Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

Da TV ao cinema, uma metamorfose

23 julho 2003

O jazz, como gênero musical, abriga hoje dezenas de vertentes. Há exageros. O "All Music Guide" rotula o nosso bom Danilo Caymmi como jazzista. E por aí outros equívocos. Ao se comprar um CD de jazz de algum músico desconhecido todo cuidado é pouco. Há surpresas agradáveis também. Um disco trazendo temas simplistas como "The Jetsons", "Hawaii 5-0", "Maniac" e "Mannix" não pode, em principio, atrair a atenção de qualquer jazzófilo mais qualificado. Na prática, Randy Waldman prova o contrário.
A carreira do pianista e arranjador norte-americano Randy Waldman é bem interessante. Aos 12 já fazia demonstrações com pianos novos para uma loja de instrumentos musicais-seu primeiro emprego. A grande chance veio aos 21 anos, na banda de Frank Sinatra. Mas foi ao lado de George Benson, durante 7 anos, que ganharia maturidade não só como pianista mas como arranjador. Nominado ao Grammy, em parceria com o Manhattan Transfer, acabou levando o prêmio na categoria de melhor arranjo para "Somewhere", via Barbra Streisand. Em Los Angeles, Waldman envolveu-se com trilhas para a TV e o cinema.
Só em 98, com um trio formado por John Patitucci e Vinnie Colaiuta, gravou seu primeiro disco. Em 2001, o segundo CD, "UnReel", um saboroso exercício de originalidade. Waldman é um jazzista moderno, dono de uma concepção musical arrojada.
"UnReel" é uma homenagem aos temas de seriados de TV e ao cinema. Uma visão, claro, jazzística. O arranjo para "The Jetsons" - que parece missão impossível - é aula de criatividade, onde Waldman mostra de cara que teve em McCoy Tyner uma escola. Ele convocou músicos de primeira linha, como Brandford Marsalis, Ernie Watts, Tom Scott e Michael Brecker (saxes), Randy Brecker e Leo Soloff (trumpet e flugelhorn), Gary Burton (vibes), Bob McChesney(trombone), além dos parceiros Patitucci e Colauita e do substituto natural de Benson, Michael Sembello. Há também versões mais comportadas, como "My Favorite Things", "Schindler's List" e "Forrest Gump". No chatíssimo "Hawaii 5-0", outra noção brilhante de harmonia. "America", "Mannix" e "Ben Casey" foram também missões árduas.
A faixa final, "Maniac" (Flashdance) traz a voz e a guitarra de Sembello. O único tiro mais comercial do CD.
"UnReel" recebeu entusiasmadas críticas dos norte-americanos. O desafio provocado por um repertório quase todo medíocre - raras as exceções - foi facilmente vencido. Às custas de um time de jazzistas formidáveis, entre eles, este surpreendente Randy Waldman.

Nenhum comentário: