Aqui você vai encontrar as novidades sobre o panorama nacional e internacional do Jazz e da Bossa Nova, além de recomendações e críticas sobre o que anda acontecendo, escritas por um time de aficionados por esses estilos musicais. E você também ouve um notável programa de música de jazz e blues através dos PODCASTS.
Apreciando ou discordando, deixem-nos seus comentários.
NOSSO PATRONO: DICK FARNEY (Farnésio Dutra da Silva)
..: ESTE BLOG FOI CRIADO EM 10 DE MAIO DE 2002 :..
Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).
MUSEU DE CERA # 45 - COW COW DAVENPORT
01 setembro 2008
Davenport tocou com a cantora Ivy Smith em 1928 e trabalhou como "caçador" de talentos musicais para as gravadoras Brunswick e Vocalion. Em 1930 fixou-se em Cleveland, Ohio e retornou ao circuito TOBA. Uma de suas últimas gravações foi com Sammy Price em maio de 1938 quando logo após sofreu um AVC paralizando seu braço e mão direita e conseqüentemente sua carreira de pianista. Contudo se manteve como cantor de blues e ao final dos anos 40 conseguiu recuperar a força em seus movimentos voltando a tocar o piano, retornando às gravações em 1945 tanto sozinho quanto com o grupo — Art Hodes Jazz Record Six.
No início dos anos 40 trabalhava em uma lavanderia quando em fins de 1942 com a Freddie Slack's Orchestra gravou "Cow Cow Boogie" com vocal por Ella Mae Morse então com 17 anos, conquistando um disco de ouro no selo Capitol o que revitalizou o interesse pela música de Davenport e pelo boogie-woogie, chegando este a ser um modismo dos anos 40. Infelizmente Davenport pouco conseguiu aproveitar ficando doente aparentando problemas cardíacos e vindo a falecer em 1955.
Seu estranho cognome COW COW foi adquirido com a execução de Railroad Blues na qual Davenport cantava uma parte em que descrevia de que modo um certo vagabundo da estrada de ferro (hobo) subira e viajara no limpa-trilhos (cow-catcher). O blues se tornou — Cow Cow Blues e Charles Cow Cow Davenport.
Selecionamos duas gravações — o grande clássico do piano boogie — Cow Cow Blues (não ser confundido com Cow Cow Boogie – com música e letra por Don Raye, Gene DePaul e Benny Carter de 1941) e um interessante tema — Dirty Ground Hog Blues onde Davenport canta o blues.
O estilo de Davenport é o que se pode chamar de piano rudimentar praticado nos honky-tonks e barrelhouses nos anos de 1910 a 20, cujo repertório cobria os blues, ragtimes, stomps e boogie às vezes em uma mesma peça os gêneros se mesclavam.
COW COW BLUES (Charles Davenport) – Cow Cow Davenport em rolo de pianola
Gravação original: Brunswick BR 80022 – (mx. C 2063B) - 16/7/1928
DIRTY GROUND HOG BLUES - (Charles Davenport) – Cow Cow Davenport piano e vocal.
Gravação original: Vocalion 1227 – (mx. C 2478) - 25/10/1928
Fonte: CD — Complete Recorded Works Vol. 1 (1925-29) por Cow Cow Davenport – selo Document – DOCD 5141 – jun 1994 – USA.
Boomp3.com
Boomp3.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário