Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

VOCAL HARMÔNICO, O INÍCIO

07 novembro 2005

Muito populares na década de 40, os grupos vocais norte-americanos marcaram época. Não havia, porém, qualquer intenção jazzística. Em 1953, mais precisamente em Hollywood, formou-se um quarteto que até hoje é lembrado como o precursor do chamado “vocal harmônico”, bem mais próximo ao jazz, tendo como mentor Gene Puerling – mais tarde formaria outro grupo de vanguarda, Singers Unlimited. The Hi-Los é referência unânime até hoje quando o assunto é vocal moderno, ou seja, harmônico. A discografia do grupo resume-se a 15 álbuns de difícil acesso, principalmente quando remasterizados em CD. Entre os mais cotados está “All That Jazz”, trazendo de quebra a banda de Marty Paich, também responsável pelos arranjos, ao lado do pianista Clare Fischer. Participam do álbum o saxofonista Bud Shank, o baixista Joe Mondragon, o baterista Mel Lewis e o trombonista Jack Sheldon. Ao lado de Puerling, Bob Strasen, Clark Burroughs e Bob Morse sobram em criatividade e fazem do CD um raro momento no gênero. Entre os seguidores dessa escola, além do próprio Singers Unlimited – já desaparecido – , estão os grupos Manhattan Transfer, The Real Group (sueco), New York Voices e Take 6. Segundo a All Music Guide, o quarteto foi desfeito em 64, já com Don Sheldon no lugar de Strasen.
O repertorio navega entre standards consagrados como “Fascinating Rhythm” e “Of The I Sing”(Gershwin), “Something’s Coming” (Bernstein), “The I’ll Be Tired Of You” (Harburg & Schwartz) e “Small Fry” (Carmichael & Loesser), entre outros. Um crédito especial deve ser dado ao engenheiro de remasterização, que conseguiu manter a fidelidade do similar em vinil, lançado em 1959. Como estamos em fase de talentos super precoces, nada como voltar um pouco ao túnel do tempo e passar a limpo músicos e vocalistas que deixaram escolas até hoje marcantes. Entre os grupos vocais, The Hi-Los é a maior delas (#).

(#) com a palavra, a respeito, nosso mestre Raffaelli.

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