Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

02 setembro 2008

LANÇAMENTO DO "HOT CLUB DE PIRACICABA"
Lançamento do CD "Jazz a la Django"

Saudações para os lançamentos do próximo dia 13 de setembro de 2008, sábado, em Piracicaba/SP, tanto do "HOT CLUB DE PIRACICABA" quanto do CD "Jazz a la Django", aproveitando a festa do aniversário de 40 anos do Dr. JOSÉ FERNANDO SEIFARTH, que promove reunião só para amigos e familiares.
Uma iniciativa que nos alegra, já que ao mesmo tempo em que podemos parabenizar o Dr. FERNANDO por seu natalício, demonstra que a boa música pode ocupar espaços pelo mundo afora.
O Juiz de Direito Dr. JOSÉ FERNANDO SEIFARTH que milita na Vara de Família de Piracicaba / SP é um apaixonado pela música, em particular pela de DJANGO REINHARDT, o grande guitarrista cigano, paixão essa que está motivando o lançamento do “HOT CLUB DE PIRACICABA”.
Iniciou-se no violão aos 07 anos, estudou o clássico por 04, passando depois para o popular e a guitarra elétrica (anos 60 do século passado, naturalmente Elvis e Beatles). Logo após formar-se em Direito iniciou o estudo da guitarra “Country” (“Western Swing”) e do “Bluegrass”. Foi a Nashville e conheceu de perto as bases da história do “Country”.
Por meio de ALCIDES LIMA, o “CIDÃO”, baterista da “TRADITIONAL JAZZ BAND BRASIL” (TJB), teve seu primeiro contato com o Jazz Tradicional. Entre os discos recomendados pelo “CIDÃO” veio-lhe às mãos uma coletânea que incluía o clássico “Djangology” de DJANGO REINHARDT, o que lhe causou impressão forte e imediata. Nunca ouvira alguém tocar como ele e as dúvidas o tomaram: que violão ele usava ? seriam cordas de nylon ? como era sua técnica ? e tantas outras questões.
Mesmo sendo escasso o material sobre DJANGO no Brasil, a Internet veio-lhe em socorro: a guitarra de DJANGO era especial, cigana, cordas de aço, tangidas com palheta bem grossa o que tornava o som mais grave. Passou a comprar discos de DJANGO e a tentar tocar no mesmo estilo, uma tarefa extremamente complexa para quem tocava “Country” e “Rock”.
Apreciador do grupo “HELLECASTERS”, formado por três guitarristas virtuosos liderados por JOHN JORGENSON e que toca Jazz no estilo “Manouche”, constatou que além dele eram inúmeros os seguidores de DJANGO pelo mundo afora: Angelo Debarre, Biréli Lagrène, Jimmy Rosemberg, Dorado Schmitt, Mandino Reinhardt, Tchavolo Schmitt e tantos e tantos guitarristas e grupos sob o nome de “HOT CLUB” (Noruega, Detroit, São Francisco, Lisboa, Sandwich, Cowtown). Envolvido pelo estilo “Manouche”, o “Gypsy Jazz”, o Juiz foi até Nova York (“Staten Island”) e na “Mandolin Brothers” (loja de violões “top de linha” de STAN JAY) adquiriu um violão “signature” de JOHN JORGESON (que além de músico maravilhoso é Professor), um “Selmer Style” da marca “Gitane”, réplica do violão de DJANGO, que para sua surpresa era fabricado com madeira...brasileira !
Comprou o método do JOHN JORGESON e, após vê-lo e ouví-lo tocar, desafiou-se a aprender o estilo; noites e noites após os dias de mais de 10 horas como Magistrado em Piracicaba, deram-lhe um aprendizado bem consistente. Adquiriu também um violão “Gitane”, Maccaferri Style D-hole item Number: D-500.
Recebeu o incentivo dos já então amigos “CIDÃO” e MARCOS MÔNACO (este clarinetista e saxofonista da TRADITIONAL JAZZ BAND BRASIL), adentrando o exercício do Jazz Tradicional. Em Piracicaba os três gravaram um CD com vários outros músicos participantes e em diversos estilos, mas sempre tangenciando a “herança DJANGO”.
Fizeram um apresentação só para amigos em Piracicaba, quando surgiu a idéia do “HOT CLUB DE PIRACICABA”, com base na união do Jazz Tradicional, do Manouche Jazz, do “Country” e do “Blues”, com elementos da música brasileira: como definição para as apresentações nunca uma banda fixa, mas sempre com convidados, amigos.
Veio a decisão de gravar um CD com o título de “Jazz a la Django” pelo selo “TJB”, sem fins lucrativos e com finalidade beneficente; na festa de aniversário dos 40 anos do Dr. FERNANDO para seus familiares e amigos no próximo dia 13 de setembro, sábado, na Associação Atlética Banco do Brasil de Piracicaba / SP a partir das 20 horas, oficializa-se a inauguração do “HOT CLUB DE PIRACICABA” com o lançamento do CD, em noite com músicos convidados.
Logo após em evento aberto ao público ocorrerá o lançamento do CD "Jazz a la Django" em São Paulo/capital, no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, na 6ª feira, 10/outubro/2008, às 20.00 horas.
Nossos cumprimentos e os maiores desejos de sucesso, por certo merecido ! ! !
APÓSTOLO

Nenhum comentário: