Série “PIANISTAS DE
JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
37ª Parte
- 1
(37) PHINEAS
NEWBORN JR. (Resenha
longa) 02 Módulos
O pianista e compositor norte-americano PHINEAS NEWBORN
JR. nasceu em Whiteville, estado do
Tennessee (encravado entre seus vizinhos Kentucky ao norte e Mississippi e
Alabama ao sul, cuja capital é Nashiville e que abriga 124 cidades de
expressão, entre as quais Alamo, Centerville, Chattanooga, Jefferson City, Madison
e outras) a 14/dezembro/1931 e faleceu aos 57 anos em Memphis, no dia 26/maio/1989.
Seu berço foi o de uma família musical: o pai era baterista e dirigente de banda,
enquanto que a mãe era pianista e
cantora - nada melhor para um futuro musico de exceção,
um dos grandes pianistas da história do JAZZ. Seu irmão menor, Calvin,
tornou-se guitarrista anos mais tarde e gravou seguidamente com PHINEAS.
PHINEAS faleceu como já escrito, em Memphis no dia 26/maio/1989,
com pouca idade para o enorme acervo que nos legou -
acervo de qualidade e não de quantidade.
Logicamente e desde muito pequeno PHINEAS dedicou-se ao estudo musical, chegando até a
universidade para completar sua formação:
piano, trumpete, sax.tenor, sax.barítono e trompa.
Tocou em grupo de “R&B”(Rhythm And Blues)
liderado por seu pai à bateria, com o irmão Calvin na guitarra e Tuff Green no
baixo. Mais tarde o grupo incorporou as
então “estrelas” da “Hi Records”, Willie Mitchell e Ben Branch.
O grupo atuou de 1947 até 1951 no então famoso
“Plantation Inn Club” no Arkansas e atuou com a banda de B.B.King na primeira
gravação de 1949, assim como em sessões de gravação para a “Sun Records” em
1950.
A formação encontrava-se em Memphis em 1951, quando
serviu de apoio para que os “Delta Cats” do saxofonista tenor e cantor Jackie
Brenston gravassem “Rocke 88”, selo “Chess Records”, considerada por muitos
como a primeira gravação de “rock and roll” e assim indicada no primeiro
exemplar da revista “Billboard”.
Mais adiante PHINEAS tocou com o guitarrista Saunders King, trabalhou em estúdio de Memphis
ainda em 1951 e, principalmente, com o guitarrista e líder de banda Lou
Sargent, além de nesse período integrar a formação de Lionel Hampton (1950 a
1952) e, também, a do grupo “Tennessee State Collegians”.
Participou de temporada com Willis Jackson em 1953,
após o que ingressou no Exército onde permaneceu até 1955, para depois
trabalhar na orquestra do pai, a par de atuar na Flórida no rádio e na
televisão.
Influenciado por Count Basie, PHINEAS afastou-se do “R&B”, até então a base de seu
trabalho.
Formou um quarteto em 1956 e partiu para a
“maçã”; até então suas primeiras gravações haviam sido como “sideman”
(primeiros anos da década de 1950, participação na gravação “We Tree” de Big
Walter Horton, cantor de blues e executante de harmônica, para a “Sun Records”
e em 1953 e 1956 em quarteto).
Finalmente liderou trio em gravação para a
“Atlantic” (maio de 1956 ao lado de Oscar Pettiford e de Kenny Clarke) e em
quarteto para a “RCA” em outubro de 1956 (Calvin Newborn / guitarra, George
Joyner / baixo e Philly Joe Jones / bateria) gravou o álbum que o projetou
inicialmente, “Phineas Rainbow” para o selo “RCA”.
Já então atuava no “Basin Street”, praticamente sempre
em trio, sua fórmula preferida a partir de então e onde mais vamos encontrá-lo
gravando.
Retornaremos
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