Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

Uma viagem de sonho à Escócia

27 fevereiro 2004

Arrumando umas gavetas - atividade compatível com uma quarta feira de cinzas legítima, e chuvosa ainda por cima - encontrei uma contribuição que fiz em 98 para a revista Viagem e Turismo, como participante num concurso chamado "Uma Viagem de Sonho", cujo prêmio máximo era exatamente propiciar, ao vencedor, a realização do descrito, sem tirar nem pôr. Imaginação a mil, tolhida apenas pelo número restrito de palavras que aceitavam, botei no papel exatamente a viagem que me daria maior prazer. Relendo-a, notei que já estava recheada de assuntos pertinentes ao CJUB. Só por isso decidi compartilhá-la com vocês.

Uma viagem de sonho à Escócia

De Londres até Glasgow, na cabine mais luxuosa de um confortável trem, pode-se desfrutar de toda a atenção e do aristocrático atendimento que só ingleses sabem como proporcionar. Assim, na primeira noite imagino um jantar muito requintado onde, na atmosfera sempre romântica do vagão-restaurante da primeira classe, ceiamos à luz dos pequenos abajures, ouvindo Mozart pelas mãos de Keith Jarret. Depois da impecável refeição à base de caça, escoltada por um grand-cru-classé, comemos frutas e tomamos chá. À elevação da temperatura causada pelo belo Armagnac, reagimos caminhando até o fim do trem para um pouco de ar frio, abraços aconchegantes e um robusto Partagas D4. Na cabine, conspiram silentes uma magnum Cristal no gelo e morangos silvestres numa salva de prata. E travesseiros de penas.

Ao amanhecer, o aviso da chegada ao destino. Só há tempo para um espresso à bordo e alí já está a histórica estação. Alguns passos no frio matinal até o pátio da locadora revigoram os corpos e clareiam as mentes. A simples visão do Jaguar XK8, verde escuro e conversível, exatamente como solicitado, antecipa muito prazer.

Até a aldeia de Ayeshire, uma fruição contínua por conta da espetacular paisagem. A alternância entre os campos atapetados de verde e as árvores centenárias que margeiam os rios e córregos, tendo como fundo as montanhas em seus mais diversos tons de azul, deixa-nos pasmos. O ótimo estado da estrada leva ao aumento, inconsciente, da pressão no pedal do gás e àquela sensação de aventura que alegra os corações nas viagens.

Tal emoção só é altrapassada na chegada à Skeldon State, quando do recebimento, das mãos do próprio Mr. Campbell - proprietário das aconchegantes acomodações onde você mesmo se serve de tudo, do bom e do melhor - da licença para pescar, nas margens dos rios Doon e Ayr, combativos salmões e magníficas trutas marinhas, em miraculosa abundância. Pesca-se por três dias e cada fisgada vai a débito da conta do stress. Tudo como desejo, desde que vi, ainda garoto, algumas fotos numa revista de caça e pesca.

Na Escócia, o cashmere, o whisky e a simpatia são produtos nacionais que esquentam as noites nos pubs. E é num desses, em meio à bruma do anoitecer do quinto dia que meus novos "velhos"amigos escoceses me convidam para uma caça ao faisão, na manhã seguinte bem cedo. Eu vou. E acerto um deles, que Mr. Campbell prepara divinamente e que compartilhamos no jantar de despedidas.

Quando acordo no dia seguinte, tenho a impressão de ter sonhado com as Ilhas Maldivas. Mas isso é outra viagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://markonzo.edu groupreform detentions http://ccmixter.org/people/infraredsauna/profile http://blog.bakililar.az/carpettiles/ http://jonesprinc.com/members/Helzberg-Diamonds.aspx http://aviary.com/artists/mohawkcarpet happiness