Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels)*in memoriam*,, Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

NOTÁVEL LEWIS NASH

29 julho 2024


 LEWIS NASH (nascido em 30 de dezembro de 1958) é um baterista de jazz americano. De acordo com a revista Modern Drummer, Nash tem uma das discografias mais longas do jazz e já tocou em mais de 400 discos,

Nascido em Phoenix, Arizona, Lewis desenvolveu desde cedo um interesse pela música e começou a tocar bateria aos 10 anos. Aos 18, ele já se apresentava com grupos de jazz locais. Aos 21 anos, Nash havia se tornado o baterista de jazz de “primeira linha” em Phoenix, trabalhando com Sonny Stitt, Art Pepper, Red Garland, Lee Konitz, Barney Kessell e Slide Hampton durante seus compromissos na cidade.

Em 1981, Nash mudou-se para Nova York e se juntou ao trio da grande vocalista de jazz Betty Carter,por quase quatro anos, excursionou internacionalmente com a Sra. Carter. Ele aparece em três de suas gravações, incluindo a vencedora do Grammy “Look What I Got”.

O baixista de renome mundial Ron Carter contratou Nash em 1984. Como membro do nonet, quinteto e quarteto de Carter, Nash fez extensas turnês e participou de várias gravações do baixista. No outono de 1986, o saxofonista Branford Marsalis convidou Lewis para se juntar ao seu quarteto. Essa associação ativa durou dois anos e em vários continentes, e está documentada na gravação “Random Abstract” de Marsalis, indicada ao Grammy, bem como em dois vídeos: Royal Garden Blues (dirigido por Spike Lee) e “Branford Marsalis - Steep”.

1989 foi um ano ainda mais movimentado para Lewis, em turnê com o lendário saxofonista Sonny Rollins. Ele também se apresentou com Stan Getz, Art Farmer, Clark Terry e Milt Jackson. De 1990 a 2000, Lewis foi membro do Tommy Flanagan Trio e participou de sete gravações de CD com o falecido mestre do piano. Durante este período, Nash também excursionou e gravou com a Carnegie Hall Jazz Band e a Lincoln Center Jazz Orchestra.

Demonstrando sua diversidade estilística, Nash também participa de gravações de Natalie Cole, Bette Midler, Nancy Wilson, Kenny Rankin, Melissa Manchester e George Michael.

Lewis tornou-se um educador de jazz muito procurado. Suas palestras e workshops são tão requisitados quanto seu trabalho em estúdio. Apesar da sua profunda experiência tocando com músicos de bebop e hardbop, sua bateria tem uma versatilidade flexível e engenhosa e também se sente em casa tocando funk, jazz latino, ritmos livres e mais tradicionais. Em quase quatro décadas de carreira musical, tornou-se um dos melhores e mais admirados bateristas da atualidade.

 

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente notável, pude assistí-lo em um finado Free Jazz. Uma técnica e bom gosto impressionantes.
Carlos Lima

Mau Nah disse...

Ao lado do Tony Williams e do Al Foster, um dos meus prediletos dentro dessa arte, Mestre. Hoje o Rafael Barata me parece seguir essa trilha, fazendo muito mais ritmo do que barulho. Embora às vezes eu sinta umas pontadas de saudade do Philly Joe e do DeJohnette, rsss.

MARIO JORGE JACQUES disse...

Com certeza magníficos bateristas, mas acho que o Tony pega um pouco forte, mas não deixa de ser ótimo.