Editores e Colaboradores : Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Goltinho); David Benechis (Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) in memoriam, Luciana Pegorer (PegLu), Luiz Carlos Antunes (Llulla) in memoriam, Ivan Monteiro (I-Vans), Mario Jorge Jacques (MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), , Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo) e Carlos Augusto Tibau (Tibau).

BLOG CRIADO em 10 de maio de 2002

RIO DAS OSTRAS JAZZ E BLUES

03 maio 2008

O Rio das Ostras Jazz e Blues este ano chega em sua sexta edição e será realizado no mês de Maio nos dias 21 a 25.
Em sua última edição eu estive lá, e quem já teve a oportunidade de ir sabe que a organização do festival é fantástica, acesso, horários e elenco sempre muito bem selecionados.

E este ano o festival traz destaque para as cordas com os guitarristas Russel Malone, John Scofield, Grant Green Jr. e os Masters of Groove, o muito louco James Blood Ulmer e a violinista Regina Carter.

Nossa música instrumental estará representada com os sopros de Leo Gandelman, Mauro Senise e Jean Pierre Zanela, o contrabaixo de Dudu Lima, a percussão de Marcos Suzano e a voz de Taryn Spilman e o quarteto gaúcho de jazz e bossa Delicatessen.

Na seara blues o grande nome é John Mayall, dispensa apresentações e mesmo com seus 73 anos ainda representa muito para quem curte o estilo. Confesso que tenho saudade do velho John Mayall, mas é sempre uma atração. E ainda o grupo Blues Etilicos, o gaitista Robson Fernandes e sua blues band, o roqueiro Vernon Reid e o eclético baterista Will Calhoun.

Acho que é a terceira temporada de Russell Malone por aqui, assisti suas outras apresentações, uma vez em trio no antigo Mistura Fina e o fracassado duo com o pianista Bennie Green no Tim Festival. Desta vez ele se apresenta em quarteto acompanhado por Martin Bejerano piano, Tassili Bond contrabaixo e Johnathan Blake bateria. Acho que é a formação mais jazz desse festival e esse pianista é atração a parte.

Particulamente, o nome deste festival é John Scofield, vem com um naipe de sopros e seu habitual trio formado pelo baixista Steve Swallow e o baterista Bill Stewart e o show deve ser a base de seu último trabalho This Meets That onde intitula-se John Scofield & The Sco Horns.
Vai ser pedrada isso aí !

Regina Carter é o grande nome do violino atual, passeia fácil pelo jazz e em seu último trabalho I´ll Be Seeing You recebeu convidados especiais como Dee Dee Bridgewater, John Clayton, Gil Goldstein e Paquito D'Rivera. Acredito que aqui vamos assistir um pouco mais de jazz.

Masters of Groove eu assisti em 2002 na edição do Buzios Jazz & Blues
e foi de arrasar. Leo Gandelman é o outro nome na banda com seu sax baritono ao lado do excelente guitarrista Grant Green Jr. (o filho dele mesmo), o organista Reuben Wilson e seu Hammond e a lendário baterista Bernard Purdie. É som pra ninguém ficar parado !

James Blood Ulmer é um guitarrista que faz a linha free, e bem free. Seu som é realmente muito louco e a guitarra é um instrumento pouco comum nessa praia, rarissimas exceções como Sony Sharrock. Apesar da sua grande admiração por Ornette Coleman, carrega muito rock em sua música, influência de Hendrix, e neste festival vem com formação de bateria, baixo, teclado, harmonica e violino além da participação do também guitarrista Vernon Reid.

Um destaque também para o grupo Bonerama, rotulado como New Orleans-Brass-Funk-Rock e traz a frente 4 trombones. Os caras atacam do bom e velho funk, classic rock e muita improvisação. Já que é festa, isso aí promete !

Os shows são gratuitos e acontecem em 3 locais e horários distintos.

A programação -

21 de maio, quarta-feira
Costazul - 19h
Abertura do festival com a Orquestra Kuarup; Quarteto V&M;
Mauro Senise Quarteto; Robson Fernandes Blues Band;

22 de maio, quinta-feira
Lagoa do Iriry - 14:15h : Russel Malone
Praia da Tartaruga - 17:15h : Taryn Spilman
Costazul - 19h : Delicatessen; Regina Carter; Blues Etílicos; Will Calhoun's Native Land Experience;

23 de maio, sexta-feira
Lagoa do Iriry - 14:15h : Will Calhoun's Native Land Experience
Praia da Tartaruga - 17:15h : Bonerama
Costazul -19h : Taryn Spilman; Russel Malone; Masters of Groove & Léo Gandelman; John Mayall & The Bluesbreakers

24 de maio, sábado
Lagoa do Iriry - 14:15h : Blues Etílicos
Praia da Tartaruga - 17:15h : Masters of Groove & Léo Gandelman
Costazul - 19h : Dudu Lima, Marcos Suzano & Jean Pierre Zanella; John Scofield Trio & The Scohorns; James "Blood" Ulmer & Vernon Reid; Bonerama

25 de maio, domingo
Lagoa do Iriry - 14:15h : James “Blood” Ulmer & Vernon Reid
Praia da Tartaruga - 17:15h : John Scofield Trio & The Scohorns

Mais informações www.riodasostrasjazzeblues.com

Nenhum comentário: