Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

ENRICO RAVA

30 agosto 2006

É bem verdade que pensei em resenhar o 2o. set de sábado (26/08) no BIS Espaço Musical, do encontro e lançamento do CD "Lua do Arpoador" da Leny Andrade com nosso principal violonista, na minha opinião, Romero Lubambo, que está cada vez ousando mais e indo além do que pode seu tradicional instrumento, ou então escrever sobre o show também de lançamento do CD "Acariocando" do Ivan Lins, domingo (27/08) no velho Canecão, um dos melhores lançamentos do ano segundo a opinião de alguns críticos e da qual compartilho e acrescento ainda, ser hoje fácil o maior baladeiro, ou como dizem, cancioneiro da MPB. Com uma super banda onde destaco Leonardo Amuedo (guitarra), Marco Brito (teclados), Nema Antunes (baixo), Marçalzinho (percussão) e o ótimo trio vocal Folia de 3, Ivan faz um belo passeio musical, em um concerto que certamente vai rodar o Brasil e o exterior.

Mas decidi escrever hoje sobre um DVD que acabei de assistir pela segunda vez, e que só posso definir como uma verdadeira aula de Jazz, com o Quinteto do "Enrico Rava" ao vivo, no Jazzbaltica (2004).

Realmente o grupo do italiano é composto só por feras da boa musica, como Andrea Pozza (piano), Gianluca Petrella (trombone), Rosario Bonnacorso (baixo) e Roberto Gatto e dão um verdadeiro espetáculo jazzístico na veia, melhor inclusive do que a recente apresentação aqui no Rio, que já tinha achado o ponto alto daquele festival.

De início são 3 temas do Rava, "Sand", "Rain" e "Algir Dalbughi", onde é notória a perfeita integração do conjunto bem como as variações em cada solo individual, principalmente do Rava, Petrella e do Pozza nesta fase. O 4o. número é o standard "Nature Boy", dedicado pelo líder após a execução, a Nicole Kidman, por quem se diz apaixonado, mesmo sem saber se é correspondido(???).

Nas 2 musicas seguintes, "Happiness Is To Win A Big Prize In Money" e "Art Deco", ambas do próprio Rava, que abre total espaço para os improvisos de todos, sem no entanto perder a verve e a harmonia das suas canções.

Vale registrar o tema o que diz ter composto ao receber um belo prêmio em $$$, na Dinamarca, como melhor musico europeu de 2004.

Para encerrar, Rava convocou ao palco, segundo êle como um presente para a platéia, a cantora Roberta Gambarini (a quem assisti no Mistura Fina sem grande entusiasmo), que arrebatou o público e a mim desta vez, com uma interpretação genial de "Estate", com direito a um duelo vocal x instrumental (imitando um sopro com a boca) com o Rava e Petrella, para fechar em grande estilo a apresentação, digna de @@@@@.

É só, fui.

Nenhum comentário: