Mauro Nahoum (Mau Nah), José Sá Filho (Sazz), Arlindo Coutinho (Mestre Goltinho); David Benechis (Mestre Bené-X), José Domingos Raffaelli (Mestre Raf) *in memoriam*, Marcelo Carvalho (Marcelón), Marcelo Siqueira (Marcelink), Luciana Pegorer (PegLu), Mario Vieira (Manim), Luiz Carlos Antunes (Mestre Llulla) *in memoriam*, Ivan Monteiro (Mestre I-Vans), Mario Jorge Jacques (Mestre MaJor), Gustavo Cunha (Guzz), José Flavio Garcia (JoFla), Alberto Kessel (BKessel), Gilberto Brasil (BraGil), Reinaldo Figueiredo (Raynaldo), Claudia Fialho (LaClaudia), Pedro Wahmann (PWham), Nelson Reis (Nels), Pedro Cardoso (o Apóstolo), Carlos Augusto Tibau (Tibau), Flavio Raffaelli (Flavim), Luiz Fernando Senna (Senna) *in memoriam*, Cris Senna (Cris), Jorge Noronha (JN), Sérgio Tavares de Castro (Blue Serge) e Geraldo Guimarães (Gerry).

GRAVAÇÕES HISTÓRICAS DE HOWARD MCGHEE

27 março 2024


HOWARD MCGHEE foi um dos primeiros trompetistas admirados ao final da década de 1940, mas pode-se dizer que, ao longo do tempo, foi esquecido por muitos.

Hoje queremos lembrar que o selo Uptown tem um CD no mercado de gravações interpretadas por McGhee entre 1945 e 1947, quando o trompetista estava tocando bebop na Costa Leste dos Estados Unidos.

Em 1947 ganhou o primeiro lugar na escolha da crítica da revista Down Beat. Ele tocou com muitos dos grandes nomes da época, incluindo Charlie Parker, Lionel Hampton, Count Basie e Charlie Barnet. Gravou 12 álbuns como líder.

Howard McGhee foi um dos pioneiros do movimento bebop. em Nova York. Em 1945, tendo acabado de se mudar para Los Angeles tocou na Central Avenue e no Hollywood Boulevard, dois dos lugares onde situam-se as gravações contidas neste álbum. Entre os músicos participantes Hampton Hawes, Teddy Edwards e Sonny Chris, figuras importantes da época.

McGhee foi um dos grandes nomes do bebop. Não tão virtuoso quanto Dizzy Gillespie (ninguém era naqueles anos), possuía uma técnica e estilo próximo ao de Fats Navarro. Podia improvisar com facilidade nos registros superiores do trompete e contornava os acordes complexos das harmonias do novo estilo.

As faixas incluídas são: Night Mist; A Night in Tunisia; Rockin' Chair; Dark Eyes; Don't Blame Me; Howard's Blues; Killin' Jive(Nagasaki); The Man I Love; Mop Mop; Intersection; Stardust; Lifestream; Night Mist; Hoggin; Sweet Potato; Blues a la King; Ornithology; Body and Soul; The Man I love.

Os músicos: Howard McGhee (tp), Teddy Edwards (st,cl), J.D.King (st), Sonny Criss(sa), Vernon Biddle, Hampton Hawes (pi), Bob Kesterson, Addison Agricultor (bx) e Roy Porter (bat).

O CD vem com um livreto cheio de informações e fotografias em preto e branco. Seu som foi restaurado e consideravelmente melhorado pelo engenheiro Andreas Meyer.


Nenhum comentário: