Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

BOMBA BOA! : UM MILHÃO DE DÓLARES PARA O JAZZ

09 setembro 2004

Aproveitando o assunto da coluna do Mestre Luiz Orlando Carneiro no JB de hoje, que versa sobre locais para se ouvir jazz em NYC, dentre os quais e principalmente o novo edifício que abriga a "Jazz at the Lincoln Center", trago esta bela notícia de hoje, cujo título, traduzido livremente, é: O Bank of America Saúda a Música Americana, o Jazz, Com 1 Milhão de Dólares, no Programa 'Presenting Sponsorship' do "Jazz at Lincoln Center"(JALC).
Segundo a notícia, essa (para nós) fabulosa doação suportará a primeira temporada da instituição JALC em sua nova casa, o Frederick P. Rose Hall, no Columbus Circle. O suporte ao jazz coincide com a chegada, no outono, dos centros de atendimento e caixas automáticos do Bank of America a Nova Iorque.

O início desta primeira temporada no mencionado Hall, o novo ninho da JALC e o primeiro local do mundo desenvolvido especialmente para apresentações de jazz (vide, nos Arquivos do CJUB, matéria a esse respeito, com o título "Preparem seus passaportes, o Clube está pronto", na semana entre 16 e 2 de maio), dar-se-á no dia 18 de outubro, no chamado Time Warner Center, que fica no mencionado Columbus Circle, em Manhattan. A bilheteria da JALC, localizada no térreo do edifício, abrirá em 13 de setembro.

"O Bank of America está lançando seus serviços a clientes em NY ao mesmo tempo em que a JALC está iniciando sua primeira temporada nesse novo local. Nós estamos extremamente orgulhosos de ser o patrocinador inicial neste momento histórico para ambas as instituições", disse Carter McClelland, chefe da área de marketing do Banco em Nova Iorque e presidente da Banc of America Securities. "Wynton Marsalis, através de seu trabalho na JALC, vem fazendo um tremendo avaço na percepção e apreciação do jazz como uma forma de arte quintessencialmente Americana. O patrocínio do Bank of America à JALC traduz nosso compromisso em dar suporte a elementos culturais e sociais que definem a America."

Seguem-se, na notícia, as declarações de Wynton Marsalis, diretor artístico da JALC e de Derek Gordon, seu diretor executivo, falando de como é bom ter um patrocinador desse quilate, etc. etc., e ainda informam que, além disso, o banco vai liderar o patrocinio de quatro séries de Concertos da JALC:

- "Let Freedom Swing", de 28 a 30 de outubro de 2004: A "Lincoln Center Jazz Orchestra" (LCJO), com Wynton Marsalis, homenageará líderes que deram voz às lutas por direitos iguais, juntando música e leituras de textos, celebrando Vaclav Havel, Lyndon Johnson, Robert Kennedy, Martin Luther King, Jr., Nelson Mandela e Eleanor Roosevelt. Os compositores convidados a apresentar peças incluem Billy Childs, Darin Atwater, Toshiko Akiyoshi, Darius Brubeck, Zim Ngqawana, Jimmy Heath e Emil Viklicky, no que prometem ser raras noites de idéias e ideais.

- "Suite for Human Nature", de 16 a 19 de dezembro de 2004: O programa de férias da JALC é uma fábula estimulante para toda a família, acerca das aventuras e desventuras da Mãe Natureza, do Pai Tempo e de seus descendentes. Essa estréia em Nova Iorque contará com músicas novas de Wynton Marsalis e um "libretto" feito pela letrista Diane Charlotte Lampert. O coro The Boys Choir of Harlem e cantores convidados vão juntar-se à LCJO, acrescida de Wynton, para anunciar a estação com essa emocionante fábula de redenção.

- "Mid-Winter Festival", de 17 a 19 de fevereiro de 2005: Bill Charlap, a quem Tony Bennett considera "um dos maiores músicos americanos do presente", junta seu gênio criativo a obras-primas de seis gigantes da música popular americana: Gershwin, Kern, Porter, Berlin, Rodgers e Arlen. Charlap, juntamente com Peter Washington e Kenny Washington, receberá ainda Frank Wess e Peter Bernstein, além dos vocalistas Sandy Stewart e Freddy Cole.

- "Chivalrous Misdemeanors", 5 a 7de maio de 2005: Em 1957, o legendário Duke Ellington mexeu com o Bardo ao compor sua Suite Shakespeareana. Em 2005, o trombonista da LCJO, Ron Westray vai estrear novas composições que balançarão o Homem de La Mancha, com uma visão diferente e contemporânea, embebida no jazz, da história de Don Quixote. Arranjador e compositor de mão cheia, Westray, junto com Wynton e vocalistas convidados, promete embarcar numa jornada mágica entremeada de narrativas- surpresa e polirritmia espanhola.

O patrocinador, enfim, desfia uma série de vantagens de associar seu nome à cultura e mais ainda ao jazz, como a única forma de arte verdadeiramente americana. O que é nada menos do que excepcional para todos aqueles ligados ao jazz.

Nenhum comentário: