Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

BOMBA BOA! : UM MILHÃO DE DÓLARES PARA O JAZZ

09 setembro 2004

Aproveitando o assunto da coluna do Mestre Luiz Orlando Carneiro no JB de hoje, que versa sobre locais para se ouvir jazz em NYC, dentre os quais e principalmente o novo edifício que abriga a "Jazz at the Lincoln Center", trago esta bela notícia de hoje, cujo título, traduzido livremente, é: O Bank of America Saúda a Música Americana, o Jazz, Com 1 Milhão de Dólares, no Programa 'Presenting Sponsorship' do "Jazz at Lincoln Center"(JALC).
Segundo a notícia, essa (para nós) fabulosa doação suportará a primeira temporada da instituição JALC em sua nova casa, o Frederick P. Rose Hall, no Columbus Circle. O suporte ao jazz coincide com a chegada, no outono, dos centros de atendimento e caixas automáticos do Bank of America a Nova Iorque.

O início desta primeira temporada no mencionado Hall, o novo ninho da JALC e o primeiro local do mundo desenvolvido especialmente para apresentações de jazz (vide, nos Arquivos do CJUB, matéria a esse respeito, com o título "Preparem seus passaportes, o Clube está pronto", na semana entre 16 e 2 de maio), dar-se-á no dia 18 de outubro, no chamado Time Warner Center, que fica no mencionado Columbus Circle, em Manhattan. A bilheteria da JALC, localizada no térreo do edifício, abrirá em 13 de setembro.

"O Bank of America está lançando seus serviços a clientes em NY ao mesmo tempo em que a JALC está iniciando sua primeira temporada nesse novo local. Nós estamos extremamente orgulhosos de ser o patrocinador inicial neste momento histórico para ambas as instituições", disse Carter McClelland, chefe da área de marketing do Banco em Nova Iorque e presidente da Banc of America Securities. "Wynton Marsalis, através de seu trabalho na JALC, vem fazendo um tremendo avaço na percepção e apreciação do jazz como uma forma de arte quintessencialmente Americana. O patrocínio do Bank of America à JALC traduz nosso compromisso em dar suporte a elementos culturais e sociais que definem a America."

Seguem-se, na notícia, as declarações de Wynton Marsalis, diretor artístico da JALC e de Derek Gordon, seu diretor executivo, falando de como é bom ter um patrocinador desse quilate, etc. etc., e ainda informam que, além disso, o banco vai liderar o patrocinio de quatro séries de Concertos da JALC:

- "Let Freedom Swing", de 28 a 30 de outubro de 2004: A "Lincoln Center Jazz Orchestra" (LCJO), com Wynton Marsalis, homenageará líderes que deram voz às lutas por direitos iguais, juntando música e leituras de textos, celebrando Vaclav Havel, Lyndon Johnson, Robert Kennedy, Martin Luther King, Jr., Nelson Mandela e Eleanor Roosevelt. Os compositores convidados a apresentar peças incluem Billy Childs, Darin Atwater, Toshiko Akiyoshi, Darius Brubeck, Zim Ngqawana, Jimmy Heath e Emil Viklicky, no que prometem ser raras noites de idéias e ideais.

- "Suite for Human Nature", de 16 a 19 de dezembro de 2004: O programa de férias da JALC é uma fábula estimulante para toda a família, acerca das aventuras e desventuras da Mãe Natureza, do Pai Tempo e de seus descendentes. Essa estréia em Nova Iorque contará com músicas novas de Wynton Marsalis e um "libretto" feito pela letrista Diane Charlotte Lampert. O coro The Boys Choir of Harlem e cantores convidados vão juntar-se à LCJO, acrescida de Wynton, para anunciar a estação com essa emocionante fábula de redenção.

- "Mid-Winter Festival", de 17 a 19 de fevereiro de 2005: Bill Charlap, a quem Tony Bennett considera "um dos maiores músicos americanos do presente", junta seu gênio criativo a obras-primas de seis gigantes da música popular americana: Gershwin, Kern, Porter, Berlin, Rodgers e Arlen. Charlap, juntamente com Peter Washington e Kenny Washington, receberá ainda Frank Wess e Peter Bernstein, além dos vocalistas Sandy Stewart e Freddy Cole.

- "Chivalrous Misdemeanors", 5 a 7de maio de 2005: Em 1957, o legendário Duke Ellington mexeu com o Bardo ao compor sua Suite Shakespeareana. Em 2005, o trombonista da LCJO, Ron Westray vai estrear novas composições que balançarão o Homem de La Mancha, com uma visão diferente e contemporânea, embebida no jazz, da história de Don Quixote. Arranjador e compositor de mão cheia, Westray, junto com Wynton e vocalistas convidados, promete embarcar numa jornada mágica entremeada de narrativas- surpresa e polirritmia espanhola.

O patrocinador, enfim, desfia uma série de vantagens de associar seu nome à cultura e mais ainda ao jazz, como a única forma de arte verdadeiramente americana. O que é nada menos do que excepcional para todos aqueles ligados ao jazz.

Nenhum comentário: