Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

AS VARIEDADES DE UÍSQUE

14 fevereiro 2004

Iremos agora falar sobre as variedades de uísque, segundo o barman profissional Angel Ojea. Os textos abaixo estão em seu livro “O Coquetel e Sua Arte” publicado pela Escrituras Editora.

ESCOCÊS – Somente pode receber a denominação “Scotch Whisky”aquele destilado e envelhecido por, pelo menos, três anos na Escócia. Há vários tipos de uísque destilados: malt whisky, produzido de cevada maltada e não maltada e trigo ou milho. Uma porção de cada barril evapora ao longo dos anos e diz-se que “evanesce em direção ao céu”- é o que os escoceses chamam de “parte dos anjos”. A secagem da cevada em fornos de carvão de turfa confere ao uísque escocês um sabor defumado. Para a criação de um perfeito blended (mistura de uísque de malte e de grão) são necessários de 35 a 200 diferentes uísques. É o caso de um dos uísques mais conhecidos e apreciados no mundo, o Chivas Regal, e a idade estampada na garrafa representa a idade do uísque mais jovem que o compõe.

IRLANDÊS – É o tipo “blended”, elaborado com cevada maltada e uísque de cereais. A cevada maltada é seca em fornos de carvão de pedra para que nenhum aroma defumado passe ao uísque. Além disso, diferencia-se do uísque escocês por ser mais encorpado.

AMERICANO – Há vários tipos de uísque americano. Os dois mais conhecidos são o Bourbon e o Rye. O Bourbon é destilado de mosto de cereais, com um mínimo de 51% de milho, e é envelhecido por quatro anos em barris de carvalho branco, novo, com o interior previamente carbonizado, conferindo-lhe um bouquet de baunilha. Seu nome origina-se do Condado de Bourbon, no Kentucky, e seu sabor é áspero, atribuído à água filtrada através de pedras calcárias. O Rye é elaborado com um mínimo de 51% de centeio (rye), e seu processo é similar ao do Bourbon, mas tem aroma e sabor mais acentuados. Há ainda o Tennesse Whiskey, que tem como seu representante mais famoso o whiskey Jack Daniel`s – este whiskey possui uma fase adicional de sazonamento a carvão de maple que modifica a bebida, dando-lhe o impulso inicial antes de ser colocado em barris para envelhecimento.

CANADENSE – Fabricado no Canadá sob a supervisão do governo, é elaborado com centeio, milho e cevada, sendo envelhecido por, no mínimo, quatro anos. É menos encorpado que o uísque americano. Indicado, pelo seu perfume, para o preparo de coquetéis (40% a 43,5%).


Abraços,

Marcelink

Nenhum comentário: