Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 43 - FATE MARABLE

21 julho 2008

Fate Marable foi uma figura das mais importantes do início da história do jazz não tanto como pianista mas como lider. As bandas que formou e dirigiu nos barcos do Mississippi da Strekfus Line serviram de treinamento para muitos músicos que oriundos de New Orleans subiam o rio em busca de trabalho em outras cidades como St. Louis, Sedália, Chicago e outras, após o fechamento do distrito de Storyville em 1917. Dentre os mais conhecidos se incluem: Louis Armstrong, Baby e Johnny Dodds, Zutty Singleton, Boyd Atkins, Earl Bostic, Jimmy Blanton, Al Morgan, Mouse Randolph, Emmanuel Perez, Eugene Sedric, Nat Storey, King Oliver, Johnny St. Cyr, Tommy Ladnier, Henry "Red" Allen, Pops Foster, dentre outros.
MARABLE nasceu em Paducah no Kentucky a 2 de dezembro de 1890 iniciou no piano através de lições de sua mãe, possuía vários irmãos músicos. Já aos 9 anos começou carreira em pequenas bandas locais e aos 17 deixou o lar para se integrar ao vapor J.S. trabalhando em duo com o violinista Emil Flindt e passou os 10 anos seguintes liderando a Kentucky Jazz Band depois contratado pela Strekfus Line quando passou as décadas de 1920 e 30 como líder e diretor musical. Em 1940 uma grave infecção em um dos dedos o deixou inativo por bastante tempo abandonando então os barcos. Em meados da década de 40 tocou em St. Louis no Club Windsor e no Victorian. Contraiu pneumonia e veio a falecer em 16/janeiro/1947.
Como pianista obteve um relativo sucesso estando mais relacionado com seu trabalho a bordo dos barcos do Mississippi que mantinham salões de dança com a "hot-music" dirigida por Marable. Além do piano executava o CALLIOPE - um inusitado orgão mecânico feito de apitos ativados por vapor e operado por um teclado e bastante popular nas embarcações do rio Mississippi. O instrumento ficava no convés ao ar livre e o executante tinha que usar luvas por causa do calor que o teclado absorvia. Na verdade não há informação do tipo de música executada em tal instrumento, talvez um blues (?). FOTO: Marable no Calliope


Infelizmente Fate Marable só gravou um disco em 1924, com os temas, Frankie And Johnny e Pianoflage, oportunidade única de poder-se ouvir como soava uma daquelas bandas e infelizmente o piano de Marable permaneceu como peça rítmica.


Selecionamos Frankie And Johnny, - trata-se de um magnífico arranjo para dança, objetivo primordial da banda a bordo do barco a vapor de passageiros, e como tal apresenta um rítmo saltitante. A peça se inicia com uma introdução de porte quase heráldico, partindo para a ensemble mantendo um estimulante beat no clássico 2/4 típico da escola New Orleans. O trompetista Desvignes faz um agradável solo de 2 choruses, antes um break-solo do saxofonista Bailey mantendo a melodia principal depois o trombone de Lankford mostra presença. Infelizmente a expectativa de um solo de Marable não se concretiza mantendo o piano como elemento base da seção rítmica. Zutty Singletton mostra sua habilidade sendo esta sua primeira gravação. O efeito final é delicioso, além de histórico.

FRANKIE AND JOHNNY - Fate Marable's Society Orchestra: Fate Marable (piano e lider), Sidney Desvignes, Amos White (tp), Harvey Lankford (tb), Norman Mason e Bert Bailey (cl, sa), Walter "Foots" Thomas (st, sb), Willie Foster (bj), Henry Kimball (tu) e Zutty Singleton (bat).
Gravação original: Okeh 40113, (mx 8564-A) - New Orleans, 16/março/1924
Fonte: CD Kansas City Jazz – Selo Stardust – 2007 - USA


boomp3.com

Nenhum comentário: