Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

SOPRO CARIOCA QUE AMPLIA AS FRONTEIRAS DO JAZZ

28 maio 2006

A máxima de que a melhor saída para o músico brasileiro é o Galeão já era uma realidade quando, em 1970, o trompetista carioca Claudio Roditi trocou o Brasil pelos EUA. Quase quatro décadas depois, ao completar, hoje, seus 60 anos, Roditi faz um balanço e garante que não tem por que lamentar a sua decisão.

O que me moveu foi a necessidade de ampliar horizontes, de estudar, não pensava em questão de mercado maior ou menor para a música instrumental — responde, por telefone, Roditi, de sua casa em Newark, perto de Nova York.

Roditi foi estudar na famosa escola de música de Berklee, onde reencontrou o saxofonista Victor Assis Brasil. Sem um plano de vôo definido, o jovem trompetista foi estendendo sua estadia nos EUA. Prosseguiu sua formação na Escola de Música Contemporânea e, no que é fundamental para jazzistas, a partir de 1976, integrou-se à efervescente cena de Nova York. Logo estava tocando ou gravando com, entre outros, Horace Silver, Mongo Santamaria, Joe Henderson, Charlie Rouse, McCoy Tyner, Paquito D’Rivera, Herbie Mann, Tito Puente. A partir de 1989, foi um dos integrantes da United Nation Orchestra, liderada pelo trompetista Dizzy Gillespie — um dos inventores do bebop e também um dos responsáveis pela abertura do jazz aos ritmos afro-latinos. Com a orquestra de Gillespie, por sinal, Roditi esteve no Brasil, participando de uma edição do Free Jazz Festival, no antigo Hotel Nacional. E mesmo depois da morte do líder, seu legado permanece no projeto Dizzy Gillespie Alumni All-Star Big Band, grupo-tributo liderado por Jon Faddis do qual Roditi também faz parte.
Nesse trajeto, sem deixar de continuar brasileiro em sua música, Roditi se transformou num autêntico jazzman .

Na verdade, hoje, Claudio Roditi é um músico de jazz melhor que muitos dos jazzmen americanos — dá seu aval Jessé Sadoc, o jovem trompetista carioca que é considerado no Brasil o melhor no seu instrumento na atualidade.

O crítico José Domingos Raffaelli, que conheceu Roditi assim que ele entrou no grupo de Victor Assis Brasil, em 1967, faz coro : Foi suficiente ouvir os primeiros compassos de uma improvisação dele para perceber que desabrochava um talento. Com a gravação do histórico LP “Trajeto”, pelo sexteto de Victor, Claudio estabeleceu as diretrizes do seu destino.

Além das participações em trabalhos de outros artistas, Claudio Roditi tem 17 discos em seu nome. O último deles, Reflections, editado no ano passado na Alemanha, é o terceiro gravado pelo trio que forma ao lado do baixista belga Jean-Louis Rassinfosse e do pianista alemão Klaus Ignatzek — este, o organizador de um grande show em Munique, em comemoração aos 60 anos do trompetista brasileiro. Entre os músicos que se juntarão nesse tributo a Roditi estão John Lee (baixo), Frank Green (primeiro trompetista da Dizzy Gillespie All Stars) e Jay Ashby (trombone).

Recebo essa homenagem com muita emoção e prazer — diz Roditi, que vai unir festa e trabalho. Habitualmente, passo boa parte dos verões do Hemisfério Norte na Europa, onde acontecem muitos festivais de jazz.

Apesar dos 36 anos longe do Rio, com eventuais apresentações aqui — em janeiro passado, ele tocou na Modern Sound e no quiosque Drink Café — a música brasileira é um ingrediente forte. Seja na recriação de clássicos da bossa nova — o que fez em Double standards, de 1997, que incluiu pérolas jobinianas como “Desafinado” e “A felicidade” ao lado de standards do jazz como “So what” (Miles Davis) — ou em incursões pelo universo do choro, no álbum do saxofonista cubano Paquito D’Rivera Brazilian dreams.

Há muitos pontos de contato entre o jazz, o choro e também a música cubana. Paquito, que se apaixonou pelo choro, mostrou-me certo dia uma composição cubana que parecia Pixinguinha — conta.

O Brasil também entra nas composições de Roditi. O disco Samba Manhattan Style, que lançou em 1995, trazia três temas seus.
O universo da canção também me atrai, eu tinha alguma insegurança, guardei por muito tempo minhas composições, mas agora vejo que é hora de mostrar, e também quero botar letras, acho que é outro canal a ser explorado — conta Roditi, cheio de planos, mostrando que a vida também recomeça aos 60 anos.

Transcrição do texto de Antônio Carlos Miguel
Jornal O Globo - Segundo Caderno, 28/05/2006

Nenhum comentário: