Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

- HISTÓRIA CURIOSA E EMOCIONANTE DO DESTINO DE UM VIOLINO -

09 dezembro 2003

Há uma historinha que considero das mais interessantes e inusitadas acerca de um violino que trocou de dono desde os anos 30. Eu a estava reservando para uma palestra no Rio Design Center, mas como não fui escalado para falar no tributo a Stephane Grappelli, realizado semana passada, vou divulgá-la agora. Ela foi-me contada pelo grande violinista Stephane Grappelli (juntamente com algumas deliciosas e apimentadas estripulias de Django Reinhardt) quando tocou no Free jazz Festival, em 1988.

Aí vai:

A França sempre teve uma grande tradição do violino no jazz. Há uma verdadeira dinastia de violinistas franceses de jazz que marcaram suas trajetórias com muito talento. Eles estão unidos por um fato incomum realmente emocionante.

1. Na final da década de 20, o grande nome do violino na França era o maestro e líder de orquestra Michel Warlop (tenho algumas gravações da banda dele em LP). Michel era um excelente instrumentista e empregava alguns dos melhores jazzmen franceses, inclusive Django Reinhardt. Warlop tinha um instrumento notável, que todos admiravam, fabricado por um renomado lutier europeu.

2. Quando Warlop encerrou suas atividades, no final dos anos 30, deu seu instrumento a Grappelli, que já era um grande nome do violino no jazz.

3. Nos anos 60, Grappelli deu o instrumento a Jean-Luc Ponty, que surgiu como um meteoro na constelação jazzística francesa (depois degringolou rumo à malfadada fusão).

4. Nos fim dos anos 70, Ponty presenteou o instrumento a Didier Lockwood, outro que fez furor com suas atuações e seus discos híper-elogiados.

5. Em meados dos anos 80, Lockwood deu o instrumento ao neto de Grappelli, que começava a tocar violino.

Assim, em linhas gerais, conta-se a história de um instrumento cobiçado por muitos que passou sucessivamente pelas mãos de Warlop-Grappelli-Ponty-Lockwood-Grappelli Neto.



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