Aqui você vai encontrar as novidades sobre o panorama nacional e internacional do Jazz e da Bossa Nova, além de recomendações e críticas sobre o que anda acontecendo, escritas por um time de aficionados por esses estilos musicais. E você também ouve um notável programa de música de jazz e blues através dos PODCASTS.
Apreciando ou discordando, deixem-nos seus comentários.
NOSSO PATRONO: DICK FARNEY (Farnésio Dutra da Silva)
..: ESTE BLOG FOI CRIADO EM 10 DE MAIO DE 2002 :..
Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna
AS VARIEDADES DE UÍSQUE
14 fevereiro 2004
ESCOCÊS – Somente pode receber a denominação “Scotch Whisky”aquele destilado e envelhecido por, pelo menos, três anos na Escócia. Há vários tipos de uísque destilados: malt whisky, produzido de cevada maltada e não maltada e trigo ou milho. Uma porção de cada barril evapora ao longo dos anos e diz-se que “evanesce em direção ao céu”- é o que os escoceses chamam de “parte dos anjos”. A secagem da cevada em fornos de carvão de turfa confere ao uísque escocês um sabor defumado. Para a criação de um perfeito blended (mistura de uísque de malte e de grão) são necessários de 35 a 200 diferentes uísques. É o caso de um dos uísques mais conhecidos e apreciados no mundo, o Chivas Regal, e a idade estampada na garrafa representa a idade do uísque mais jovem que o compõe.
IRLANDÊS – É o tipo “blended”, elaborado com cevada maltada e uísque de cereais. A cevada maltada é seca em fornos de carvão de pedra para que nenhum aroma defumado passe ao uísque. Além disso, diferencia-se do uísque escocês por ser mais encorpado.
AMERICANO – Há vários tipos de uísque americano. Os dois mais conhecidos são o Bourbon e o Rye. O Bourbon é destilado de mosto de cereais, com um mínimo de 51% de milho, e é envelhecido por quatro anos em barris de carvalho branco, novo, com o interior previamente carbonizado, conferindo-lhe um bouquet de baunilha. Seu nome origina-se do Condado de Bourbon, no Kentucky, e seu sabor é áspero, atribuído à água filtrada através de pedras calcárias. O Rye é elaborado com um mínimo de 51% de centeio (rye), e seu processo é similar ao do Bourbon, mas tem aroma e sabor mais acentuados. Há ainda o Tennesse Whiskey, que tem como seu representante mais famoso o whiskey Jack Daniel`s – este whiskey possui uma fase adicional de sazonamento a carvão de maple que modifica a bebida, dando-lhe o impulso inicial antes de ser colocado em barris para envelhecimento.
CANADENSE – Fabricado no Canadá sob a supervisão do governo, é elaborado com centeio, milho e cevada, sendo envelhecido por, no mínimo, quatro anos. É menos encorpado que o uísque americano. Indicado, pelo seu perfume, para o preparo de coquetéis (40% a 43,5%).
Abraços,
Marcelink
Nenhum comentário:
Postar um comentário