Um dos principais formadores do Jazz
contemporâneo.
Gunther Schuller, um dos músicos
mais respeitados no mundo do Jazz, compositor, arranjador, escritor, educador e
executante de trompa, que faleceu há 2 anos aos 89 anos de idade.
A Schuller é creditado como sendo
o "arquiteto" da "third stream music" (terceira corrente da
música) há mais de meio século, uma fusão de música clássica e Jazz.
Ele teve uma educação musical
clássica sólida ao estudar violino e trompa, que foi seu instrumento final. Aos
15 anos ele estava tocando em grupos de música clássica e em 1945 lançou seu
primeiro trabalho como solista, o "Primeiro Concerto para Trompa".
Mas sua paixão, quando muito
jovem, foi o Jazz acesa pela Duke Ellington Orchestra e outros grandes. Entre
1949 e 1950 fez parte do grupo de Miles Davis quando gravou os temas lendários
do famoso álbum - "Birth Of The
Cool", onde tocou trompa e fez alguns dos arranjos (50 anos mais tarde
viria a fazer arranjos para re-interpretações de Birth of the Cool feita por
Joe Lovano).
Em 1955, ele e John Lewis
(pianista e arranjador do Birth of the Cool) fundou a Jazz & Classic Music
Society e a Escola Lenox de Jazz em Massachusetts. Schuller e John Lewis são
considerados o "terceiro fluxo", que foi o primeiro movimento
importante que fundiu o Jazz com a música clássica.
Gunther Schuller também tocou com
Charles Mingus, Jimmy Giuffre, John Lewis, Ornette Coleman, Eric Dolphy, Dizzy
Gillespie, J.J. Johnson, Bill Evans, Roy Haynes e Joe Lovano, entre outros
grandes nomes do Jazz.
Mas ao final dos anos 50 sua
carreira passou ao ensino de música e a produção de livros, embora
ocasionalmente continuasse tocando Jazz até muito recentemente a seu
falecimento. Ele também foi um comentarista respeitado e crítico de Jazz.
Early Jazz: Its Roots and Musical Development
and The Swing Era: The Development of Jazz, 1930-1945 (1989). Suas
memórias - Gunther Schuller: A Life in
Pursuit of Music and Beauty, estão entre os seus principais livros.
Em 1994, ele ganhou o Prêmio
Pulitzer e em 1988 o Prêmio William Schuman. Ganhou dois prêmios Grammy e o
Prêmio NEA Jazz Masters. Ao longo de sua carreira, ele recebeu dez graus
honoríficos e a medalha póstuma - MacDowell para compositores.
(traduzido e adaptado do blog
Noticias de Jazz)
Do livro - Glossário do Jazz –THIRD
STREAM - literalmente a terceira
corrente expressão que a partir dos anos 50 passou a designar uma tendência
musical que procurava sintetizar o Jazz com a música europeia clássica ou
contemporânea. O musicólogo e compositor Gunther Schuller e o pianista John
Lewis líder do Modern Jazz Quartet foram os principais iniciadores e
responsáveis diretos por esta corrente musical tendo Gunther, inclusive, criado
no New England Conservatory of Boston o departamento Third Stream Music. Alguns
trabalhos interessantes chegaram a ser realizados, mas as eternas e
incompatíveis rivalidades como: música escrita x improvisação e erudição x
espontaneidade acabavam por convergir para aquela outra: — música de brancos x
música de afro-americanos. Qualquer processo de se mesclar ou fundir suas
características modernas, (uma vez que no passado esta fusão já havia ocorrido
entre música negra africana e música branca europeia), passa a negar todo um
embasamento histórico irreversível e imutável que é o Jazz como sendo música
popular afro-americana dos EUA. O resto são apenas experiências, válidas, mas
apenas experiências. Apesar de que, muito antes, algumas tentativas foram
registradas como o Jazz sinfônico produzido por Paul Whiteman (*1890 †1967) e
sua orquestra, a composição In A Mist (1927) de Bix Beiderbecke, a Innovations
In Modern Music de Stan Kenton, e outras... Alguns compositores e artistas envolvidos com a THIRD STREAM: Jay Jay
Johnson (Poems for Brass, 1956), André Hodeir (On a Blues no álbum American Jazzmen
Plays A. Hodeir Essais, 1957, Bill Russo (An Image of Man do álbum Lee Konitz
with Strings, 1958), Gunther Schuller (Concertino for Jazz an Orchestra, Modern
Jazz Quartet and Symphony Orchestra, (Atlantic 1359 - 1961), Don Ellis
(Improvisational Suite n0 1, 1960), Jimmy Giuffre (Three We, 1962),
Larry Austin (Improvisations for Orchestra and Jazz Soloist, 1967), Anthony
Braxton (Composition 82, For Four Orchestras, 1978), e ainda Gil Evans, George
Russell, Dave Brubeck e outros... Talvez o mais interessante e
consistente trabalho tenha sido registrado no LP ― Third Stream Music - Modern Jazz Quartet & Guests – (Atlantic -
940044 – 1960) contando com a participação do grupo The Beaux Arts String
Quartet.
Temas / solistas e
créditos:
A1 Da
Capo
Bass – Ralph Pena
Clarinet, Saxophone
[Tenor] – Jimmy Giuffre
Guitar – Jim Hall
3:38
A2 Fine
Bass – Ralph Pena
Clarinet, Saxophone
[Tenor] – Jimmy Giuffre
Guitar – Jim Hall
6:06
A3 Exposure
Bassoon – Many Zegler
Clarinet – William
McColl
Flute – Bob Di Domenica
French Horn – Paul
Ingraham
Harp – Betty Glamann
9:43
B1 Sketch
Viola – Carl Eberl
Violin [1st] – Gerald
Tarack
Violin [2nd] – Alan
Martin
5:30
B2 Conversation
Viola – Carl Eberl
Violin [1st] – Gerald
Tarack
Violin [2nd] – Alan
Martin
More musician:
Bass – Percy Heath
Cello – Joe Tekula
(tracks: A3, B1, B2)
Conductor – Gunther
Schuller (tracks: A3, B1, B2)
Drums – Connie Kay
Piano – John Lewis
Supervised By – Nesuhi
Ertegun
Vibraharp – Milt
Jackson
2 comentários:
Estimado MÁRIO JORGE:
Excelente retrato de um dos maiores e melhores músicos / escritores do JAZZ, um exemplo de profissionalismo, dedicação, criação e empenho pelo melhor.
Um senhor "cavalheiro" !
PEDRO CARDOSO
Espetacular esta "reportagem" Major excelente matéria
Carlos Lima
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