HARLEM (II)
HARLEM RENAISSANCE - foi um período que se estendeu do final da 1ª Guerra Mundial a meados dos anos 30, período este no qual eclodiu um movimento intelectual na região

d
o Harlem em New York envolvendo grupos de artistas muito talentosos em vários gêneros como literatura, teatro, música e artes em geral, considerado como a própria afirmação e sedimentação da cultura de origem afro-americana. O Jazz exerceu enorme influência à música e à dança durante o que chamamos de a Era do Jazz, mais precisamente a década dos anos 1920 como parte da Renaissance. Os estilos e linguagens características influenciaram até muitos compositores clássicos modernos e o Jazz como cultura emigrou para várias cidades não mais e apenas como uma saltitante música de dança, mas como arte negra. Contudo, esta migração não foi somente através dos EUA indo se firmar e afirmar na Europa tendo inclusive Paris se tornado o centro musical do Jazz. Muitas cidades com certeza tiveram crédito na propalação do Jazz, porém os historiadores têm concluído ter sido mais apregoado pela Harlem Renaissance.
RENT A PARTY - literalmente festa de aluguel, expressão que designava as festas informais realizadas pela população negra do Harlem, com o propósito de conseguir dinheiro para as despesas de aluguel da

própria casa. Muito comuns nas décadas de 20 e 30, também eram conhecidas como house party. Eram convidados músicos, especialmente pianistas a fim de que tocassem Jazz e o estilo pianístico de execução do blues ― o boogie woogie ― era bastante popular incluindo uma forma de dança. Os convidados pagavam uma pequena taxa de admissão entre 35 cents e meio dolar que dava direito à bebida e comida, e obviamente, eram gentilmente freqüentadas pelos músicos que nada pagavam e aonde surgiam nomes como James P. Johnson, Fats Waller, Pete Johnson, Cow Cow Davenport, Meade Lux Lewis, Bessie Smith, Clarence Williams e outros.... Algumas dessas reuniões possuíam caráter religioso e objetivavam prover fundos para a própria igreja. Neste caso, as bebidas não eram alcoólicas havia comida e naturalmente música com hinos, spirituals e sem dança. Uma comida típica do sul dos EUA passou a ser tradicional nestas festas, em princípio pela própria cultura negra e também por ser bem barata, trata-se do prato chamado de "chitlins" feito com tripas de porco ou ainda, o outro clássico que é o "pigfoot", naturalmente pés de porco tipicamente servidos ensopados com salada de batatas. O repertório musical alusivo a estas reuniões é vasto destacando-se: House Rent Blues (Clarence Williams-1923), House Rent Ball (Fletcher Henderson-1924), House Rent Rag (Dixieland Jug Blowers-1926), Rent Party Blues (Duke Ellington-1929), House Rent Party Day (Wingy Manone-1935), dentre outros...
Escolhemos para ilustrar as Rent Parties o Blues Gimme A Pigfoot (Wesley Wilson) com Bessie Smith acompanhada pelos Buck & Band formada por Buck Washington (pi, líder), Chu Berry (st), Benny Goodman (cl), Bobby Johnson (gt), Frank Newton (cornet), Billy Taylor (bx), Jack Teagarden (tb) – (Okeh 6893 – 24/11/1933).
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