De acordo com críticos e músicos.
A revista JAZZ TIMES publicou a lista dos 40 solos que mais impressionaram os críticos e músicos de
jazz, depois de ter feito uma grande e profunda pesquisa entre eles, que durou
vários meses.
O resultado é lucrativo e
emocionante, pois engloba artistas de todos os períodos e estilos, incluindo
improvisações vocais. Também é um bom guia para aqueles que desejam completar
suas coleções de discos com o melhor que foi gravado ao longo dos anos.
Bem como para os iniciantes na
ARTE MAIOR.
O músico escolhido com mais
solos foi John Coltrane.
Os 40 melhores solos de todos os
tempos, de acordo com esta pesquisa, são os seguintes:
1- Miles Davis. “So What”. Kind of Blue (Columbia, 1959)
2- Louis Armstrong. “Potato Head Blues”. Louis Armstrong & His Hot
Seven. “Potato Head Blues” (OKeh, 1927)
3- Louis Armstrong. “West End Blues”. Louis Armstrong & His Hot
Five. “West End Blues” (OKeh, 1928)
4- Paul Bley. “All the Things You Are”. Sonny Rollins/Coleman Hawkins .
Sonny Meets Hawk! (RCA Victor, 1963)
5- Charlie Christian. “Swing to Bop”. Charlie Christian. Various
compilations (rec. 1941)
6- Ornette Coleman. “Chronology”. Ornette Coleman. The Shape of Jazz to
Come (Atlantic, 1959)
7- John Coltrane. “Chasin’ the Trane”. John Coltrane. Coltrane “Live” at
the Village Vanguard (Impulse!, 1962)
8- John Coltrane. “Crescent”. John Coltrane Quartet. Crescent (Impulse!,
1964)
9- John Coltrane. “Giant Steps”. John Coltrane. Giant Steps (Atlantic,
1960)
10- John Coltrane. “My Favorite Things”. John Coltrane. My Favorite
Things (Atlantic, 1961)
11- John Coltrane. “Resolution” . John Coltrane. A Love Supreme
(Impulse!, 1965)
12- John Coltrane. “Transition”. John Coltrane. Transition (Impulse!;
rec. 1965, rel. 1970)
13- Chick Corea. “Matrix”. Chick Corea. Now He Sings, Now He Sobs (Solid
State, 1968)
14- Israel Crosby, “But Not for Me”. Ahmad Jamal. At the Pershing: But
Not for Me (Argo, 1958)
15- Bill Evans, “Come Rain or Come Shine”. Bill Evans Trio. Portrait in
Jazz (Riverside, 1960)
16- Ella Fitzgerald, “How High the Moon”. Ella Fitzgerald. Mack the
Knife: Ella in Berlin (Verve, 1960)
17- Paul Gonsalves. “Diminuendo and Crescendo in Blue”. Duke Ellington.
Ellington at Newport (Columbia, 1957)
18- Dexter Gordon. “Cheese Cake” . Dexter Gordon. Go (Blue Note, 1962)
19- Charlie Haden. “Ramblin’”. Ornette Coleman. Change of the Century
(Atlantic, 1960)
20- Herbie Hancock. “Actual Proof”. Herbie Hancock. Thrust (Columbia,
1974)
21- Coleman Hawkins. “Body and Soul”. Coleman Hawkins & His
Orchestra. “Body and Soul” (Bluebird, 1939)
22- Freddie Hubbard. “Birdlike”. Freddie Hubbard. Ready for Freddie
(Blue Note, 1962)
23- Freddie Hubbard. “One Finger Snap”. Herbie Hancock . Empyrean Isles
(Blue Note, 1964)
24- Elvin Jones. “Monk’s Dream”. Larry Young. Unity (Blue Note, 1966)
25- Rahsaan Roland Kirk. “C Jam Blues”. Charles Mingus. Mingus at
Carnegie Hall (Atlantic, 1974)
26- Pat Metheny. “Bright Size Life”. Pat Metheny. Bright Size Life (ECM,
1976)
27- Hank Mobley,“Remember”. Hank Mobley. Soul Station (Blue Note, 1960)
28- Oliver Nelson. “Stolen Moments”. Oliver Nelson. The Blues and the
Abstract Truth (Impulse!, 1961)
29- Charlie Parker. “Embraceable You”. Charlie Parker Quintet.
“Embraceable You” (Dial, rec. 1947)
30- Charlie Parker. “Just Friends”. Charlie Parker. Charlie Parker With
Strings (Verve, rec. 1949)
31- Charlie Parker. “Ko Ko”. Charlie Parker’s Ri Bop Boys. “Ko
Ko” (Savoy, 1945)
32- Jaco Pastorius. “Donna Lee”.Jaco
Pastorius. Jaco Pastorius (Epic, 1976)
33- Jaco Pastorius.“Havona”. Weather Report. Heavy Weather
(Columbia, 1977)
34- Sonny Rollins. “Blue 7”. Sonny Rollins. Saxophone Colossus
(Prestige, 1956)
35- Sonny Rollins, Sonny Stitt . “The Eternal Triangle”.Dizzy
Gillespie/Sonny Rollins/Sonny Stitt. Sonny Side Up (Verve, 1959)
36- Wayne Shorter. “On Green Dolphin Street”. Miles Davis. The Complete
Live at the Plugged Nickel 1965
37- Lennie Tristano. “Line Up”. Lennie Tristano. Lennie Tristano
(Atlantic, 1956)
38- McCoy Tyner. “Passion Dance”. McCoy Tyner. The Real McCoy (Blue
Note, 1967)
39- Sarah Vaughan, Clifford Brown. “September Song”. Sarah Vaughan Sarah
Vaughan With Clifford Brown (EmArcy, 1955)
40- Cannonball Adderley. “Milestones”. Miles Davis. Milestones
(Columbia, 1958)
3 comentários:
Só um Bill Evans?
Nenhum Art Tatum?
Nenhum Art Farmer?
Nemhum Bud Powell?
E pasmem: nenhum Dizzy Gillespie?
Listas são realmente controversas...
Grande abraço e continuem fazendo esse trabalho maravilhoso em defesa do jazz.
Estimado MÁRIO JORGE:
Votar solo de Miles Davis em primeiro lugar é, realmente, uma alucinação.
Ainda mais em um álbum com participação de Bill Evans, verdadeiro motor da gravação.
Paul Bley, Ornette Coleman, Roland Kirk, Pat Metheny, Jaco Pastorius......
O assunto é JAZZ ou é marketing e novidadeiros ?
Listinha bem fajuta, que me perdoem os entendidos.
PEDRO CARDOSO
Concordo com vocês, a lista é muito fajuta, coloquei aqui apenas como curiosidade, do que esses supostos entendidos estão pensando. Não se trata de gosto, que é muito pessoal, mas esses nomes Paul Bley, Ornette Coleman, Roland Kirk, Pat Metheny, Jaco Pastorius....não têm o cabedal jazzístico para uma lista de melhores. Falta muita gente. Os solos de Miles são pobres o que realmente segurava sua fama eram seus companheiros sempre dos melhores e muito marketing das gravadoras.
Postar um comentário