/8”), “Strange Meadow Lark”(harmonias em terças e quartas com frases de 10 compassos), “Take Five” (“5/4”), “Three To Get Ready”(sequência repetida de 02 compassos de 3, seguido de 02 compassos de 4), “Kathy’s Waltz” (iniciado com 4/4 seguido de valsa), “Everybody’s Jumpin’” e “Pick Up Sticks” (ambos em “6/4”). Essa gravação foi a primeira de BRUBECK com farta experimentação em “tempos”
1960 - Adventures In Time - Columbia - A meu juízo um dos melhores álbuns do quarteto Brubeck / Desmond / Gene Wright / Morello, com um total de 21 faixas (trata-se de álbum duplo), variação de tempos, unidade musical dos 04 integrantes e temas da mais alta musicalidade, entre os quais e com absoluto destaque “Cassandra” (“4/4”). Além disso desfilam “Castilian Drums” (“5/4”), “Unisphere” (“10/4”), “Cable Car” (“3/4”) e muito mais. Realmente e para o ouvinte “uma aventura no tempo”. Album duplo recomendado sem restrições
1961 - The Real Ambassadors - Columbia - Esse álbum, muito bom, é a expressão do f New trabalho desenvolvido em 1960 por BRUBECK com a esposa Iola, em que o roteiro foi baseado nas apresentações do quarteto nos “colleges” (patrocinadas pelo Departamento de Estado americano) e resultando no musical de JAZZ “The Real Ambassadors”, sómente apresentado para o público em 1962, no “Monterey Jazz Festival” - comparecem nas faixas do LP o grande Luis Armstrong, o grupo vocal “Lambert, Hendricks & Ross” e a perfeita Carmen McRae
1964 - Jazz Impressions Of Japan - Columbia - Penúltimo da série “Impressions”
1964 - Jazz Impressions Of New York - Columbia - O último da série e seguramente a melhor gravação das “Impressions”, contendo o tema da série de televisão “Mr. Broadway”, além de “Spring In Central Park”, “Summer On The Sound” e 08 temas mais
1966 - Anything Goes! The Quartet Plays Cole Porter - Columbia - Um primor de gravação, a última do quarteto em estúdio, verdadeiro “songbook” de Cole Porter, com o quarteto em plena forma desfilando “Anything Goes”, “Night And Day”, “I Get A Kick Out Of You” e muito mais
1967 - Bravo! Brubeck! - Columbia - Gravação ao vivo em festival no México e com a participação de percussionistas locais
1967 - The Last Time We Saw Paris - Columbia - Última gravação do quarteto BRUBECK/Desmond/Wright/Morello, desfeito logo após – retornariam em apresentações/gravações comemorativas, como em 1976 para reencontro marcando 25 anos da formação do primeiro quarteto de BRUBECK
1968 - Blues Roots - Columbia - A primeira gravação com Gerry Mulligan, acompanhados por Jack Six/Alan Dawson (baixo/bateria) em 07 faixas primorosas, que incluem o clássico “Limehouse Blues”. Como corolário, a melhor capa de LP entre todas as de BRUBECK
1975 - The Duets - A&M - BRUBECK e Desmond em 08 temas que incluem “Alice In Wonderland”, “These Foolish Things”, “Stardust” e mais 05 temas em que os dois “trocam” idéias e belos solos. Longo texto de Paul Desmond na capa, sempre com muito bom humor
1976 - 25th Anniversary Reunion - Horizon / A&M Records - Gravação importante editada no Brasil em 1977 pela “Horizon / A&M Records”, com extensas notas de Doug Raney e textos de cada um dos músicos – BRUBECK, Desmond, Gene Wright (apelidado de “The Senator”) e Joe Morello (transcritos em parte mais adiante). Apenas 06 faixas mas todas de longa duração: “St. Louis Blues”, “Three To Get Ready”, “African Times Suite”(em 03 movimentos), “Salute To Stephen Foster”, “Take Five” e “Don’t Worry ‘Bout Me”.
No ano de 1951, como já visto na “Parte I” da presente resenha, BRUBECK organizou seu “quarteto”: BRUBECK/piano, Paul Desmond/sax.alto, Bob Bates/contrabaixo e Joe Dodge/bateria, tornando-se o "quarteto residente" do night club "Black Hawk" de San Francisco . É a partir desse ano que foram contados os “25 anos” do quarteto, comemorados em 1976 com temporada por 25 cidades americanas em 25 dias, iniciando pelo “Alfred College”, em Alfred / New York, com o grupo viajando em ônibus (08 camas, dois aparelhos de televisão, cozinha, 02 banheiros, chuveiro, 02 sistemas de áudio, um sistema de transmissão/recepção e muito mais). Durante a temporada e em “Fort Wayne” / Indiana, Joe Morello que tinha progressiva deficiência visual desde criança, foi ficando cego - antes da tournée seu oftalmologista em Boston achou que psicologicamente a viagem seria boa para Morello, mas durante o trajeto ele ficou cego.
Com relação aos textos dos músicos abrimos aquí um parênteses para focá-los a seguir, parcialmente, já que constituem-se em documento histórico.
      (a) BRUBECK - Janeiro/1976
Como musicistas, tentamos explorar toda a nossa herança musical – dos tambores africanos a Bach, Jelly Roll, Stravinsky ou Parker. Como seres humanos, tentamos explorar todas as emoções humanas. Nosso trabalho, como improvisadores, é traduzir as emoções numa linguagem musical que aprofunde a nossa compreensão e desperte os nossos sentidos. Sinto o público como um colaborador, como o quinto instrumento do nosso quarteto.........o primeiro desafio que se apresenta a um intérprete de JAZZ é a unificação do público, de modo que ele se torne uma entidade; só depois de conseguir essa união, é que podemos começar a dividir a experiência criativa.........esse momento de inspiração é o propósito do JAZZ.
Paul Desmond, Joe Morello e Eugene Wright têm muita personalidade e dessas diferentes personalidades, perspectivas musicais e experiências vem a força do quarteto.............nós nos comunicamos num plano além dessas diferenças............
          (b) Paul Desmond - Janeiro/1976
..........podemos começar pela tarde em que conhecí Dave BRUBECK....foi no começo de 1944........eu estava na banda do exército, em San Francisco e ele partia para o exterior como soldado.........na Alemanha ele acabou dormindo na cama de Herman Goering (é bom acrescentar, logo, que Goering não estava lá, na ocasião). Naquela tarde, ele veio chegando, ansioso para tocar, desconfiado, andando depressa, enrolado numa jaqueta de lã roxa. Encontramos outros músicos e tocamos cerca de ½ hora. Acho que foi “Rosetta” em “Fá Maior” - o mais perto que Brubeck conseguiu chegar foi um relutante acorde em “Sí”...........e Desmond prossegue cm seu humor cáustico.
             (c) Gene Wright - Março/1976
.......A prova de quanto esse grupo é bom, foi demonstrado pelo fato de que mal tivemos tempo para dizer “olá”, antes de subir ao palco........foi como se tivéssemos nos separado apenas por um mês de férias. Acho que a gravação ao vivo é melhor, porque vocês têm chance de ver o artista expressar-se em seu ambiente natural..................Para mim, é um disco divertido e todos os que assistiram ao concerto, a família e os amigos do Leste, contarão toda a beleza da noite.......
              (d) Joe Morello - Março/1076
,,,,,Sinto que nós quatro amadurecemos muito. Tocamos bem, e eu acho que posso trabalhar em função do grupo e, ao mesmo tempo, conservar uma grande liberdade de criação.............. Pessoalmente estamos felizes apenas por estarmos tocando juntos novamente.........somos quatro pessoas que curtem um reencontro maravilhoso, numa atmosfera sadia de compreensão e respeito........A incrível receptividade do público, aumenta a satisfação dessa tournée.
2006 - Indian Summer - Telarc
2007 - 50 Years: The Monterey Jazz Festival, 1958-2007 - MJF

Ademais dessas gravações de BRUBECK com seu(s) quarteto(s) (ou solo, duo etc) ao longo do tempo, há um documento que recomendamos como mais que importante para conhecimento do pensamento e da técnica de composição desse Maestro do teclado. Trata-se do mini-estojo “Time Out Take Five” (Columbia Records), composto por 02 CD’s e 01 DVD, no mercado em 2009 comemorando os 50 anos do lançamento do álbum “Time Out” de 1959. Nada de novo nos 02 CD’s, com gravações daquele LP de 1959, mas no DVD temos (a) extensa entrevista com BRUBECK em que ele relata como ouve os sons e os tempos (reminiscências inclusive de suas cavalgadas), (b) desfile de fotos do quarteto e (c) filmagem interativa de BRUBECK ao piano, com 03 posições de apreciação (laterais, superior), que podem ser comandadas pelo controle remoto.
Recomendamos mais 02 DVD’s com momentos musicais do quarteto:
(1) Jazz Shots From The West Coast, volume 2 - da “EFORFILMS”, em que Paul Desmond e mais quarteto nos brinda com magnífico solo do clássico e belo tema “Emily” de Johnny Mandel e Johnny Mercer
(2) Jazz Shots From The West Coast, volume 3 – também da “EFORFILMS”, em que o quarteto BRUBECK/Desmond/Wright/Morello se apresenta nos temas “Take Five” de Desmond, “Castillian Blues” e “Raggy Waltz” ambos de BRUBECK.
A “EFORFILMS” lançou 06 DVD’s com “shots”, sendo 03 com músicos da “West Coast” e 03 com músicos da “East Coast”, entre os quais Wes Montgomery, Gerry Mulligan, Shorty Rogers, Lester Young, Teddy Edwards, Bill Evans, Ahmad Jamal, Phil Woods, Thelonius Monk, Johnny Griffin, Oscar Peterson, Duke Ellington, Keith Jarrett, Jimmy Smith, Roland Kirk, Art Pepper, Chet Baker, Phineas Newborn, Toshiko Akiyoshi, Shelly Manne, Miles Davis, Art Blakey, Charlie Parker, Louis Armstrong, Modern Jazz Quartet, Ben Webster, Art Farmer, Count Basie, Art Tatum, Bobby Hackett, John Coltrane, Wynton Marsalis, Dizzy Gillespie, Thad Jones, Woody Herman, Sonny Rollins, Pony Poindexter etc. Ufa ! ! ! . . . São momentos especiais, com imagens bem recuperadas e dignas de qualquer arquivo.
Há também 02 documentários musicais importantes sobre BRUBECK:
(1) Dave Brubeck – Retrato Musical, pela “BBC Vídeo”, comemoração dos 25 anos de “estrada” de BRUBECK em jantar no “Friars Club” de New York, com a presença da esposa IOLA e dos filhos. BRUBECK toca acompanhado dos filhos Danny (bateria), Chris (baixo e trombone) e Darius (teclados), após o que assumem Joe Morello à bateria e Paul Desmond no sax.alto. As memórias são inevitáveis por meio de depoimentos, trocados entre BRUBECK e Desmond, em meio a cenas noturnas de New York
(2) DVD Dave Brubeck – Live In ’64 & ’66, da série “Jazz Icons”, que foi apresentado durante a segunda quinzena de setembro de 2018 na televisão nacional, canal “ARTE”. Apresentação do quarteto BRUBECK / Desmond / Gene Wright / Morello na Bélgica (10/10/1964) e na Alemanha (06/11/1966).

Prosseguiremos com BRUBECK

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