Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

Colecionadores: REEDITAM GRAVAÇÕES HISTÓRICAS DE McGHEE

05 outubro 2015

Howard McGhee foi um dos primeiros trompetistas admirado por Miles Davis no final dos anos 40 e uma das figuras importantes do movimento bebop,  mas podemos dizer que ao longo do tempo foi esquecido por muitos.
O rótulo Uptown lançou uma versão em CD de gravações feitas por McGhee entre 1945 e 47, quando o trompetista estava tocando bebop na costa leste dos EUA.
Em 1947, ele ganhou o primeiro lugar na seleção dos críticos da revista Down Beat. Ele atuou com muitos dos grandes nomes da época, incluindo Charlie Parker, Lionel Hampton, Count Basie e Charlie Barnet. McGhee possui 12 álbuns como líder.
Howard McGhee foi um dos pioneiros do movimento bebop em Nova Iorque.
Em 1945, mudou-se para Los Angeles, tocando na Avenida Central e Hollywood Boulevard, onde duas das gravações contidas neste álbum foram realizadas. Entre os músicos que nelas participam são destacados: Hampton Hawes, Teddy Edwards e Chris Sonny, figuras importantes do jazz.
McGhee foi um dos grandes do bebop, não tão virtuoso como Dizzy Gillespie (aliás ninguém era naqueles anos), tinha uma técnica perto da de Fats Navarro, contudo mais polido do que o estilo jovem de Miles Davis. Ele poderia facilmente improvisar nos registros mais altos do trompete e superar harmonias complexas de acordes que possuiam o novo estilo.
Os temas incluídos no CD são: Intro/Night Mist; A Night in Tunisia; Rockin' Chair; Dark Eyes; Don't Blame Me; Howard's Blues; Killin' Jive(Nagasaki); The Man I Love; Mop Mop; Intersection; Stardust; Lifestream; Night Mist; Hoggin; Sweet Potato; Blues a la King; Ornithology; Body and Soul; The Man I love.
Os músicos são: Howard McGhee (tp),Teddy Edwards (st,cl), J.D.King (st), Sonny Criss (sa), Biddle Vernon, Hampton Hawes (pi), Bob Kesterson, Addison Agricultor (bx) e  Roy Porter (bat).
O CD vem com um livreto cheio de informações e imagens em preto e branco. Seu som foi restaurado digitalmente e melhorado consideravelmente pelo engenheiro Andreas Meyer.


(adaptado de Noticias de Jazz de Pablo Aguirre)

2 comentários:

Carlos Tibau disse...

Amigo Mario
Que boa notícia. Gosto muito do som do McGhee. Sempre gostei
Valeu
Abraço

APÓSTOLO disse...

Estimado MÁRIO JORGE:
Excelente notícia e vamos correr atrás.