Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

FESTIVAL TUDO É JAZZ

08 setembro 2004

Dando continuidade ao seu festival em carona com o de Ouro Preto, o Mistura Fina após as apresentações da Jane Monheit (27 e 28/08 ) , trouxe para o seu palco um dos reis do vocalise já com 83 anos o Jon Hendricks, que infelizmente ou felizmente para os poucos que o assistiram, pois cantou para menos de 100 pessoas e em um set único no dia 01 pp.; e segundo me confessou o P.Paulo o Globo se recusou a dar cobertura a tal evento pois o Xexeo odeia jazz ( ainda bem... ).

Quanto ao concerto posso garantir que o Hendricks além de uma simpatia ímpar, fez o seu melhor para agradar aquele pequeno grupo, que alí entusiasmado curtia como se estivesse em transe tal a sintonia platéia / palco.
Acompanhado por um trio de N.York altamente entrosado e muito criativo, começando pelo excelente pianista Peter Michelich ( este deverá ser atração futura no MF ), Andy Watson na mini bateria, demonstrando mais uma vez que tamanho não é tudo, como os nossos Marcio Bahia, Robertinho Silva para citar esses que ditam o rítmo sem muito instrumental e finalmente Neal Miner no baixo, o menos iluminado no meu entender.

O programa foi iniciado com uma versão de "Moanin" muito pessoal do Hendricks e um dos seus hits, a seguir uma homenagem ao Duke "Mood Indigo" e logo com uma participação da platéia 2 temas "De Lee, De Long" com cada lado da casa fazendo um estribilho e "Blues March" do Benny Golson com marcha, chapéu e tudo mais de direito.
Na continuação um medley Jobiniano fechando com um emocionado "Wave" emendado também de igual forma em "Estate".
Após esse belo momento de total descontração uma musica de sua própria autoria em homenagem e protesto ao Bush, chamada curiosamente "Tell Me The Truth".

Dando sequencia após dizer que sua grande influencia musical foi Oscar Petiford, segundo Hendricks o baixista dos baixistas, cantou imitando o instrumento um tema do proprio Petiford "Swinging To The Girls Come Home".

Para fechar antes do "bis" tão solicitado "September Of My Years" a la Sinatra, e para voltar de forma consagradora com "Bye Bye Blackbird" homenageando definitivamente Miles Davis.

Enfim, quem viu viu, pois quem não viu certamente não vai mais ver, e principalmente em um ambiente tão intimista...

Lembro ainda que o tal festival segue amanhã com a apresentação do Cesar Camargo e Romero Lubambo, que para mim foi simplesmente o melhor concerto nacional de 2003.

Nenhum comentário: