
Ellington talvez tenha sido o primeiro músico a experimentar a orquestração buscando soluções alternativas com a participação ativa de seus músicos transformando, assim, a banda em uma verdadeira workshop. Nisto foi influenciado pelo seu trabalho no badalado Cotton Club no Harlem de 1927 a 31 onde, por ser a orquestra residente, era obrigado a trabalhar dentro de uma variedade de gêneros tais como: peças para dança, acompanhamento das revistas musicais, canções populares, alguns blues e instrumentais jazzísticos.
Duke desenvolveu uma relação simbiótica com sua orquestra considerada como seu instrumento, talvez mais que o próprio piano e ousou experimentos de timbres, coloridos tonais e voicings (repartição das notas de um ou vários acordes entre os instrumentos melódicos e harmônicos), contando essencialmente com as habilidades de seus músicos. Neste aspecto conseguiu reunir grandes instrumentistas que deram os subsídios requeridos aos seus clássicos como East St Louis Toodle, Black and Tan Fantasy, Reminiscing in Tempo, The Mooche, Mood Indigo e muitos outros integrando o inusitado estilo jungle.
Há uma gravação não considerada tão clássica, mas de excepcional feeling jazzístico para uma banda daquela época, 1928 - trata-se de Hot and Bothered onde encontramos em destaque elementos principais como beat, swing, virtuoso arranjo e ótimos solistas, enfim o mais puro jazz orquestral. Hodges e Bigard estão excelentes bem como Miley com a surdina wah-wah e o impagável dueto de Baby Cox com Miley imitando sua surdina.
Ressalte-se que não é uma obra prima de execução apresentando até pequenos senões como certa hesitação do contrabaixo de Braud em algumas passagens, uma entrada errada de Cox na segunda frase do dueto com Miley (1:11), logo após uma nota solta (fluff) de Miley (1:14), Bigard se atrapalha um pouco na marcação do tempo (1:42), contudo Ellington mostra a essência do jazz orquestral com entusiasmo e espontaneidade. Citando o mestre musicólogo Gunther Schuller - " uma brilhante música virtuosística pouca coisa é sem uma brilhante e virtuosística execução".
HOT AND BOTHERED (Duke Ellington) – Duke Ellington (piano, arranjo e líder), Arthur Whetsol, Bubber Miley (tp), Joe Nanton (tb), Johnny Hodges (sa), Barney Bigard (cl, st), Harry Carney (sb), Fred Guy (bj), Lonnie Johnson (gt), Wellman Braud (bx), Sonny Greer (bat), Gertrude "Baby" Cox (vo). Solos: Hodges, Whetsol (breve), dueto Miley e Cox, Bigard, Johnson e Hodges. Gravação original: 1/out/1928 – Okeh 8623 – New York – Fonte: CD Columbia CK 46178 - USA
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