Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

FESTIVAIS EUROPEUS DE JAZZ TERÃO JARRETT, ROLLINS & CULLUM

31 maio 2005

[transcrição de notícia da Agencia Bloomberg News - tradução e adaptação livres]

Um músico de jazz, por definição, não toca pelo dinheiro. Essa música para uma minoria, chamada de jazz, é tanto uma postura ética tanto quanto um estilo. Assim, um festival de "jazz" com Crosby, Stills & Nash no programa, pode estar apenas explorando essa boa qualificação. Isto posto, festivais são principalmente festas e não se pode ter uma bela festa sem música. Segue a seleção:

FESTIVAL DE JAZZ DE PARIS: Uma boa mistura de músicos franceses e americanos no sábado e domingo à tarde. Custa três euros para entrar no parque do Bois de Vincennes - os concertos são gratuitos. Levem as crianças, o gramado é enorme. Irão se apresentar, entre outros: Steps Ahead, Aldo Romano, Brian Blade, Henri Texier, Hermeto Pascoal, Sara Lazarus e Bad Plus. Parc Floral de Paris, de 4 de junho a 24 de julho. http://www.nemomusic.com .

FESTIVAL DJANGO REINHARDT: O iconico guitarrista cigano Django Reinhardt viveu e morreu em Samois-sur-Seine, agradável cidade ribeirinha situada a cinco quilometros de Fontainebleau. Esta é a 26a. temporada anual de testemunho ao Jazz Manouche, Gypsy Swing, um estilo que Django praticamente inventou, e que inclui grupos de Gypsy Swing liderados por Latcho Niglo, Yorgui Loeffler e Ninine Garcia. E ainda Russell Malone, Scott Hamilton, Chucho Valdes e Phil Woods. Em Samois-sur-Seine, na França, de 20 a 26 de junho. http://www.django.samois.free.fr .

MONTREUX JAZZ FESTIVAL: Às margens do Lago Genebra, Montreux carrega uma longa e honorável historia (esta será a 39a. edição), mas cresceu demais (três locais com espetáculos importantes simultaneamente, mais alguns outros) e ficou longo. O festival é a maior atração turistica, com seu cast anual de apresentações comerciais com bandas do tipo Kraftwerk, Eagles of Death Metal, Alice Cooper, Tori Amos, Crosby, Stills & Nash, Brian Wilson e Juliette Greco. Esses ladeiam alguns jazzistas do calibre de Michael Brecker, Oscar Peterson, Mike Stern, Richard Bona, Stanley Clarke, Bobby McFerrin e Medeski, Martin & Wood. Montreux, Suíça, de 1 a 16 de julho. http://www.montreuxjazz.com .

JAZZ A JUAN: Jazz a Juan [Les Pins] sempre mostra uma programação diferente, única, com alguns dos mais importantes e interessantes nomes, que gostam de se apresentar em meio aos pinheiros, na Cote d'Azur. A 45a. edição deste Festival traz Bireli Lagrene, Ibrahim Ferrer, McCoy Tyner, o Keith Jarrett Trio, Dee Dee Bridgewater, Marcus Miller, Sonny Rollins e o coro Los Angeles Crenshaw Gospel Choir. Antibes Juan-les-Pins, France, de 14 a 24 de julho. http://www.antibesjuanlespins.com .

PORI INTERNATIONAL JAZZ FESTIVAL: Esse encontro se dá na costa Finlandesa, a 250 km a noroeste de Helsinki. São grandes concertos a céu aberto, às margens do rio Kokemaki, com música o dia todo, na rua que o beira, lotada de pequenos clubes e salas que se parecem antigas fábricas. Aviso: este festival pode,facilmente se transformar num festival de cerveja. Estão programadas as presenças das Pointer Sisters, Jamie Cullum, Charlie Haden, Odean Pope's Salute to Max Roach, Los Van Van e Alice in Dixieland. Pori, Finlandia, de 16 a 24 de julho, http://www.porijazz.fi .

MOLDE JAZZ FESTIVAL: Um pequeno e agradável porto na bela costa atlântica da Noruega faz da combinação boa música e turismo uma bela experiência. Desprovido de muitas estrelas, Molde é um festival de baixo orçamento programado por gente apaixonada pelo jazz. Este ano as atrações incluem Anthony Braxton e Lauryn Hill, e outros menos conhecidos músicos europeus como o pianista Bojan Z e o contrabaixista norueguês Arild Andersen. Seguindo os braços dos fjords, pode-se dirigir até Mardalsfossen, a maior cachoeira do norte da Europa. Molde, Noruega, 18-23 de Julho. http://www.moldejazz.no .

SAN SEBASTIAN JAZZ FESTIVAL: Este festival é bem administrado e imaginativamente programado. Os concertos são em praças espetaculares e em praias suntuosas dessa que é uma cidade de tirar o folego, situada na costa basca espanhola. Lá estarão Gilberto Gil, as "big-bands" de Dave Holland e Charles Mingus, Solomon Burke, Joe Cocker, Benny Golson, Cedar Walton e Bebo Valdes. San Sebastian, Spain, 22-27 de julho. http://www.jazzaldia.com .

SIENA JAZZ: Está mais para uma oficina do que propriamente um festival. O foco está nas levas sucessivas de estudantes de música recém-graduados que invadem esta bela cidade nas encostas verdes da Toscana, todos os verões, há 35 anos. Dá para se comer muito bem em Sienna. Uma das coisas que os leva ali é aprender a tocar para o público, assim há diversos concertos todos os dias e os lugares vão deixar você louco. Os italianos somam, possivelmente, a melhor coleção de músicos de jazz da Europa, embora eles nem sempre cruzem os Alpes, então não se preocupe por não conhecer nomes como Gianluigi Trovesi, Claudio Fasoli e Stefano Battaglia. Siena, Italia, 24 de julho a 7 de agosto. http://www.sienajazz.it .

JAZZ IN MARCIAC: O Festival colocou esta cidade agrária, que repousa entre campos de girassóis do sudoeste da França, no mapa. Dizendo-se o melhor festival de jazz na Europa, está, no entanto, crescendo um pouco forte para seu próprio benefício. (O que houve com o "pequeno que é bom?"). Ibrahim Ferrer, Randy Brecker, os Blind Boys of Alabama, Taj Mahal, Ravi Coltrane, Ghetto Blaster, Femi Kuti, Omar Sosa, Wynton Marsalis com cordas, John Zorn, Michel Portal, Afro-Cuban All-Stars, Randy Weston, Wayne Shorter, e ainda a Count Basie Orchestra. Marciac, França, de 1 a 15 de agosto. http://www.jazzinmarciac.com .

SANT'ANNA ARRESI JAZZ FESTIVAL: Musica "avant-garde" numa cahrmosa praça da cidade, mais ótimo "windsurf" e frutos do mar, na costa sudoeste da Sardenha. Vale amplamente o desvio e não é lotado, no fim do verão. Enrico Rava, Sun Ra Arkestra, Antonello Salis, Muhal Richard Abrams, Hamid Drake e Anthony Braxton. Sardenha, Italia, de 24 de agosto a 3 de setembro. http://www.santannarresijazz.it .

Agora é contabilizar as milhas, raspar o cofrinho e correr para o belo e jazzístico verão europeu. Quem se habilita?

Nenhum comentário: