PROGRAMA ESPECIAL
LIDER |
EXECUTANTES |
TEMAS
e AUTORES |
GRAVAÇÃO LOCAL e DATA |
SHORTY ROGERS |
The Lighthouse All Stars: Shorty Rogers (flh), Conte
Candoli (tp), Bud Shank (sa), Bob Cooper (st), Bill Perkins (sbar), Pete
Jolly (pi), Monty Budwig (bx) e Larance Marable (bat) |
BACK TO THE BASIE-ics (Shorty Rogers) |
North Hollywood, CA, 14/janeiro/1992 |
STAN KENTON |
Buddy Childers, Clyde Reasinger, Conte Candoli, Don
Dennis, Ruben McFall (tp), Bob Burgess, Frank Rosolino, Keith Moon, Bill
Russo (tb), George Roberts (b-tb), Dick Meldonian, Vinnie Dean (sa), Bill
Holman, Lee Elliot (st), Bob Gioga (sbar), Stan Kenton (pi), Sal Salvador
(gt), Don Bagley (bx), Stan Levey (bat) e Gerry Mulligan (arranjo) |
DYNAHFLOW (Stan Kenton / Art Pepper) |
Lake
Compounce, Connecticut, 13/julho/1952 |
BARNEY KESSEL |
Barney Kessel (gt), Jerry Scheff (bx) e Frank Capp
(bat) |
JUST IN TIME (Betty Comden / Adolph Green) |
Live at P.J's Club, West
Hollywood, Los Angeles, junho/1965 |
SHELLY MANNE |
Conte Candoli (tp), Richie Kamuca (st), Russ Freeman
(pi) Chuck Berghofer (bx) e Shelly Manne (bat) |
SOFTLY, AS IN A MORNING SUNRISE (Oscar Hammerstein II / Sigmund
Romberg) |
Live at The
Manne-Hole, Hollywood, Los Angeles, 3março/1961 |
FRANK
ROSOLINO & CONTE CANDOLI |
Frank Rosolino (tb), Conte Candoli (tp), Rob Pronk
(pi), Isla Eckinger (bx) e Todd Canedy (bat) |
YESTERDAYS (Otto Harbach / Jerome Kern) |
Live at Domicile, Munich, Alemanha, 10/maio/1975 |
RICHIE
KAMUCA |
Ed Leddy (tp), Richie Kamuca (st), Vince Guaraldi
(pi), Monty Budwig (bx) e Stan Levey (bat) |
BLUE JAZZ (Richie Kamuca) |
Los Angeles, 27/maio/1957 |
HOWARD
RUMSEY |
Lighthouse All Stars: Pete Candoli, Ed Leddy, Al Porcino, Stu Williamson,
George Werth (tp), Milt Bernhart, Harry Betts, Hoyt Bohannon, Frank Rosolino
(tb), Marshall Cram (b-tb), Red Callender (tu), Bob Cooper (st), Larry Bunker
(vib), Victor Feldman (pi) e Howard Rumsey (bx) e Stan Levey (bat) |
COOP SALUTES THE CO-OP (Bob Cooper) |
Concert at
University of Los Angeles, 28/outubro/1957 |
ART
PEPPER |
Jack Sheldon (tp), Art Pepper (sa), Russ Freeman
(pi), Leroy Vinnegar (bx) e Shelly Manne (bat) |
BROADWAY (Billy Bird / Teddy McRae / Henri Woode) |
Hollywood, CA, 6/agosto/1956 |
BOB ENEVOLDSEN |
Bob Enevoldsen (st, v-tb), Marty Paich (pi), Red
Mitchell (bx) e Don Heath (bat) |
BLUES AND RHYTHM (Bob Enevoldsen) |
Los Angeles, 8/agosto/1955 |
GERRY MULLIGAN |
Gerry Mulligan (sbar), Bob Brookmeyer (v-tb), Red
Mitchell (bx) e Frank Isola (bat) |
FIVE BROTHERS (Gerry Mulligan) |
Concert at Salle Pleyel, Paris, 1/junho/1954 |
CHET BAKER |
Chet Baker (tp), Raymond Fol (pi), Benoit Quersin
(bx) e Jean-Louis Viale (bat) |
ONCE IN A WHILE (Michael Edwards / Bud Green) |
Paris, 28/novembro/1955 |
BILL HOLMAN |
Conte Candoli, Al Porcino, Ray Linn (tp), Stu
Williamson (v-tb), Harry Betts, Ray Sims, Bob Fitzpatrick (tb), Herb Geller,
Charlie Mariano (sa), Bill Holman, Richie Kamuca, Charlie Kennedy (st), Steve
Perlow (sbar), Lou Levy (pi), Max Bennett (bx), Mel Lewis (bat) e Bill Holman
(arranjo) |
BIG STREET (Bill Holman) |
Los Angeles, 29/abril/1957 |
4 comentários:
Major:
Perguntei ao ChatGPT: "De onde saiu o nome "coop salutes the co-op", música do Bob Cooper?". E a resposta é um primor de nonsense:
"... A música "Coop Salutes the Co-op" foi composta pelo saxofonista norte-americano Bob Cooper. O título da peça é uma homenagem ao movimento cooperativista e às cooperativas de consumo. Bob Cooper, conhecido por seu apreço pelo jazz e pela cultura brasileira, criou essa composição para celebrar os princípios de união e solidariedade presentes no cooperativismo...."
Já o DeepSeek me respondeu:
"...A música "Coop Salutes the Co-op" do trombonista e saxofonista Bob Cooper tem um título que parece ser um jogo de palavras inteligente, misturando seu apelido ("Coop") com uma referência ao Co-op, possivelmente um local ou conceito musical da época.
Possíveis origens do nome:
Referência ao "Co-op" como um clube ou cooperativa musical
Na cena do jazz dos anos 1950, especialmente no West Coast jazz, havia espaços e coletivos onde músicos se reuniam para jam sessions.
Um local famoso em Los Angeles era o "The Co-op" (The Cooperative Jazz Club), que pode ter sido homenageado na música.
Se Bob Cooper tocava lá ou admirava o ambiente, o título seria um "salute" (saudação) ao lugar.
Brincadeira com o próprio nome ("Coop") + "Co-op" (cooperativa)
"Coop" era seu apelido, e ele pode ter criado um trocadilho com "cooperative" (coop = cooperativa, algo colaborativo no jazz).
A música poderia ser uma celebração do espírito colaborativo do jazz da Costa Oeste.
Homenagem a um grupo ou projeto chamado "Co-op"
Algumas bandas ou formações de estúdio usavam "Co-op" no nome (como "The Co-op Quartet" ou projetos similares).
Se Cooper fez parte de algo assim, o título seria uma dedicatória.
Contexto da música:
Bob Cooper era um músico ativo na cena de Los Angeles, ligado a nomes como Shelly Manne, Stan Kenton e Shorty Rogers.
Se "The Co-op" era um clube ou um grupo de músicos, é plausível que ele tenha composto essa música como uma homenagem descontraída.
Infelizmente, não há registros definitivos sobre a origem exata do nome, mas a explicação mais provável é que seja uma referência a um espaço ou coletivo musical da época, combinado com o apelido de Cooper.
Se você descobrir mais detalhes sobre um clube chamado "The Co-op" nos anos 1950 em LA, essa pode ser a peça que falta no quebra-cabeça! ..."
Essa explicação me pareceu mais sensata!!!
Grande abraço.
Takechi
Maravilha Takechi, quando postei a música achei extranho o nome, (que aliás não é novidade como existem títulos exdrúxulos!) não dei muita importância. Sua explicação perfeita, valeu sua curiosidade. Abração
Mais um grande programa, acompanhado dessa vez por uma aula do Takeshi!
Maravilha Major uma delícia ouvir estes magníficos grupos da WC selecionados pelo mestre.
Carlos LIma
Postar um comentário