Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

PAT MARTINO EM TRIBUTO A WES MONTGOMERY

17 março 2006

Wes Montgomery sempre é referência quando o assunto é guitarra no jazz. Sua música já foi referenciada em disco por grande guitarristas como Emily Remler, Ritchie Hart, Irio de Paula, Lee Ritenour e inúmeros outros.
Agora é a vez de Pat Martino nos brindar com um tributo. Acompanhado pelo contrabaixo de John Patittuci, bateria de Scott Allan Robinson, piano de David Kikoski e percussão de Daniel Sadownick, Pat Martino nos apresenta REMEMBER, uma homenagem a este que é um dos grandes guitarristas da história do jazz - Wes Montgomery.

Com lançamento previsto para 4 de abril pelo selo Blue Note, REMEMBER traz no repertório um reencontro com grandes temas do mestre :
- Four on Six
- Groove Yard
- Full House
- Heart Strings
- Twisted Blues
- Road Song
- West Coast Blues
- S. K. J.
- If I Should Lose You
- Unit Seven

Pat Martino é um exemplo, em tudo. Vítima de aneurisma cerebral que o levou a uma cirurgia em 1987, perdeu a memória e chegou a não reconhecer parentes próximos, nem mesmo qualquer lembrança de que tinha uma carreira como guitarrista, aliás, um grande guitarrista. Sintoma esse que foi identificado em 1976 por fortes dores de cabeça, cuja causa já se diagnosticava como um aneurisma.
Sua recuperação foi intensiva, estudou seus próprios registros musicais e com ajuda da tecnologia conseguiu reverter a perda da memória trazendo-o de volta à sua forma. Definitivamente, reaprendeu a tocar guitarra.
Seu retorno aos show só ocorreu em 1987 com o album The Return, voltando a gravar após outra ausência por problemas particulares em 1994 com o album Interchange.

Pat Martino, 61 anos, é possuidor de uma técnica assustadora e é um virtuose guitarrista do jazz. Começou tocando guitarra aos 12 anos e não completou os estudos em prol da música.
Inspirado na musica de John Coltrane e na guitarra de Johnny Smith, no início de sua carreira mergulhou no soul jazz, na concepção de organ-trio, onde adquiriu disciplina harmônica e ritmica, vindo a tocar mais tarde com Jack McDuff e Don Patterson. Participou ativamente como sideman ao lado de grandes nomes do jazz como Sonny Stitt, Gene Ammons, Richard Groove Holmes, Bobby Hutcherson, Chick Corea, Stanley Clark e Chuck Israels, entre outros

Desde 1990, Pat Martino vem recebendo prêmios :
- 1995 Mellon Jazz Festival "Dedicated in Honor";
- 1996 Philadelphia Alliance "Walk of Fame Award";
- 1997 National Academy of Recording Arts & Sciences "Songs from the Heart Award";
- 2002 Nomeado para o Grammy pelo melhor album de Jazz "Live at Yoshi's" e melhor solo de jazz em 'All Blues';
- 2002 National Academy of Recording Arts & Sciences "2nd Annual Heroes Award";
- 2003 Nomeado para o Grammy pelo melhor album de Jazz "Think Tank" e melhor solo de jazz em 'Africa';
- 2004 Guitarrista do ano pela Downbeat.

É o cara !

Nenhum comentário: