Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

BEBIDAS & CHARUTOS: DICAS PARA VOCÊ EXPERIMENTAR

01 janeiro 2004

Li essa matéria no site da Revista Go Where? e achei interessante. Não conheço muito bem o assunto, mas temos aqui grandes especialistas que podem falar mais sobre o tema.

"Qual seria a bebida ideal para acompanhar – e aumentar ainda mais – o prazer de degustar um bom charuto? Algumas opiniões são discordantes, é fato, mas conhecer alguns detalhes só irá contribuir para melhorar seu momento junto ao charuto e possibilitar novas sensações. Confira...

VINHOS - Embora não tenham sido um acompanhamento muito tradicional com charutos, os vinhos podem ser uma boa opção. Os mais indicados para acompanhar seu charuto são os tintos por serem mais encorpados e vigorosos. Vinhos brancos podem ser uma opção, porém mais difíceis de se escolher por serem mais delicados e o sabor do charuto acaba sobrepujando o sabor do vinho. Os vinhos do tipo porto podem ser uma ótima alternativa já que seu sabor às vezes adoçado combina muito bem, sendo muito apreciado pelos charuteiros. Há muitos tipos de vinho do porto, do “tawny”, mais seco, ao “ruby” vermelho-escuro e mais doce.

CONHAQUES - O conhaque é uma bebida destilada do vinho feito com uvas cultivadas na região de Cognac, na França. Os conhaques recebem classificações de acordo com sua maturação e envelhecimento. Estas classificações vão do V.S. (Very Special), que indica um conhaque relativamente jovem e frutado, ao mais maduro V.S.O.P. (Very Special Old Pale) até chegar aos X.O. (Extra Ordinary), com décadas de envelhecimento. Ao acompanhar seu charuto com conhaque, recomenda-se bebê-lo puro (sem gelo), à temperatura ambiente, aquecido apenas pelo calor das mãos. Conhaques combinam muito bem com charutos e quanto mais envelhecidos, melhor esta combinação.

UÍSQUES - O uísque é outra bebida que combina muito bem com charutos. Há dois tipos importantes: os “single-malts” – produto de uma destilaria específica e por isso muito influenciados pela água, pelo tipo de malte, pelo ambiente em torno da destilaria e pelo tipo da madeira dos barris em que envelheceu. São em geral uísques bem encorpados. O outro tipo é o “blended” sendo basicamente um conjunto de maltes misturados para se chegar a um determinado sabor. Os uísques, assim como os conhaques, são envelhecidos e regra geral os mais envelhecidos são mais suaves e combinam melhor com charutos. Quanto ao gelo no uísque, o ideal é não colocá-lo pois a baixa temperatura entorpece o paladar, reduzindo o prazer proporcionado pelo charuto.

RUM - Ótima opção para acompanhar charutos. Os runs envelhecidos se parecem mais com os conhaques e não têm o sabor adocicado a que você pode estar acostumado. Há diversas opções nas importadoras mas não se assuste com os preços.

LICORES - Embora sejam doces, os licores à base de conhaque ou uísque são ótimos companheiros para seu charuto. Evite os licores à base de frutas e chocolate que acabam conflitando com o sabor do charuto."

Bem, agora é esperar para ver se nossos confrades charuteiros concordam ou não com a metéria...

Abraços,

Marcelink

Nenhum comentário: