O aclamado documentário sobre a
história da contribuição das mulheres para o jazz, THE GIRLS IN THE BAND, ainda
é exibido nos cinemas norte-americanos, não em circuitos de distribuição
comercial, e até agora apenas um número limitado de DVDs foram vendidos. Agora
ele está disponível para o público em geral através da Internet.
Aqui você vai encontrar as novidades sobre o panorama nacional e internacional do Jazz e da Bossa Nova, além de recomendações e críticas sobre o que anda acontecendo, escritas por um time de aficionados por esses estilos musicais. E você também ouve um notável programa de música de jazz e blues através dos PODCASTS.
Apreciando ou discordando, deixem-nos seus comentários.
NOSSO PATRONO: DICK FARNEY (Farnésio Dutra da Silva)
..: ESTE BLOG FOI CRIADO EM 10 DE MAIO DE 2002 :..
Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna
FILME "THE GIRLS IN THE BAND": DVD JÁ ESTÁ DISPONIVEL
23 agosto 2016
O aclamado documentário sobre a
história da contribuição das mulheres para o jazz, THE GIRLS IN THE BAND, ainda
é exibido nos cinemas norte-americanos, não em circuitos de distribuição
comercial, e até agora apenas um número limitado de DVDs foram vendidos. Agora
ele está disponível para o público em geral através da Internet.
4 comentários:
Estimado MÁRIO JORGE:
Vale a pena tentar conseguir o DVD, que na realidade foi produzido por uma "colagem" de "shorts", dos quais possuo uma boa dezena.
São documentos que demonstram a bela, histórica e preciosa colaboração das MÚSICAS para o JAZZ, particularmente com referência às "big-bands".
Excelente informação e vamos "caçar".
PEDRO CARDOSO
Estimado MÁRIO JORGE:
São exatamente 21;25 horas de domingo 11/setembro e acabo de receber o DVD, que verei amanhã, 2ª feira 12/setembro e depois darei notícias.
Abraços,
PEDRO CARD0OSO
Prezados MÁRIO JORGE e Cjubianos:
Realmente o documentário “The Girls In The Band” é imperdível para todos aqueles que amam e acompanham o JAZZ.
Com fulcro inicial no documentário “A Great Day In Harlem”, em que a fotografia nos mostra as grandes Mary Lou Williams e Marian MacPartland juntas, o documentário entra nos depoimentos de muitas e muitas instrumentistas “remanescentes” de suas atuações nos anos 1930 e 1940.
Lembramos que o “Great Day” foi uma reunião de muitas dezenas de músicos na frente e na escadaria de prédio na esquina da “Lenox” com a “125 st”, reunião marcada para as 11.00 horas de manhã em 1958. No documentário “A Great Day In Harlem” (produção de Jean Bach e narração de Quincy Jones), o grande Bud Freeman duvidava que os músicos comparecesses, já que à época a rotina era tocarem até as 04.00 horas da madrugada e dormirem até o meio-dia.
Todavia o comparecimento foi pleno e a foto um sucesso que percorreu o mundo, sendo objeto do documentário já citado (“A Great Day In Harlem”). O mais curioso é que o autor da foto, Art Kane, não era fotógrafo, mas produtor editorial e entusiasta de JAZZ, sendo essa sua PRIMEIRA FOTO PROFISSIONAL ! ! !
Na mesma ocasião Dizzy Gillespie fotografou um grupo (Ronnie Free, Mose Allison, Charlie Rouse, Oscar Pettiford, Mary Lou Williams e Lester Young), foto mais tarde divulgada por Mary Lou.
Ademais das entrevistas com as instrumentistas da época (1930 e 1940), temos no “The Girls ......” cantoras da época e “takes” com as bandas do “sexo frágil”, nada frágil.
O documentário percorre cronologicamente a chegada da “IIª Guerra Mundial” e o advento do “rock” que tanto contribuiu para a quase morte musical da humanidade e diversas outras fases históricas.
Como “extras” do DVD, destacam-se “Sherrie Maricle e componentes da Diva Jazz Orchestra”, “Mary Lou Williams” e “Jennifer Leitham” em entrevistas mais alongadas e “Another Great Day In Harlem”, uma calorosa reunião das “sobreviventes” no “National Black Theatre” (125st com 5 Av), após meio século em que as mil recordações e amizades são retomadas com muito carinho.
Enfim, é documentário que foi multi-premiado com todas as justiças e honras para aquelas que tanto contribuíram para a história do JAZZ, sendo mais que recomendado para o bom gosto de todos nós.
PEDRO CARDOSO
Prezados MÁRIO JORGE e Cjubianos:
Em tempo - o mais brilhante na produção desse "DVD" é a foto final do "extra" "Another Day In Harlem", quando 66 mulheres instrumentistas (ao lado do grande Billy Taylor) posam no mesmo local onde foi tirada a foto do "A Great Day In Harlem), com 55 músicos. Ou seja, a referência inicial do filme é, também, a bela referência final.
PEDRO CARDOSO
Postar um comentário