Segundo o artigo "Jazz em Buenos Aires", de Tatiana Goransky, "graças a uma nova geração de intérpretes e de fãs, a oferta local vem se refinando e vindo ao encontro de um tipo de público mais extenso".
Ela dá os locais que estão em voga, no momento, para se ouvir jazz do bom e é isso o que interessa a quem for até Bs.As.: o (já referido) Notorious, o Thelonious e o Jazz Voyeur, este situado dentro do Recoleta Hotel Boutique Meliá.
Salienta que, embora tais lugares permitam adicionalmente a compra de CDs ou um bom jantar, os verdadeiros protagonistas são os talentosos jazzistas locais, incluindo aí veteranos, alguns dos quais apresentavam-se no mais famoso reduto jazzístico da capital, o Oliverio, na Rua Paraná. Como expoentes do jazz local, frutos das sementes plantadas há vinte anos, menciona Luis Salinas, Javier Malosetti, Fats Fernández, Adrián Iaies (com seu grupo, Touch) e ainda a célebre big band de Pocho Lapouble.
Bandas imperdibles
Na atualidade, informa que há algumas bandas obrigatórias para que se compreenda o atual estágio do jazz no país: Poliyazz, uma small band de nove + 1 membros (sendo seis de sopro), que tem como base do seu repertório a musica do The Police - o que talvez seja uma das chaves para o crescimento do público interessado em jazz por lá, uma porta de entrada para a compreensão pela garotada - mas que agrada também aos fanáticos, por seus arranjos impecáveis.


Para quem aprecia o jazz cantado, destaca a cantora Déborah Dixon, que se faz acompanhar pelo pianista Patán Vidal na sua interpretação de standards dos mais clássicos e blues suingados.


Para terminar, a jornalista indica o Trío Indigo, cujo pianista Pablo Raposo é destaque na programação dos melhores palcos da cidade e cujo talento não pode ser ignorado pelo visitante em busca de um som entre o latin jazz e a bossa-nova.
Esse é o panorama atual. Pena que não deu para checar pessoalmente. Mas o próximo que lá for já deterá algumas recomendações. E se puder, nos dará suas impressões. Ou quem sabe o sábio Nano Herrera, famoso como crítico e detentor de dois programas de jazz na madrugada de Bs.As. acaba nos lendo e chancela alguns desses artistas?
A ver.
Notorious: Av. Callao, 966 - tel.: 4813.6888. Abre todos os dias.
Thelonious: Salguero, 1884, 1o. piso - tel.: 4829.1562. De quarta a domingo, a partir das 21 hrs.
Jazz Voyeur Club: Meliá Recoleta Plaza Boutique Hotel, Posadas, 1557 - tel.: 5353.4000. Apenas às quintas, às 21,30 hrs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário