Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho)*in memoriam*; David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo)*in memoriam*, Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge), Geraldo Guimarães (Gerry).e Clerio SantAnna

CRÉDITOS DO PODCAST # 246

16 fevereiro 2015

LIDER
EXECUTANTES
TEMAS / AUTORES
GRAVAÇÕES LOCAL e DATA
HOUSTON PERSON
Houston Person (st), Joe Alterman (pi), James Cammack (bx) e Lewis Nash (bat)
BLUE MOON
(Richard Rodgers / Lorenz Hart)
Live at the Iridium Jazz Club, New York em 2012
LOU DONALDSON
Lou Donaldson (sa, ldr), Stanley Turrentine (st), Jimmy Smith (órgão Hammond), Kenny Burrell (gt) e Grady Tate (bat)
SCRATCH MY BACK
(James Moore) 
Live at Town Hall, New York, 22/fevereiro/1985
OSIE JOHNSON
Thad Jones (tp), Bill Hughes (tb), Frank Wess (st,fl), Dick Katz (pi), Milt Hinton (bx) e Osie Johnson (bat)
CATWALK
(Osie Johnson)
New York, fevereiro/1955
CHAMPION JACK DUPREE
Jack Dupree (pi, vcl), bx e bat desconhecidos
GEORGIANA
(Jack Dupree) 
Chicago, 1984
ART FARMER
Art Farmer (flh), Frank Morgan (sa), Lou Levy (pi), Eric von Essen (bx) e Albert "Tootie" Heath (bat)
STAR EYES
(Don Raye / Gene DePaul)
Emeryville, CA, 27/maio/1989
GRANT GREEN
Grant Green, Barnel Kessel e Kenny Burrell (gt),
Larry Ridley (bx) e Don Lamond (bat)
BLUE MIST
(J.J. Johnson) 
New York, 1975
FRANKIE TRUMBAUER
Bix Beiderbecke (cnt), Charlie Margulis (tp), Bill Rank (tb), Frankie Trumbauer (c-mel sax), Irving Friedman (cl,sa), Chester Hazlett (sa), Min Leibrook (s-baixo), Lennie Hayton (pi), Eddie Lang (gt), Harold McDonald (bat)
LILA
(Charles Tobias / Maceo Pinkard)  
New York, 3/abril/1928
CHET BAKER
Chet Baker (tp), Gerard Gustin (pi), Jimmy Bond (bx) e  Bert Dahlander (bat)
THERE'S A SMALL HOTEL
(Richard Rodgers / Lorenz Hart)
Studio Pathé-Magellan,Paris, 24/ outubro/1955
JAZZ AT PHILARMONIC
Charlie Shavers (tp), Willie Smith (sa), Lester Young, Flip Phillips (st), Oscar Peterson (pi), Barney Kessel (gt), Ray Brown (bx) e J.C. Heard (bat)
C JAM BLUES
 (Barney Bigard / Duke Ellington)
Theatre de Beaulieu, Lausanne, Suiça, 14/março/1953
B G
DAVE HOLLAND (bx, ldr), Robin Eubanks (tb), Chris Potter (sa,st), Steve Nelson (vib) e Billy Kilson (bat)
CLARESSENCE
(Dave Holland) 
Live, Birdland, New York, 24/novembro/2001

NOVA COLEÇÃO DE BILLIE HOLIDAY

15 fevereiro 2015

A etiqueta / Legacy Columbia anunciou que ao final de março estará lançando à venda uma nova coleção de canções clássicas executadas por Billie Holiday, entre 1935 e 1945, sua melhor temporada. 
A seleção inclui 20 composições e é intitulada ─ The Collection Centennial ─ celebrando os 100 anos desde o nascimento da lendária cantora (Filadélfia, 7 de Abril de 1915).
As canções originais (gravadas em discos 78rpm) foram produzidas pelos selos Brunswick, Vocalion, Okeh, Commodore e Decca, naturalmente foram devidamente digitalizadas.
Participam como solistas alguns dos mais destacados músicos de jazz da época.


As músicas que se incluem nesta coleção são:

1. What A Little Moonlight Can Do
Teddy Wilson & His Orchestra ( Brunswick, 1935)

2. These Foolish Things (Remind Me Of You)
Teddy Wilson & His Orchestra ( Brunswick, 1936)
3. Summertime
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1936)
4. Billie's Blues
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1936)
5. I've Got My Love To Keep Me Warm
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1937)
6. Why Was I Born?
Teddy Wilson & His Orchestra ( Brunswick, 1937)
7. I Must Have That Man
Teddy Wilson & His Orchestra ( Brunswick, 1937)
8. I'll Get By (As Long As I Have You)
Teddy Wilson & His Orchestra ( Brunswick, 1937)
9. Mean To Me
Teddy Wilson & His Orchestra ( Brunswick, 1937)
10. When A Women Loves A Man
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1938)
11. You Go to My Head
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1938)
12. The Very Thought Of You
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1938)
13. I Can't Get Started
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1938)
14. Them There Eyes
Billie Holiday & Her Orchestra (Vocalion, 1939)
15. All of Me
Billie Holiday, acompanhada por Eddie Heywood & His Orchestra (OKeh, 1941)
16. God Bless The Child
Billie Holiday & Her Orchestra (OKeh, 1941)
17. Gloomy Sunday
Billie Holiday, acompanhada por Teddy Wilson & His Orchestra (OKeh, 1941)
18. Strange Fruit
Billie Holiday & Her Orchestra (Commodore, 1939)
19. Fine and Mellow
Billie Holiday & Her Orchestra (Commodore, 1939)
20. Lover Man (Oh, Where Can You Be)

Billie Holiday & Her Orchestra (Decca, 1945)

(Adaptado do Noticiero de Jazz de Pablo Aguirre)

14 fevereiro 2015

ALGUMAS POUCAS LINHAS SOBRE A
GUITARRA E OS GUITARRISTAS  -  35

ALLAN JAFFE, guitarrista, cantor e compositor norte-americano, nasceu na cidade de Boston, capital do estado levantino de Massachusetts (estado que abrange 227 cidades, entre as quais Bedford, Kingston, Georgetown, Worcester, Salem, Quincy, Allston e Concord, para citar apenas algumas das mais conhecidas), em  dia não conhecido do ano de 1950.  Não confundi-lo com Allan Phillip Jaffe (24 de abril de 1935 em Pottsville, Pensilvânia a 10 de março de 1987 em New Orleans, tubista e um dos formadores do "Preservation Hall" em New Orleans).
Iniciou, forçado pelos pais, a estudar piano clássico o que fez por 02 anos, após os quais passou ao violino e em seguida para o violoncelo que estudou durante 04 anos.
Com 13 anos aprendeu alguns acordes e aderiu à guitarra, adentrou o universo da música “folk”, ouviu “blues’, flamenco e passou a estudar a guitarra clássica com seriedade.  
Seu professor de guitarra deu-lhe a conhecer o JAZZ:  ato contínuo JAFFE converteu-se em fervoroso discípulo de Jim Hall.
Estudando no leste americano o idioma francês, teoria e história da música na Universidade de Yale (universidade privada situada na cidade de New Haven, estado de Conecticut cuja capital é Hartford, fundada em 1701 sob o nome de “Collegiate School”, sendo a 3ª de ensino superior mais antiga dos U.S.A. e que formou numerosos laureados dos Prêmios Nobel, Juizes do Supremo Tribunal norte-americano e Presidentes americanos, incluindo William Howard Taft, Gerald Ford e Bill Clinton) JAFFE, então com 17 anos, conheceu como colegas contemporâneos  Anthony Davis, George Lewis, Gerry Hemingway, Mark Helias e Jane Ira Bloom.   Com Anthony Davis JAFFE formou o duo “Sweet Rain”;    logo em seguida uniram-se aos dois em 1968 Mark Helias e Gerry Hemingway.
Assim formado o grupo passou a apresentar-se nas universidades de Massachusetts e de Connecticut.
Em 1975 JAFFE foi para New York e apresentou-se em clubes e festas.
JAFFE casou-se com uma francesa e passou a residir em Paris durante 01 ano;  nesse período ele formou outro grupo, de curta duração.
Retornando aos U.S.A. em 1978 JAFFE radicou-se em New York durante 03 anos, período no qual ele estudou e atuou em encontros musicais, espetáculos de variedades, festas familiares, casamentos e outros tipos de solenidades.
Voltou a reunir-se a Anthony Davis que o apresentou a James Newton;  os dois e mais Ray Anderson, Rick Rozie, Pheeron AkLaff e novamente Gerry Heminghway, adentraram estúdio de gravação em 1978, gravando pelo selo “Soundscape” o primeiro de JAFFE como líder.
Em 1980 JAFFE realizou sua primeira temporada européia, com Ray Anderson.  Nesse mesmo ano de 1980 ele participou ao lado de Anderson, Mark Helias, Steve Elson e Jim Payne da formação do grupo “Slickaphonics”, tendo como objetivo “adaptar os aspectos criativos do JAZZ a um quadro rítmico mais aceito e apreciado pelo grande público”.
Com o grupo “Slickaphonics” JAFFE realizou inúmeras temporadas internacionais, inclusive apresentando-se no “Moers Festival” na Alemanha e gravou diversos álbuns.
Simultaneamente JAFFE atuou em duo com o violinista canadense Terry Kane.  Ele gravou com diversos outros músicos, ai incluídos James Brown, Maceo Parker, Julius Hemphill, Marty Ehrlich, Bobby Previte, Tim Berne, Earl Howard e George Russell.  
No final dos anos 1980 JAFFE associou-se à letrista Deborah Atherton, com os dois criando o libreto para o musical “Carmilla”, devidamente adaptado de uma história de vampiros do século XIX, assim como criaram a ópera “Mary Shelley”, também uma adaptação baseada na vida do autor de Frankstein, que levaram ao palco no “The Ethical Culture Society” da cidade de New York.
JAFFE toca com extrema velocidade, certamente e em boa parte herdada dos guitarristas do “bebop”, com um som “bluesy” (bastante baseado nos “blueseiros” John Hurt e Blind Blake) tendente a metálico, digitando com virtuosismo e sempre adepto a composições fortemente estruturadas, com ritmo e voz que permitam-lhe criar progressões dramáticas.
Ele consegue abranger um largo espectro de gêneros de atividades a partir do JAZZ, ai incluídos o “blues”, o “ragtime”, os temas operísticos e teatrais, assim como a música artística.
A discografia de ALLAN JAFFE, sem ser expressiva em quantidade, reflete bem a qualidade típica de seu “guitarrismo” e vocalização, podendo citar-se:
-        1978, “Song For An Unborn Child”;
-        1980, “Ray Anderson: Harrisburg Half-Life”, com Ray Anderson, Mark Dresser, Gerry Hemingway (participação de JAFFE);
-        1982, “You Can Do What You Want”, com o “Slickaphonics”;
-        1982, “Slickaphonics: Wow Bag”, com Ray Anderson, Steve Elson, Mark Helias, Jim Payne;
-        1982, “Creative Improvisors Orchestra: The Sky Cries The Blues”, com Oliver Lake, Leo Smith, Marty Ehrlich (participação de JAFFE);
-        1983, “Various Artists: New York Funk, Vol. 1”, com Fred Wesley, Mike Clark, Pee Wee Ellis, Allan Jaffe;
-        1983, “Tlephonically You”, com o “Slickaphonics”;
-        1984, “Slickaphonics: Modern Life”, com Ray Anderson, Daniel Wilensky;
-        1985, “Slickaphonics: Humatomic Energy”, com Ray Anderson, Steve Elson, Mark Helias, Jim Payne;
-        1986, “Slickaphonics: Check Your Head At The Door”, com Ray Anderson, Steve Elson, Mark Helias, Jim Payne;
-        1988, “Slickaphonics: Live”, com Ray Anderson, Steve Elson,Mark Helias, Jim Payne;
-        1990, “Ray Anderson: What? Because!”, com Ray Anderson, John Hicks, Pheeroan AkLaff, Mark Dresser (JAFFE como “sideman”);
-        1990, “Bobby Previte: Empty Suits”, com         Bobby Previte, Robin Eubanks, Jerome Harris, Steve Gaboury (JAFFE como “sideman”);
-        1992, “Maceo Parker & the JB Horns: Funky Good Time In Tokyo”, com Maceo Parker, Fred Wesley, Pee Wee Ellis,Allan Jaffe, Jim Payne, Mark Helias;
-        2003,  “Denman Maroney: Fluxations”;
-        2006, “Rags for Guitar”, solos de guitarra.

Este é o capítulo final da série "Guitarristas"
apostolojazz@uol.com.br

P O D C A S T # 2 4 6

13 fevereiro 2015

CHAMPION JACK DUPREE
FRANKIE TRUMBAUER




OSIE JOHNSON


PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO:

http://www.divshare.com/download/26740771-66d

A ARTE NAS CAPAS DOS LPS

12 fevereiro 2015

Amigos do CJUB.
Inicialmente gostaria de agradecer o convite que me foi feito pelo amigo Major e declarar do meu orgulho em participar deste site. O Jazz, que ouço desde os 12 anos de idade, e a Bossa Nova, sempre me encantaram e me fizeram um apaixonado por eles. Espero conseguir me manter no mesmo nível dos Mestres que por aqui fazem suas postagens.
Dentre as muitas maravilhas que o Jazz me trouxe nestes anos todos, uma delas sempre me encantou muito e foram as capas dos vinis. Alguns gênios da ilustração foram contratados pelas gravadoras para expor suas criações nas capas. Verdadeiras obras-primas foram registradas nas capas dos Lps e marcaram uma época nas edições das gravações e gravadoras, especificamente no gênero dedicado ao Jazz. Um destes gênios da ilustração, e o que é o meu preferido, era o David Stone Martin.
David Stone Martin nasceu em 1913 em Chicago e faleceu em 6 de março de 1992, em New London, Conn., e foi um artista americano muito conhecido por suas ilustrações para os álbuns de Jazz. Ele frequentou aulas noturnas no Instituto de Artes de Chicago. Ele foi influenciado pelo artista e desenhista Ben Shahn. Em 1950 ele produziu cerca de 100 obras para as gravadoras Asch, Mercury, Discs e Disqué. Suas principais criações apareceram nas gravadoras Stinson, Verve, Clef e Down Home, a convite de seu amigo, o produtor Norman Granz. Ele também ilustrou as capas das revistas Downbeat e Time Magazine. 
Deixo com vocês alguns exemplos das obras do David Stone Martin:















NOVO COLABORADOR

11 fevereiro 2015

TEMOS O PRAZER DE APRESENTAR O NOVO COLABORADOR

 CARLOS AUGUSTO TIBAU  


JAZZÓFILO DE LONGA DATA COM MUITA VIVÊNCIA E CONHECIMENTO DO MUNDO

 MARAVILHOSO DO JAZZ E BOSSA NOVA. COM CERTEZA VAI ENRIQUECER NOSSAS

POSTAGENS.



CRÉDITOS DO PODCAST # 245

10 fevereiro 2015

LIDER
EXECUTANTES
TEMAS / AUTORES
GRAVAÇÃO
LOCAL /DATA
ART BLAKEY
Freddie Hubbard (tp), Curtis Fuller (tb), Wayne Shorter (st), Cedar Walton (pi), Reggie Workman (bx) e Art Blakey (bat, ldr)  
CHILDREN OF THE NIGHT
(Wayne Shorter)
Sanremo, Itália, 23/março/ 1963    –
80 Festival Internacional de Jazz.
SKYLARK
(Hoagy Carmichael / Johnny Mercer)
IN THE WEE SMALL HOURS OF THE MORNING
(Bob Hilliard / David Mann)
THAT OLD FEELING
(Lew Brown / Sammy Fain)
I DIDN'T KNOW WHAT TIME IT WAS
(Lorenz Hart / Richard Rodgers)
MOSAIC (Cedar Walton)

G R A M M Y 2 0 1 5

09 fevereiro 2015

Ontem à noite,  foram anunciados em Los Angeles os vencedores dos jazz prêmios Grammy deste ano, na edição nº 57 do presente evento. O anúncio foi precedido por uma apresentação do saxofonista Joe Lovano com Robert Glasper, Nathan East e Billy Hart.

O "Lifetime Achievement" foi do saxofoista e compositor Wayne Shorter,  e um prêmio especial para George Wein, fundador do lendário Newport Jazz Festival, "pai" de todos os festivais, também foram premiados jazz e post rock.
  
Abaixo a lista de vencedores, conforme publicado hoje no site de Inglês, JazzTimes:

BEST IMPROVISED JAZZ SOLO
“Fingerprints”
Chick Corea, soloist
Track from: Trilogy (Chick Corea Trio)
Label: Concord Jazz
BEST JAZZ VOCAL ALBUM
Beautiful Life
Dianne Reeves
Label: Concord Records
BEST JAZZ INSTRUMENTAL ALBUM
Trilogy
Chick Corea Trio
Label: Concord Jazz
BEST LARGE JAZZ ENSEMBLE ALBUM
Life in the Bubble
Gordon Goodwin’s Big Phat Band
Label: Telarc International
BEST LATIN JAZZ ALBUM
The Offense of the Drum
Arturo O’Farrill & the Afro Latin Jazz Orchestra
Label: Motéma
BEST TRADITIONAL POP VOCAL ALBUM
Cheek to Cheek
Tony Bennett & Lady Gaga
Label: Streamline/Columbia/RPM/Interscope
BEST LATIN POP ALBUM
Tangos
Rubén Blades
Label: Sunnyside Records
BEST BOXED OR SPECIAL LIMITED EDITION PACKAGE
The Rise & Fall of Paramount Records, Volume One (1917-27)
Susan Archie, Dean Blackwood & Jack White, art directors (Various Artists)
Label: Third Man Records/Revenant Records
BEST ALBUM NOTES
Offering: Live at Temple University
Ashley Kahn, album notes writer (John Coltrane)
Label: Resonance/Impulse!
BEST MUSIC FILM
20 Feet From Stardom
Darlene Love, Merry Clayton, Lisa Fischer & Judith Hill
Morgan Neville, video director; Gil Friesen & Caitrin Rogers, video producers
Label: Anchor Bay
BEST BLUES ALBUM
Step Back
Johnny Winter
Label: Megaforce Records
BEST TRADITIONAL R&B PERFORMANCE
“Jesus Children”
Robert Glasper Experiment Featuring Lalah Hathaway & Malcolm-Jamal Warner
Track from: Black Radio 2
Label: Blue Note Records

A MAGIA DA BOSSA NOVA - OS TRIOS

06 fevereiro 2015

Nosso amigo e grande jazzófilo CARLOS AUGUSTO TIBAU preparou este foto-vídeo programa, que está sensacional.

Uma coletânea dos maiores e consagrados Trios da Bossa Nova, o  programa é uma homenagem ao movimento que se tornou um marco na Música Popular Brasileira.


P O D C A S T # 2 4 5


ART BLAKEY

PARA BAIXAR O ARQUIVO DE ÁUDIO: 

http://www.divshare.com/download/26737625-8ae

CRÉDITOS DO PODCAST # 244

03 fevereiro 2015


LIDER
EXECUTANTES
TEMAS e AUTORES
GRAVAÇÕES
LOCAL / DATA
FATS NAVARRO & TADD DAMERON
Fats Navarro (tp), Tadd Dameron (pi), Miles Davis (tp), J.J. Johnson (tb), Brew Moore (st), Tadd Dameron (pi), Curly Russell (bx) e Art Blakey (bat) 
52nd STREET THEME
(Thelonious Monk)
Live "Birdland", New York, June 30, 1950
PAUL BLEY
Paul Bley (pi), Percy Heath (bx) e Al Levitt (bat)
New York,  3/ fevereiro/1954
RONNIE SCOTT
Dennis Rose (tp), Johnny Rogers (sa), Ronnie Scott (st, ldr), Tommy Pollard (pi), Lennie Bush (bx) Tony Crombie (bat) e Ginger Johnson (bgo)
Concert "King George's Hall", London, 9/ abril/1949
HUBERT LAWS
Hubert Laws (fl, ldr), David Budway (pi), Rob Mullins (keyboards), John Leftwich (bx) e Ralph Penland (bat)
SHADES OF LIGHT (Hubert Laws) 
Live at “Carnegie Hall” em 2006
KENNY CLARK & FRANCYS BOLAND
Benny Bailey, Idrees Sulieman, Tony Fisher, Dusko Goykovich (tp), Ake Persson, Nat Peck, Eric van Lier (tb), Derek Humble (sa), Johnny Griffin, Ronnie Scott (st), Tony Coe (cl, st), Sahib Shihab (sbar), Francys Boland (pi), Jimmy Woode (bx), Kenny Clare (bat)
THE WILDMAN
 (Kenny Clarke)
Cologne, Alemanha, 27/maio/1969
JIMMY ROWLES
Jimmy Rowles (pi, vcl)
SUNDAY, MONDAY, OR ALWAYS
 (James Van Heusen / Johnny Burke)
New York, 7/abril/1974
TURK MURPHY
Turk Murphy (tb, ldr), Bob Erwig (cnt), Jim Buchmann (cl), Jack Vincken (bj), Chris Daniels (bx), Max Littlejohns (bat) e Peter Appleyard (vib)
ORY's   CREOLE TROMBONE
(Kid Ory)
programa de TV canadense, 1979
FRANK ROSOLINO
Frank Rosolino (tb), Louis van Dyke (pi), Jacques Schols (bx) e John Engels (bat)
I LOVE YOU
(Sarah McLachlan)
Hilversum, Holanda, 30/abril/1975
SEBASTIÃO TAPAJÓS e MAURICIO EINHORN
Sebastião Tapajós (violão), Maurício Einhorn (hca)
ARY, OLHA!
 (Sebastião Tapajós / Mauricio Einhorn)
Do álbum Lua Joá gravado em 1984
JACK MCDUFF
Donald Ashworth (trompa), George Benson, Pat Martino (gt), Billy Byers, Burt Collins (tb),  Tom McIntosh (v-tb), Jerry Kail, Danny Stiles (tp), Red Holloway, Harold Ousley (st), Richard Davis (bx), Joe Dukes, (bat), Jack Mcduff (órgão, ldr) e Benny Golson (arranjo)
CARRY ME HOME (George Jackson)  
New York, 24/dezembro/ 1963
B G
PETE JOLLY (pi), Chuck Berghofer (bx) e Nick Martinis (bat)
DEAR OLD STOCKHOLM
(tradicional / arranjo de Stan Getz)      
North Hollywood & Hollywood, CA., 1993