Série “PIANISTAS DE
JAZZ”
Algumas Poucas Linhas Sobre o Piano e os Pianistas
34ª Parte - Módulo III
(34)(c) BUD POWELL “O”
Bebop (Resenha
longa, 05 módulos)
FILMOGRAFIA
São
poucos os documentários com a presença de BUD
POWELL mas, felizmente, todos eles com atuações ao vivo. Listamos os 05 (cinco) que nos permitem
apreciar a técnica pianística e o “feeling” desse extraordinário mestre do
“Bebop”.
01. Cootie
Williams And His Orchestra
1944, U.S.A., 10 minutos.
Solos
de BUD POWELL, Cootie Williams, Sam
Taylor e Eddie Vinson
Dois números:
“Wild Fire” e “Theme”.
02. Bud
Powell -
Série “Vintage Jazz Collection”.
1959, Blue Note (de Paris), França
BUD POWELL(piano), Lucky Thompson(sax.tenor), Jimmy Gourley(guitarra),
Pierre Michelot (baixo) e Kenny Clarke
(bateria).
Temas apresentados:
“Get Happy”, “John’s Abbey” e
“Anthropology”.
1959,
Club Saint.Germain, França
BUD POWELL, Barney Wilen(sax.tenor), Clark Terry(trumpete), Pierre Michelot(baixo) e Kenny Clarke(bateria).
Temas
apresentados: “Crossin’ The
Channel”, “No Problem”, “Pie High”, “52th Street Theme”, “Blues In
The Closet” e “Miguel’s Party”.
03. Stopforbud.
1963, Dinamarca, 12 minutos, direção de
J.J.Thorsen, J.Poulsen e A.J.Leth.
BUD
POWELL (piano), Niels.Henning Ørsted
Pedersen (baixo) e baterista não identificável. Apresentação em trio com comentários de
Dexter Gordon.
04. Piano Legends -
Série “Naipes do
Jazz”.
1981, U.S.A., 63 minutos, escrito e
dirigido por Burrill Crohn.
BUD
POWELL em 1962 com acompanhantes não identificados, apresentação com
comentários de Chick Corea.
05. Jazz
I Montmartre - Via Internet pelo site “jazzworld”.
(?) ano, 5’21”,
BUD POWELL(piano),
Niels.Henning Ørsted Pedersen(baixo) e
Jorn Elniff (bateria). Execução
em “up.tempo” do clássico de Parker e Gillespie “Anthropology”, demonstrando a
incrível fluência técnica e musical de
Bud nesse andamento.
BIBLIOGRAFIA
Extensas
são as referências em livros sobre BUD
POWELL, seja pela sua supremacia musical enquanto pianista do “bebop”, seja
por representar, ao lado de Charlie Parker, Dizzy Gillespie e poucos mais, a
origem da revolução dessa forma a partir do início da década de 40 do século
passado. Sintetizamos a seguir essas
referências, com base no que entendemos como mais qualitativo sobre BUD POWELL.
01. THE
NEW EDITION OF
THE ENCYCLOPEDIA OF
JAZZ (Leonard
Feather, 1ª Edição, 1956 / reimpressão de 1960, U.S.A.), THE ENCYCLOPEDIA YEARBOOK
OF JAZZ (Leonard Feather &
Ira Gitler, 1ª Edição, 1957, Inglaterra), THE ENCYCLOPEDIA
OF JAZZ IN THE 60’s (Leonard Feather, 1ª Edição, 1960 / reimpressão de
1976, U.S.A.) e THE ENCYCLOPEDIA
OF JAZZ IN THE 70’s (Leonard Feather &
Ira Gitler, 1ª Edição, 1976 /
reimpressão de 1978, U.S.A.). Toda
a coletânea de Leonard Feather (parte da qual com a colaboração de Ira Gitler),
dedica verbetes a BUD POWELL, destacando-o
como o mestre maior do “bebop” no piano.
02. A HISTÓRIA
DO JAZZ (Barry
Ulanov, 1ª Edição no Brasil em 1957, tradução de original americano de 1952),
destaca BUD POWELL nas páginas
348/349 iniciando seu relato com o fato dele “tornar o piano parte integral do
bop”.
03. A HISTÓRIA
DO JAZZ
(Marshall Stearns, 1ª Edição no Brasil em
1964, tradução de original americano de 1962), desfila nas páginas
232/256 um panorama bem vívido do nascimento e do desenvolvimento do “bebop”,
com citações sobre BUD POWELL.
04. O JAZZ
DO RAG AO
ROCK (uma infelicidade de tradução para o
título), (Joachim E. Berendt, 1ª Edição no Brasil em 1975, tradução de original
alemão de 1971, nas páginas 217/218 pontua que “...No jazz moderno a pianística
vem de Art Tatum, mas de BUD POWELL
vem o estilo. Tatum deixou para o JAZZ
um estandarte pianístico inalcançável, mas
Bud criou uma escola....”
05. GRAN ENCICLOPEDIA
DEL JAZZ (04
volumes da Ed. SARPE, 1ª Edição, 1980, Espanha) dedica as páginas 1189 a 1191 a
um bom histórico da vida e da obra de BUD
POWELL.
06. O PIANO
NO JAZZ (Roberto
Muggiati, 1ª Edição, 1982, Brasil) tece um retrato de BUD nas páginas de 20 até 23, arrematando com o fato de que
“..Raros pianistas fizeram tantos seguidores no JAZZ como BUD POWELL, nos Estados Unidos e
no resto do mundo, e seria pura perda de tempo enumerar todos eles...”.
07. OBRAS PRIMAS
DO JAZZ
(Luiz Orlando Carneiro, 1ª Edição, 1986, Brasil), relata nas páginas 73/77 as
qualidades técnicas e as “obras primas” de BUD,
assinalando que “...BUD POWELL..... foi quem realizou, de
modo admirável, a complexa operação de dotar o piano jazzístico de uma linguagem
“bop” fluente, tão eloqüente como a
de Parker no saxofone e a de Dizzy Gillespie no trompete....”.
08. LA DANSE
DES INFIFÈLES,
Francis Paudras, 1ª Edição, Editora
L’Instant, 1986, 409 páginas, Paris França. Prefácio de Bill Evans, texto e fotos (cerca
de 1.050) em P&B: introdução, 56
capítulos (cada um deles com o título de tema de BUD POWELL e “coda”. De todos os livros escritos sobre JAZZ este é
um dos mais importantes pelo histórico,
pela iconografia, pela paixão do autor pelo JAZZ e pelo que significou na vida
de BUD POWELL =
recuperação enquanto esteve na França, vida nova com sucesso e respeito
do público, preparo e retorno aos U.S.A.
É importante assinalar que este livro, por seu material temático e fotográfico, foi a “chave” visual e de
roteiro para o filme de Bertrand Tavernier
“Por Volta da Meia Noite”, que rendeu a indicação de Dexter Gordon para
o Oscar de melhor ator e o Oscar/1986 de trilha sonora para Herbie Hancock.
Graças
ao nosso amigo “cjubiano” ARLINDO
COUTINHO fomos agraciados com convite do Serviço de Divulgação e Relações
Culturais dos U.S.A. e da Warner para
assistir à “avant.premiere” dess filme (20 de agosto de 1987, 20 horas,
auditório do Consulado Americano no Rio de Janeiro, Av.Presidente Wilson 147), o
que fizemos ao lado do COUTINHO e do
saudoso Mestre LULA.
09. THE MAKING
OF JAZZ: A
Compreensive History (James Lincoln Collier, 1ª Edição, 1987, U.S.A., reimpressão do original de 1978, Inglaterra),
é laudatório sobre a carreira e a influência de BUD POWELL enquanto criador de escola, dedicando-lhe as páginas
387/391.
11. THE GREAT
JAZZ PIANISTS
(Len Lyons, 1ª Edição, 1989, U.S.A.), farta-se de citações (assinaladas em 43
páginas) sobre BUD POWELL por todos
os grandes pianistas: sua influência,
sua carreira, seus métodos
12. JAZZ HOT
ENCYCLOPÉDIE - Bebop (Jacques B. Hess, 1ª
Edição, 1989, França) é importante pela abordagem “musical” do “bebop” e pelas
páginas 75/77 sobre BUD POWELL,
destacando que “....Sa virtuosité, son
attaque d’une puissance terrifiante, son drive irrésistible que donne en tempo
ultra-rapide l’impression qu’il pourrair jouer encore plus vite sans rien
perdre de son aisance, ...”.
13. OS GRANDES
CRIADORES DO JAZZ (Gérald Arnaud &
Jacques Chesnel, 1ª Edição em Portugal em 1989, tradução de original
francês de 1985), classifica BUD na página 47 como o estilista
perfeito do piano “be-bop” (.....tinha uma necessidade quase obsessiva de
exprimir completa e fielmente as idéias musicais que jorravam de seu cérebro...).
14. LOS 100
MEJORES DISCOS DEL
JAZZ (Jorge Garcia, Federico G. Herraiz, Federico Gonzales, Carlos Sampayo, 1ª Edição, 1993, Espanha),
destaca BUD POWELL como um “Jazz
Giant”: “…fue la encarnación absoluta e irrepetible del piano moderno….”. O album “Jazz Giants” é um dos 100
recomendados pelos autores, com inteira procedência.
16. OS GRANDES
DO JAZZ - 05
volumes + 72
CD’s (Edições del Prado S.A., 1ª Edição mal traduzida para o português
em 1996/1997, original da Espanha), traz
no 3º volume as páginas 109/120 com alentada biografia e discografia
recomendada de BUD. O CD agregado à edição contem 12 faixas com
boa qualidade técnica de gravação e ótimo repertório (“Tea For Two”, “Lover
Come Back To Me”, “Um Poco Loco”, “Glass Enclosure” etc etc).
17. A CENTURY
OF JAZZ - A Hundred
Years Of The
Greatest Music Ever
Made (Roy Carr, 1ª Edição, 1997, Inglaterra), é uma edição de luxo que
nas páginas 58/81 aborda o “bebop”, evidentemente com destaque para BUD POWELL, Parker e Gillespie.
18. GLOSSÁRIO DO
JAZZ (Mário Jorge Jacques, 1ª Edição, 2005,
Brasil), páginas 247/248, encerra o verbete piano sentenciando que
“.....Contudo foi no “bebop” que o piano adquiriu total independência quanto ao
acompanhamento da mão esquerda atingindo sua apoteose com BUD POWELL e Thelonius Monk....”.
Retornaremos nos próximos dias com o “Módulo IV”
4 comentários:
Mestre Pedro,
Obrigado pela excelente e esclarecedora resenha preparada para o "gênio pianístico" de B.Powell
Um abraço
"Nels"
Estimado NELSON:
Mais 02 "módulos" e termino o foco sobre BUD POWELL.
Abraços,
PEDRO CARDOSO
Obrigado Mestre
Saudações.
Um forte abraço
"Nels"
Maravilha de artigo/compilação/bibliografia. Folgo ao saber que nosso bom CJUB está em nível top em termos de qualidade de informação, graças ao trabalho de nossos Mestres residentes.
Mais uma vez Pedro, parabéns pela grandeza e profundidade do trabalho sobre os pianistas e em particular sobre o "papa".
Abraço,
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