Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

BEBOP UNITED @@@@1/2

17 dezembro 2006


A simpatia por um jazzista não deve ser afetada por algumas aventuras mais populares – e por isso comerciais -, abrangendo outros gêneros ou fusões. Se assim fosse, o universo do jazz ficaria perigosamente restrito aos “puristas”. Onde há um solo, um improviso, mantém-se a essência básica do jazz. Tom Scott (L.A., 1948), exemplo, é jazzista por vocação, músico na acepção mais rígida do termo. “Bebop United”, seu novo CD, traz de volta um comprometimento com o jazz e, mais do que isso, com a música honesta.
A carreira do saxofonista (tenor), compositor e arranjador começou com a banda de Don Ellis e com o quarteto do formidável pianista Roger Kellaway. Juntou-se à big band de Oliver Nelson, quando foi descoberto pela Impulse (Bob Thiele). Na década de 70 formou o L.A. Express, focado principalmente no chamado funk-jazz. A partir daí passou a ser requisitado para gravações, tornando-se um dos mais conceituados músicos de estúdio. Contratado pela GRP, manteve o mesmo ritmo, sendo visto em inúmeros álbuns do selo.
Em seu CD de estréia na MCG, Scott presta uma bonita homenagem às suas raízes bebopianas. Gravado ao vivo em 2002 (Pittsburgh), o álbum traz músicos de primeiro time: Randy Brecker, Phil Woods, Gil Goldstein, Willie Jones III (drums), Jay Asby (trombone), Ronnie Cuber (barítono sax) e Duabe Burno (bass). São três temas do próprio Scott. Na abertura, um clássico de Wayne Shorter: “Children Of The Night”. Há espaço para dois standards: “His Eyes, Her Eyes” (Legrand) - Goldstein sensacional - e “The Song Is You” (Kern). “Sack O’ Woe” (Adderley) e “Tones For Jones Bones” (Corea) completam o set. Os arranjos são admiráveis. A única frustação ao final é a impressão de que os solos poderiam ser mais longos - Scott não foi o único a se apresentar naquele dia. Mas isso é sintoma claro de qualidade.

“I totally disagree with anyone saying that Tom Scott cannot do both Jazz & Funk. He is so at home with both. This album is not just about him as everyone gets a fair shout with the solos. My only minor negative is that the solos aren't long enough. Otherwise, a great album." Adam Talbot - London

"Tom Scott first appeared on the radar in the 1970s as musical director for Joni Mitchell, and with his own band of jazz-rock fusioneers, the L. A. Express. His was the sax on Carole King's "Jazzman," and he was the first-call saxophonist for literally everyone. After the smooth jazz format came along in the late `80s, he became a mainstay star of that subgenre. So it's a surprise to hear him fronting a straightahead little big band with "bebop" in the album title. But this is a wonderful outing, a four-horn front line groovin' over a piano-bass-drums rhythm section. The arrangements are sweet indeed; the choice of material - from the pens of Wayne Shorter, Chick Corea, Cannonball Adderley and the Tom Cat himself - is impeccable. Bebop vet Phil Woods guests on several tunes, but it's the ensemble work that captivates and entrances with its blend of sax and brass, smooth in the best sense of the word." - Jim Newsom

"Guest altoist Phil Woods offers his stellar and ageless bebop on three tracks. Brecker shines consistently in his solos, and pianist Gil Goldstein demonstrates an impressive ability to create fascinatingly long melodic lines." - JazzTimes

Nenhum comentário: