Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

MUSEU DE CERA # 13 – BENNIE MOTEN

21 janeiro 2007


Benjamin "Bennie" Moten nasceu em Kansas City, a 13 novembro de 1893, aprendeu piano com sua mãe, mas ainda criança tocava trombone de válvula em uma banda juvenil.
Em 1918, Moten formou a B. B. & D. Orchestra com o baterista Dude Langford e o vocalista Bailey Hancock. Apesar das letras significarem as iniciais dos fundadores Beenie, Bailey and Dude foi ironicamente conhecida como “big, black and dirty”.
De qualquer forma a banda era um sucesso tocando no Labor Temple um dos principais locais de Kansas.
Em 1922, Moten forma a primeira banda com seu nome, apenas um sexteto e no ano seguinte grava para a Okeh Records acompanhando as vocalistas Ada Brown e Mary Bradford e ainda 2 instrumentais: “Crawdad Blues” e “Elephant’s Wobble” considerados os primeiros registros da escola Kansas City Jazz.
Em 1926 a então Bennie Moten's Kansas City Orchestra ampliada para 10 músicos inicia seus trabalhos para a Victor com vários integrantes do grupo dirigido pelo tubista Walter Page - The Blue Devils. Em 1929 Count Basie deixa os Blue Devils seguido pelo vocalista Jimmy Rushing, do trompetista Hot Lips Page, do saxofonista Ben Webster e do trombonista e guitarrista Eddie Durham, ícones que formariam o núcleo da futura Count Basie Orchestra, após a trágica morte de Moten em abril de 1935 devido a uma extração de amígdalas.
Em pouco tempo de existência a Bennie Moten's Kansas City Orchestra passou a ser a referência do Jazz do meio-oeste norte americano caracterizando-se pela grande influência harmônica dos blues, perpetuando a utilização dos riffs e a flexibilização do ritmo onde os 4 tempos do compasso são expressos de maneira levemente acentuada o que produz um enorme equilíbrio, ou seja o balanço da execução contrastando com a acentuação "two beats" empregada em New Orleans e Chicago. Inegavelmente foi a evolução para o que se chamou de ESCOLA SWING adotada pelas big bands das décadas de 30 e 40 como sendo um Jazz muito dançante.
Em 1928 a banda cria no estúdio da Victor uma de suas grandes execuções reeditando uma gravação de 1924 da canção South que escolhemos para ilustrar esta seção do Museu. Destacam-se Washington ao barítono e Hayes ao trombone com surdina "plunger".

South (Bennie Moten / Thamon Hayes) - Bennie Moten (piano, líder e arranjo), Booker Washington (tp), Ed Lewis (cornet), Harlan Leonard (cl, sa), Laforet Dent (sa), Woodie Walder (cl, st), Jack Washington (sax barítono), Thamon Hayes (tb), Leroy Berry (banjo), Walter Page (tuba) e Willie McWashington (bat).
Gravação original: Victor V-38021-A (mx 42935) – 7/set/1928 - Camden, New Jersey
Fonte: CD - Bennie Moten's Kansas City Orch – 1927–1929 - Classics Jazz (France) – 1994


Nenhum comentário: