Tanto ela como o pianista/compositor Clarence Williams secretamente participaram de sessões com o banjoista Buddy Christian, Williams não tendo nenhum crédito na gravação e Margaret ocultada sob o pseudônimo de Margaret Carter.
Grande parte de seu repertório é calcado no Blues Clássico e as canções frequentemente de cunho humoristas ou sexualmente sugestivas. Suas gravações vão até o ano de 1927 e as informações sobre ela até início dos anos 1930, depois desapareceu do "showbizz" não mais se tendo notícia. Assim não se sabe data e local de nascimento nem de falecimento.
Não deve ser confundida com a pianista que acompanhou Billie Holiday e Lester Young em gravações de 1938 ― Margaret "Queenie" Johnson, também muito pouco conhecida.
Duas canções se destacam no repertório de Margaret com voz gutural e gemida (moaning) no seu estilo um tanto country, as quais podemos ouvir abaixo.
DEAD DRUNK BLUES (George W. Thomas) - Gravação original: 14/fev/1927 – New York – Victor 20982-B (mx BVE-37282-2)
SECOND-HANDED BLUES (Mike Jackson) - Gravação original: 14/fev/1927 – New York – Victor 20652 (mx BVE-37281-1)
MARGARET JOHNSON (vocal) acompanhada pelo pianista Mike Jackson, Robert Cooksey na harmônica e Bobby Leecan à guitarra.
Fonte: LP – WOMEN OF THE BLUES – Selo RCA Victor – Vintage Series – LPV-534 – 1966 - USA.
NOTA: Esta postagem encerra a série ― CANTORAS DE BLUES ― na qual foram apresentadas as cantoras: Ida Cox – Clara Smith - Lucille Hegamin - Ma Rainey - Sarah Martin - Sippie Wallace - Victoria Spivey - Mamie Smith - Lizzie Miles e Margaret Johnson. Outras foram focalizadas em Museus anteriores como Alberta Hunter, Bessie Smith e Ethel Waters. Muitas outras cantoras de Blues poderão ainda ser objeto do Museu em outra oportunidade.
Um comentário:
Prezado MÁRIO:
Bela série com excelentes registros discográficos.
O "Museu" segue mais vivo que nunca e o encerramento das "cantoras", com certeza, será seguido por outra série garimpada em seus arquivos.
Parabéns ! ! !
Postar um comentário