
A curiosidade aqui é a industria brasileira de instrumentos musicais que, nunca muito "afinada" com os anseios e expectativas dos músicos, sejam profissionais ou amadores, surpreende com o lançamento de uma guitarra semi-acústica assinada para o guitarrista brasileiro Nelson Faria.
Vimos guitarristas de jazz consagrados tendo instrumentos de série assinados por eles como as Gibson em nome de Tal Farlow, Herb Ellis, Pat Martino; Ibanez para Joe Pass, George Benson e Pat Metheny; Cort com modelo Larry Coryell; entre outros grande fabricantes de peso como Benedetto e Heritage.
E mais, além do alto preço desses modelos top, a importação destes instrumentos envolve alta carga de impostos.
Agora a Condor lança o modelo JNF1 assinada por Nelson Faria. Na verdade, a Condor já tem músicos como Ricardo Silveira, Roberto Menescal, Heraldo do Monte e Felipe Poli como endorsee da marca e agora se consolida de vez com este instrumento.
Com um único captador e corpo largo, tal como a Gibson 175, historicamente a mais vista com os grandes guitarristas de jazz, foi unanimidade em todos os testes, no acabamento, pelo som "gordo" das ditas guitarras acústicas e excelente pegada.
E Nelson Faria merece, é um grande guitarrista. Hoje pode ser visto como sideman do João Bosco e tem no Nosso Trio, ao lado de Ney Conceição e Kiko Freitas, uma das mais expressivas bases da nossa música instrumental e sempre aparece nas boas jams de jazz por aí.
Enfim, não lembro de nenhum músico nacional que teve um instrumento assinado em linha de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário