Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

IMPRESSÕES DE UM RIO DAS OSTRAS NUBLADO

08 junho 2010

Mais uma edição do Festival de Rio das Ostras e a comprovação de que o evento é agora uma realidade reconhecida pela Riotur. Falta a sensibilidade dos governantes deste abandonado município do Rio de Janeiro para perceber que cultura é mais que uma obrigação, música é essencial, é satisfação e qualidade de vida para todos nós.

Este ano em Rio das Ostras estavam presentes representantes de outros estados e até de outros municípios daqui mesmo que foram conferir e entender que parcerias podem ser feitas para otimizar o custo do festival, distribuindo as atrações em outras localidades e assim ter a oportunidade de trazer mais atrações internacionais de peso para nossos abandonados ouvidos.
Apesar da chuva que insistiu em permanecer na região, o público manteve-se animado em todos os palcos. Desta vez não presenciei todas as apresentações mas assisti as que rolaram no palco principal.

A abertura do festival, como sempre, teve a Orquestra Kuarup liderada por Nando Carneiro e que tem a participação especial da flauta e sax de David Ganc. Uma orquestra que conta com a participação de músicos locais, a maioria jovens, alguns adolescentes, que estão ali pela paixão da música e um destaque mais que especial para a clarinetista Nana Albuquerque. Uma grande satisfação ver aqueles meninos e meninas fazendo música de verdade. Uma apresentação sem grandes virtuosismos mas extremamente competente em sua proposta musical e o repertório deste ano focado em Tom Jobim.
Segue a noite com o guitarrista Andre Cristovam, um ícone da nossa discografia blues, acompanhado por outro excelente guitarrista Edu Gomes. Fez uma apresentação muito boa focando no seu disco de estréia Mandinga, relançamento deste ano comemorando seus 20 anos. Andre fez outra apresentação no palco de Iriri no tarde do dia seguinte e nem a chuva atrapalhou a motivação do público e o quarteto fez uma apresentação muito mais incendiária. Com disse ele em um papo muito animado depois do show - “um show muito mais emocional que o da noite anterior, mais técnico” - até pela satisfação de ver um público tão satisfeito e empolgado debaixo da forte chuva que caiu naquela tarde, emendando verdadeiras jam de blues a la Freddie King.

Chega a noite e a esperada apresentação de Raul de Souza foi gratificante. Acompanhado por um quarteto espetacular formado pelo excelente baixista Glauco Soulter, o piano de Jeff Sabagg, a guitarra de Mario Conde e a bateria de Endrigo Bettega, Raul comandou uma verdadeira aula de musica instrumental brasileira swingada, cheia de ritmo e com um bis apoteótico trazendo Bananeira de Donato. Um destaque mais que especial para o baixista Glauco Soulter, uma pegada impressionante e a verdadeira alma rítmica dessa banda.

Michael Landau sobe ao palco com seu power trio formado pela baixista Andy Hess e o baterista Gary Novak. Para os amantes das guitarras, um show e tanto! Soava em certos momento como Stevie Ray, alguns como Jeff Beck, mas Michael tem sua assinatura própria e mostrou uma guitarra com uma pegada muito blues e um verdadeiro domínio das Strato. Um trio muito afinado com uma interação forte entre Andy e Novak, um baixo com uma sonoridade muito encorpada não deixando espaços vazios mesmo nos momentos onde se baixava a dinâmica para os solos de Michael. Gostei do show e foi uma oportunidade de ver um guitarrista muito técnico.

Armandinho mostrou seu virtuosismo com sua guitarra baiana, um show contagiante e uma excelente banda de apoio com espaço até para um Bolero de Ravel e até algumas citações de Hendrix. Uma apresentação curta abrindo espaço para Stanley Jordan que iniciou seu show solo desenvolvendo improvisos em temas livres seguindo acompanhado por Ivan Conti na bateria e Dudu Lima no baixo, elétrico e upright.

Noite seguinte e a ansiedade para a apresentação de Ron Carter, sem dúvida alguma ainda um ícone da música dos músicos. Ron Carter, Mulgrew Miller e Russel Malone sobem ao palco bem ao estilo, terno e gravata. Um show clássico com um repertório baseado em standards conduzido como uma jam e muito espaço para improvisos de Mulgrew e Malone que estavam bem à vontade. Malone com sua insuperável Gibson Birdland suportando na maior parte do tempo uma guitarra rítmica.
Destaque para uma Manhã de Carnaval levada quase em sua totalidade sob o improviso de Carter e My Funny Valentine; e em todos os temas várias citações fechando a apresentação com Soft Winds.
Joey Calderazzo veio colocar mais fogueira e iniciou a apresentação com muita pressão com seu quarteto – contrabaixo, bateria e percussão. Lembrou Michael Brecker com Midnight Voyage (Tales of the Hudson), exacerbou uma forte latinidade em alguns temas, fez citação a Monk e nos presenteou com um Blue in Green.
Michael Stewart virou a chave e veio com um show totalmente a la Miles elétrico. Um banda espetacular e um destaque para o guitarrista Dean Brown, inquieto no palco e com solos de bastante impacto. Somente 1 balada em toda a apresentação e pra fechar o show, não podia ficar de fora, Tutu.
A Rio Jazz Big Band sobe ao palco liderada pela cantora Taryn Spilzman. É uma boa cantora, tem personalidade e presença de palco. A Jazz Big Band veio formada por 4 sax, 3 trompetes e 2 trombones, mais guitarra, baixo elétrico e bateria e todos os arranjos feitos pelo saxofonista AC. Repertório cheio de blues, de Aretha Franklin a Ray Charles passando por Janis Joplin e as canjas do guitarrista Big Joe Manfra e do gaitista Jefferson Gonçalves. Bom show !

A noite de sábado fica resumida ao show da Victor Bailey Band. Baixista virtuoso, acompanhado da mesma cozinha de Michael Stewart e novamente o guitarrista Dean Brown em cena. Mesmo com um início de show debaixo de chuva, mostrou porque é um dos grandes instrumentistas desta nova geração do baixo elétrico. Soou em alguns momentos bem Weather Report, usou do vocalize em alguns temas e fez um show bem eletrizante.

Segue a noite com o gaitista Rod Piazza que entra em cena com um show sem comprometer, rhythm & blues à vontade mas ao estilo branquelo, destoando muito do show anterior liderado por Victor Bailey. Trouxe agito para a platéia com um quarteto sem baixo, este suportado pelo teclado da sua esposa Honey Alexander, mais guitarra e bateria.
TM Stevens é uma figura, literalmente! Irreverente em seu visual afro, assistiu a todos os shows e vibrou com as apresentações. Muito simpático, brincava com todo mundo e se fartou de caipirinhas. Fez um show festa, em sua totalidade ao estilo funkadelic, chamou todo o backstage para o palco e é claro que o público gostou. Só tenho que destacar a baterista Cindy Blackman que ainda conseguia dar um certo colorido na apresentação. Seguido pelo trombonista Glew Andrews que só fez manter o ritmo de festa, foi até para o meio da platéia para ser carregado pela mesma. Confesso, só faltou o bonde do tigrão !

É isso ! Ano que vem tem mais.

13 comentários:

Roberto Murilo disse...

Ron Carter, Mulgrew Miller e Russel |Malone se apresentaram hoje no CCBB e ninguém noticiou previamente. O Globo publicou a matéria nesta terça feira, dia do show.Gostaria de rever esse mestre do contrabaixo, principalmente na companhia de músicos tão brilhantes.

Antônio do Amaral Rocha disse...

Pois é, Gustavo, parece que gostamos das mesmas coisas desta edição do festival. Com relação ao T.M. Stevens, ele é um show a parte do show, mas quem segura a música é mesmo a Cindy Blackman e o Blackbird Macknight. Claro que Delmar Brown é um puta músico, mas na bagunça toda não sobra muito lugar para ele. Mas o show para não esquecer foi o do Ron Carter. Foi uma oportunidade imperdível vê-lo porque não sabe se ele ainda volta por aqui. Seu texto está muito bom! Abraços,
Antônio

Bene-X disse...

Ótimo texto. V. está ficando cada vez melhor em suas resenhas. Abs e keep swingin' and ... Writing ...

APÓSTOLO disse...

Se o festival foi fão bom quanto a resenha do GUZZ, parabéns ! ! !

figbatera disse...

Bela resenha, Gustavo, deu até pra "sentir" como foram algumas das apresentações que não consegui ver.
A chuva atrapalhou mesmo um pouco mas o público não se deixou abater.
Pena que a gente teve pouco tempo pra conversar...
Abração!

Guzz disse...

salve Antonio,
Bom ve-lo por aqui! Apareça sempre.

Apostolo,
A verdade é que "jazz" virou marca e assim fica mais confortavel vender oum evento musical, faz bem pra midia e pro publico.
Eu já tinha dito lá embaixo que de jazz nesse festival era só Ron Carter e o Calderazzo, e Raul de Souza como verdadeiro representante da nossa música instrumental, e assim foi.
Eu gosto de blues e da música de fusão, então um evento nesse formato trazendo várias frentes musicais me agrada.
Eu fiquei um pouco "assustado" com o que eu vi no último dia. Nesse tipo de festival, gratuito, a audiência não pode ser um termometro para avaliar determinados niveis de qualidade, por essa perspectiva vai ser sempre muito bom, o povo quer música e diversão.
Sem duvida, o festival de Rio das Ostras é o maior que temos aqui, em estrutura e publico que passa por lá.

Esperamos Ouro Preto, o próximo da fila, desde a última edição também gratuito.

Abs,

Anônimo disse...

O preclaro guzz não sabe que o Festival de Ouro Preto acabou ?

SAZZ disse...

Gusta,

Vou chover no molhado pois com certeza seu relato, foi muito melhor que o próprio Festival, onde a imprensa leia se Globo e O Dia, desceram o malho inclusive na chuva, frio e vento e também na platéia...

Guzz disse...


Teve bons shows, claro que a chuva atrapalhou as apresentações que ocorreram durante o dia. Destas eu passei somente na Lagoa de Iriri no show do Andre Cristovam onde choveu muito mesmo e do Michael Landau que teve uma tregua das nuvens, não fui em nenhuma apresentação na Pedra da Tartaruga.

Abs,

Guzz disse...

Anonimo
Não há informação do cancelamento deste festival.
O festival de Ouro Preto acontecerá no mes de setembro e este ano o homenageado é Louis Armstrong.

Acesse :
Tudo é Jazz

I-Vans disse...

Ilustre Guzz,
o Tudo É Jazz está mais que de pé!
Apócrifo não merece atenção.
Algumas atrações já foram confirmadas pelo mestre LOC.
Abraço e até OP!

PS. Na última semana de Julho teremos o Savassi Festival. Cheio de excelentes atrações aqui em BH.
http://www.savassifestival.com.br/

Ivan Monteiro.

Anônimo disse...

Unquestionably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the web the simplest thing to be aware of.

I say to you, I certainly get annoyed while people think
about worries that they plainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

Here is my web-site :: online backup server
Also visit my blog post : best online backup service

Anônimo disse...

Do you have a spam issue on this blog; I also am a
blogger, and I was wanting to know your situation; we have developed some nice procedures and we are
looking to trade methods with other folks, please shoot
me an email if interested.

Feel free to visit my website insomnia 3 00
Feel free to visit my weblog - insomnia kent ohio