Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

20 julho 2017

Série   “PIANISTAS  DE  JAZZ
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
37ª Parte  -  1
(37)   PHINEAS  NEWBORN  JR.        (Resenha longa)    02 Módulos

O pianista e compositor norte-americano PHINEAS NEWBORN JR. nasceu em Whiteville, estado do Tennessee (encravado entre seus vizinhos Kentucky ao norte e Mississippi e Alabama ao sul, cuja capital é Nashiville e que abriga 124 cidades de expressão, entre as quais Alamo, Centerville, Chattanooga, Jefferson City, Madison e outras) a 14/dezembro/1931 e faleceu aos 57 anos em Memphis, no dia 26/maio/1989.
Seu berço foi o de uma família musical:  o pai era baterista e dirigente de banda, enquanto que a mãe era  pianista e cantora  -  nada melhor para um futuro musico de exceção, um dos grandes pianistas da história do JAZZ.   Seu irmão menor, Calvin, tornou-se guitarrista anos mais tarde e gravou seguidamente com PHINEAS.
PHINEAS faleceu como já escrito, em Memphis no dia 26/maio/1989, com pouca idade para o enorme acervo que nos legou  -  acervo de qualidade e não de quantidade.
Logicamente e desde muito pequeno PHINEAS dedicou-se ao estudo musical, chegando até a universidade para completar sua formação:  piano, trumpete, sax.tenor, sax.barítono e trompa.
Tocou em grupo de “R&B”(Rhythm And Blues) liderado por seu pai à bateria, com o irmão Calvin na guitarra e Tuff Green no baixo.  Mais tarde o grupo incorporou as então “estrelas” da “Hi Records”, Willie Mitchell e Ben Branch.   
O grupo atuou de 1947 até 1951 no então famoso “Plantation Inn Club” no Arkansas e atuou com a banda de B.B.King na primeira gravação de 1949, assim como em sessões de gravação para a “Sun Records” em 1950.
A formação encontrava-se em Memphis em 1951, quando serviu de apoio para que os “Delta Cats” do saxofonista tenor e cantor Jackie Brenston gravassem “Rocke 88”, selo “Chess Records”, considerada por muitos como a primeira gravação de “rock and roll” e assim indicada no primeiro exemplar da revista “Billboard”.
Mais adiante PHINEAS tocou com o guitarrista Saunders King, trabalhou em estúdio de Memphis ainda em 1951 e, principalmente, com o guitarrista e líder de banda Lou Sargent, além de nesse período integrar a formação de Lionel Hampton (1950 a 1952) e, também, a do grupo “Tennessee State Collegians”.
Participou de temporada com Willis Jackson em 1953, após o que ingressou no Exército onde permaneceu até 1955, para depois trabalhar na orquestra do pai, a par de atuar na Flórida no rádio e na televisão.
Influenciado por Count Basie, PHINEAS afastou-se do “R&B”, até então a base de seu trabalho.
Formou um quarteto em 1956 e partiu para a “maçã”;    até então suas primeiras  gravações haviam sido como “sideman” (primeiros anos da década de 1950, participação na gravação “We Tree” de Big Walter Horton, cantor de blues e executante de harmônica, para a “Sun Records” e em 1953 e 1956 em quarteto).   
Finalmente liderou trio em gravação para a “Atlantic” (maio de 1956 ao lado de Oscar Pettiford e de Kenny Clarke) e em quarteto para a “RCA” em outubro de 1956 (Calvin Newborn / guitarra, George Joyner / baixo e Philly Joe Jones / bateria) gravou o álbum que o projetou inicialmente, “Phineas Rainbow” para o selo “RCA”.
Já então atuava no “Basin Street”, praticamente sempre em trio, sua fórmula preferida a partir de então e onde mais vamos encontrá-lo gravando.

Retornaremos

Nenhum comentário: